Buscar

Estratégia de negociação Camila (1)

Prévia do material em texto

Nome: Camila Martins de Almeida
Matéria: Estratégias de negociação e decisão.
Abaixo explicitarei uma recente negociação que ocorreu comigo:
 A recente negociação se deu em minha saída do estágio. Fiquei na empresa por cinco meses, porém há uns meses já estava pensando em sair por alguns motivos: Não cumprimento do horário de estágio que estava designado no contrato, que eram de seis horas, na prática todos os dias eu só podia sair depois de completar oito horas diárias, desta forma muitas das vezes chegava atrasada nas aulas da faculdade, o que atrapalhava meu desempenho. Não havia perspectiva de crescimento devido ao tamanho da empresa que era de pequeno porte, não havia flexibilidade no horário por parte da empresa em época de provas. E o principal motivo a falta de tempo para escrever minha monografia e conciliar com as atuais cinco matérias que curso no último período.
 Desde o inicio imaginei que a negociação da minha saída seria complicada, devido ao grande fluxo de trabalho e por sermos três pessoas responsáveis pela área financeira, onde uma saindo o trabalho acumula ainda mais para as outras.
 Analisando como iria informar que sairia do estágio eu tinha duas opções: avisar um dia antes que iria sair desta forma não haveria como tentarem negociar minha saída, não teria questionamentos, porém ficaria uma situação delicada para as pessoas que trabalhavam em conjunto comigo. A outra opção que eu tinha era a de avisar umas semanas antes para haver programação por parte da empresa e foi o que eu fiz.
 Desta forma procurei fazer uma abordagem integrativa na negociação. Tínhamos como “problema” a minha saída o que deixaria a área que já é sobrecarregada sem menos uma pessoa e junto com isso a questão de recrutar alguém o mais rápido possível para desenvolver o trabalho.
 Uma dificuldade na negociação foi o fato de sermos três pessoas na área e uma delas teve as férias canceladas anteriormente em cima da hora e modificaram para suas férias começarem no dia que eu estaria saindo. Acredito que esse foi o grande impasse da negociação, pois queriam que eu esperasse a pessoa retornar de férias, ou seja, eu sairia três semanas após o que já havia programado, devido ao prazo para entrega de trabalhos e grande parte da monografia essas três semanas a mais do acordado me atrapalhariam desta forma nesse aspecto não pude ceder.
 Uma estratégia que usei na negociação foi dizer que sairia uma semana antes do que eu realmente havia programado, pois assim negociariam mais dias chegando ao dia que realmente já havia agendado, dando tempo de adiantar as atividades, mas obedecendo ao meu prazo para ficar.
 Acredito que a negociação ocorrida tem características integrativas, de acordo com alguns pontos que caracterizam esse tipo de negociação:
Foi planejada uma estratégia concreta- Fui clara no que era importante para mim, mas também ouvi a outra parte e suas necessidades.
Nas conversas tentávamos criar opções para ganho mútuo
Foi disponibilizado algumas variedades de possibilidades antes de se decidir o que fazer.
Levei em consideração os pontos intangíveis, comunicando-me cuidadosamente. Em minha negociação procurei focar que minha decisão estava sendo tomada devido aos meus estudos e não sendo levado em conta o fato de a empresa estar fora da lei e isso me desagradar.
Procurei usar minha habilidade de ouvinte para entender o outro lado e suas questões.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes