Buscar

Tecnologia de Soldagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tecnologia de Soldagem 
Professor:  ANGEL RAFAEL ARCE CHILQUE
Alunos : Iasmin Larissa
 Lídia Fernanda
 Samya Ribeiro 
Elaboração de especificações procedimento de soldagem (EPS) de aço A36-Norma AWSD1.1
A Especificação de Procedimento de Soldagem (EPS) 
É um documento no qual os valores permitidos de diversas variáveis do processo estão registrados para serem adotados, pelo soldador ou operador de soldagem, durante a fabricação de uma dada junta soldada.
Todas as EPS devem:
Ser numeradas e indicar a norma que as suporta; devem também indicar o nº. do RQPS que foi utilizado para qualificá-las. 
Devem indicar o processo de soldagem utilizado, sendo que podem utilizar mais que um processo, ex. soldagem feita com TIG no passe de raiz e com ER nos passes de enchimento e acabamento. 
Deve indicar quais materiais podem ser soldados.
Deve indicar o tipo de junta a ser soldado e as tolerâncias dimensionais de preparação;
ASTM A 36
A ASTM A36 é uma norma de propriedade mecânica, onde os seus produtos visam fins estruturais, ela estipula os Limites de Escoamento (Fase Elástica), Limite de Resistência (Fase Plástica) e Alongamento % (O quanto o produto alongou).
 Esta especificação abrange formas de aço carbono, chapas, e barras de qualidade estrutural para uso em rebitadas, aparafusadas ou construções soldadas de pontes e edifícios e, em geral , estruturais.
Aplicação da norma AWSD1.1
A norma AWS D1.1 é um código que estabelece os requisitos aplicáveis a estruturas de aço. Esta apresenta os requisitos gerais e específicos referentes ao projeto, a fabricação e a inspeção de estruturas metálicas, como: 
Qualificação de procedimentos de soldagem; 
Qualificação de soldadores e operadores; 
Qualificação de ponteadores; 
Tratamento térmico; e 
Ensaios não destrutivos.
Esta norma permite a utilização, para determinadas especificações de aços largamente utilizados na construção de estruturas, de procedimentos de soldagem pré-qualificadas, quando tais estruturas são projetadas para certos tipos de juntas, cujo detalhes são fornecidos nestes código sem a necessidade de qualificação de procedimento.
Código de soldagem estrutural – Aço
Esse código AWS D1.1/D1.1M contém os requisitos para fabricar e erigir estruturas de aço soldadas. Quando esse código é estipulado em documentos de contrato, deve ser requisitada conformidade com todas as provisões do código, exceto por aquelas provisões que o engenheiro ou documentos de contrato especificamente modifiquem ou isentem. As cláusulas 1 a 8 constituem um corpo de regras para a regulamentação de solda nas construções com aço. Neste código existem nove anexos normativos e 12 informativos. Os comentários sobre o código estão inclusos neste documento.
A seguir está um resumo das cláusulas do código:
1. Requisitos Gerais. Essa cláusula contém informações básicas sobre o âmbito e limitações do código, definições chave e principais responsabilidades das partes envolvidas com fabricação de aço.
2. Projeto de Conexões Soldadas. Essa cláusula contém requisitos para projeto de conexões soldadas compostas de produtos membros de forma tubular e não tubular. 
3. Pré-qualificação. Essa cláusula contém os requisitos para isentar uma WPS (Welding Procedure Specification – Especificação de Procedimento de Soldagem) dos requisitos de qualificação de WPS deste código.
4. Qualificação. Essa cláusula contém os requisitos para qualificação WPS e os testes de qualificação requeridos que devem ser passados a toda a equipe de soldagem (soldadores, operadores de soldagem e soldadores de solda provisória) para realizar soldagens de acordo com este código. 
5. Fabricação. Essa cláusula contém requisitos gerais de fabricação e ereção aplicáveis a estruturas de aço soldadas governadas por este código, inclusive os requisitos para metais base, consumíveis de soldagem, técnica de soldagem, detalhes de solda, preparação e montagem de material, mão de obra, reparo de solda, e outros requisitos.
6. Inspeção. Essa cláusula contém critérios para a qualificação e responsabilidades de inspetores, critérios de aceitação para soldas de produção, e procedimentos padrão para realizar inspeção visual e NDT (ensaio não destrutivo).
7. Soldagem de Pinos. Essa cláusula contém os requisitos para a soldagem de pinos em aço estrutural.
8. Reforço e Reparo de Estruturas Existentes. Essa cláusula contém informações básicas pertinentes à modificação de solda ou reparo de estruturas de aço existentes.
1.2 Limitações - Este código foi especificamente desenvolvido para estruturas de aço soldadas que utilizam aço carbono ou de baixa liga que são 1/8 in [3 mm] ou mais espessos, com um limite de escoamento específico mínimo de 100 ksi [690 MPa] ou menos. O código pode ser conveniente para gerenciar as fabricações estruturais fora do âmbito do objetivo pretendido. No entanto, o engenheiro deve avaliar tal conveniência, e baseado em tais avaliações, incorporar a documentos de contrato quaisquer alterações necessárias aos requisitos do código para tratar dos requisitos específicos da aplicação que está fora do âmbito do código. O Comitê de Soldagem Estrutural encoraja o engenheiro a considerar a sua aplicabilidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes