Buscar

Questões dissertativas - Direito do Trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questões Dissertativas
1. Antonio foi contratado pela empresa INFOSEGUE Segurança Patrimonial para trabalhar na empresa MM. Comércio de Alimentos Ltda. Nessas condições exercia a função de segurança no período noturno. Foi contratado em 28/01/2011. Todo o processo seletivo se deu nas dependências da empresa MM. No momento da assinatura do contrato Antonio teve sua CTPS devidamente registrada pela INFOSEGUE. Durante o pacto laboral Antonio não poderia utilizar do refeitório da empresa e todas as ordens eram emanadas de sua empregadora. Nessas condições responda de forma fundamentada: a) qual é o tipo de contrato de trabalho de Antonio?; b) qual será a responsabilidade de cada empresa nesse pacto laboral? 
2. Adriana foi contrata para laborar com diarista por Joana para trabalhar em sua residência às segundas, quartas e sextas-feiras, recebendo o valor de R$ 789,00 (setecentos e oitenta e nove reais), que eram pagos mensalmente, POR OPÇÃO DA DIARISTA. Joana desenvolvia atividade econômica produzindo doces caseiros e fornecendo para um restaurante. Adriana participava da confecção dos referidos quitutes e recebia um adicional de R$ 200,00 (duzentos reais). Nessas condições analise e responda indicando os fundamentos legais e jurídicos: a) qual é o tipo de contrato de trabalho?; b) Joana modificar o contrato de trabalho retirando o adicional pago?; c) quais são os direitos de Adriana referente a esse contrato de trabalho? 
Maria Júlia foi contratada como estagiária de direito em uma empresa pública federal, que explora atividade bancária. Sua tarefa consistia em permanecer parte do tempo em um caixa para receber pagamento de contas de água, luz e telefone e, na outra parte, no auxílio de pessoas com dificuldade no uso dos caixas eletrônicos. Com base na hipótese analise o tipo de contrato de Maria Júlia e se poderá pleitear o vínculo junto à empresa pública federal. Justifique sua resposta. 
3. A empresa Infohoje Ltda. firmou contrato com Paulo, pelo qual ele prestaria consultoria e suporte de serviços técnicos de informática a clientes da empresa. Para tanto, Paulo receberia 20% do valor de cada atendimento, sendo certo que trabalharia em sua própria residência, realizando os contatos e trabalhos por via remota ou telefônica. Paulo deveria estar conectado durante o horário comercial de segunda a sexta-feira, sendo exigida sua assinatura digital pessoa e instransferível para cada trabalho, bem como exclusividade na área informática. Analisando a situação hipotética responda qual o tipo de contrato de trabalho que Paulo tem com a Infohoje. Justifique a sua resposta.
4. Joana foi contratada para trabalhar de segunda a sábado na residência do Sr. Demétrius, de 70 anos, como sua acompanhante, recebendo salário mensal. Ao exato término do terceiro mês de prestação de serviços, o Sr. Demétrius descobre que a Sra. Joana está grávida, rescindindo a prestação de serviços. Joana, inconformada, ajuíza ação trabalhista para que lhe seja reconhecida a condição de empregada. Na contratação, Joana não possuía horário fixo, devendo estar à disposição do Sr. Demétrius no momento em que ele solicitasse. Responda se Joana possui vínculo empregatício com o Sr. Demétrius e qual o tipo de vínculo, caso exista. Justifique sua resposta. (2,0)
5. Motorista que trabalha em uma empresa cuja a atividade seja preponderantemente rural, é enquadrado como trabalhador? Justifique sua resposta 
6. João, vendedor, foi contratado pela empresa CIMES Prestadora de Serviços Gerais Ltda., para trabalhar na loja MM Lojas de Produtos Alimentícios Ltda. no período de Natal e Ano Novo. O contrato de João previa que laboraria na loja de segunda a sexta-feira no horário das 8h00min às 17h00min com uma hora de intervalo para refeição e descanso, na função de vendedor e no período de 3 meses. Estamos diante de qual tipo de relação de trabalho? Explique essa modalidade.
7. Jerônimo trabalha na Metalúrgica Pereira como soldador, com a seguinte jornada: de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h, com quatro intervalos diários de quinze minutos, destinados à alimentação (das 9h45min às 10h, das 11h45min às 12h, das 14h45min às 15h e das 16h30min às 16h45min). Na hipótese em questão, de acordo com o entendimento sumulado do TST, analise essa jornada e sua legalidade. Justifique sua resposta. 
8. Jefferson é balconista numa loja e, por determinação do empregador e necessidade do serviço precisou trabalhar 8 horas em um domingo. Agora Jefferson fará, na mesma semana, a compensação dessas horas. Sobre essa situação analise o tipo de compensação de horas de Jefferson, indicando qual seria o prazo máximo para essa compensação. 
9. Determinada empresa encontra-se instalada em local de difícil acesso e não servida por transporte público regular. Em razão disso, fornece condução para o deslocamento dos seus empregados da residência ao trabalho e vice-versa, mas cobra deles 50% do valor do custo do transporte. Analisando a situação hipotética responda sobre o horário de deslocamento dos referidos empregados. 
10. João da Silva, empregado da empresa Alfa Ltda., exerce suas atribuições funcionais em dois turnos de trabalho alternados de oito horas cada, que compreendem o horário diurno e o noturno. Considerando que a atividade de seu empregador não se desenvolve de forma ininterrupta e que não existe norma coletiva disciplinando a jornada de trabalho. Analise a jornada de João da Silva respondendo: a) qual é o tipo de jornada do empregado? (0,5); b) João de Silva tem direito à perceber hora extraordinária? Justifique sua resposta (1,5)
11. João, motorista da Empresa de Ônibus Expresso Ltda., trabalhava na linha que ligava dois municípios, em um mesmo estado, distantes 400 km um do outro. Findo o contrato de trabalho sem justa causa, João ingressou com reclamação trabalhista contra a empresa pleiteando o pagamento de horas extras. A empresa juntou aos autos os relatórios diários emitidos pelo tacógrafo do ônibus, afirmando que tais relatórios comprovavam que João não laborava em jornada extraordinária. Considerando a situação hipotética responda se João terá direito ao percebimento das horas extraordinárias, lembrando que o referido funcionário não assinava ponto. Justifique sua resposta. 
12. Lima, empregado do banco Alto Investimento S/A, iniciou a carreira como contínuo. Em razão da brilhante carreira que realizou, foi, recentemente, eleito diretor-presidente da instituição. Diante do exposto, responda aos itens a seguir.A)       Qual o efeito jurídico da eleição no contrato de trabalho de Lima? Fundamente. B)        Analise os efeitos da eleição na jornada de trabalho intensa que Lima passará a cumprir. Fundamente.
13. Gabriela trabalha na sociedade empresária “K” com a seguinte jornada: de 2ª a 6ª feira das 8h00min às 17h48min, com intervalo de uma hora para refeição, com folga aos sábados e domingos. Não há qualquer previsão de jornada diferenciada na convenção coletiva da categoria, tampouco em acordo coletivo, mas na admissão Gabriela assinou documento pelo qual concordava em exceder em 48 minutos a jornada de 2ª a 6ª feira para não trabalhar aos sábados. De acordo com o entendimento consolidado do TST, responda aos itens a seguir. A)       A jornada exigida pelo empregador é válida? Gabriela teria direito ao pagamento de horas extras pelo excesso da jornada diária? B)        Se na mesma situação retratada não houvesse documento assinado por Gabriela, qual seria a solução jurídica para eventual pedido de horas extras? 
14. Gustavo é gerente geral de uma agência bancária e Paula é chefe de tesouraria na mesma agência. Gustavo chefia todos os gerentes da agência e Paula comanda uma equipe de oito pessoas que lhe dá apoio nas atividades diárias. Ambos recebem gratificação de função correspondente a 100% do salário auferido, cumprem jornada de 2ª a 6ª feira das 9h00min às 20h00min e, genuinamente, exercem funções de relevância na agência bancária. Ao serem dispensados, ambos ajuízam reclamação plúrima, postulando o pagamento de horas
extras. Em defesa, o banco se insurge em preliminar contra o litisconsórcio ativo e, no mérito, nega o direito às horas extras. Na instrução, os autores conduzem três testemunhas que comprovam a jornada dita na inicial, e o banco não conduz testemunhas nem junta controle de ponto. Diante da situação retratada, considerando a CLT e o entendimento consolidado do TST, responda aos itens a seguir. A) Analise os requisitos para a reclamação plúrima e se ela poderia acontecer no caso apresentado. B) Analise se Gustavo, diante do panorama processual, pode receber horas extras, justificando em qualquer hipótese. 
15. Lucas ajuizou reclamação trabalhista contra sua ex-empregadora, uma empresa de terceirização, e contra o ente público tomador dos serviços. No rol de pedidos, o autor deseja o pagamento de verbas da extinção contratual e indenização por dano moral, pois era humilhado pelo seu supervisor, além da condenação subsidiária do ente público por culpa in vigilando (Súmula 331, V, do TST). Em sua contestação, o ente público sustenta que, caso venha a ser condenado, devem ser observados os juros menores previstos na Lei nº 9.494/97, além de não poder ser responsabilizado pela eventual condenação por dano moral, sequer de forma subsidiária, pois não feriu qualquer direito de personalidade do autor. Considerando a situação retratada, e de acordo com a jurisprudência consolidada do TST, responda aos itens a seguir. A)  A tese do ente público, quanto à condenação em juros menores, deve ser acolhida? Justifique. B)  A tese do ente público de isenção quanto à responsabilidade pelo eventual deferimento de indenização por dano moral deve ser acolhida? Justifique.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais