Buscar

Processo de Conversão de Conhecimento

Prévia do material em texto

1.
		Complete a frase escolhendo o nome do modo de conversão entre tácito e explícito:
I) ____________: Processo de interação entre conhecimentos explícitos para geração de novos conhecimentos. É a sistematização de conceitos por meio da combinação de conjuntos diferentes de conhecimentos explícitos. Os indivíduos trocam e combinam conhecimentos através de meios como documentos, reuniões, conversas ao telefone ou redes de comunicação computadorizadas.
II) ____________: Transformação ou articulação do conhecimento tácito em explícito, com migração do cérebro humano para documentos e mídias diversas, por meio de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.
III) ____________: Processo de compartilhamento de experiências, permitindo a interação entre conhecimentos tácitos. Dessa forma, o conhecimento pode ser adquirido de outra pessoa através da observação, imitação ou prática, mesmo sem usar alguma linguagem.
IV) ____________: Processo inverso ao da externalização, de migração do conhecimento explícito para o cérebro humano, através de diversas metodologias e atividades de aprendizagem. É a incorporação do conhecimento explícito ao conhecimento tácito e está intimamente relacionada ao 'aprender fazendo'. 
	
	
	
	
	Externalização - Socialização - Internalização - Combinação
	
	
	Socialização - Externalização - Internalização - Combinação
	
	
	Internalização - Combinação - Socialização - Externalização
	
	
	Socialização - Externalização - Combinação - Internalização
	
	 
	Combinação - Externalização - Socialização - Internalização
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		De acordo com o que foi visto, o conhecimento é o saber, a instrução e a informação, formando assim uma estrutura que pode ter vários significados. Podemos dividir o conhecimento em vários tipos, mas os que nos remetem ao assunto são o conhecimento tácito e o explícito, e cada um tem seu conceito baseado em uma vertente do conhecimento. Assinale a única alternativa que contém estes conceitos:
	
	
	
	 
	O conhecimento explícito é o tipo de conhecimento que pode ser transmitido de forma relativamente fácil de maneira formal entre os indivíduos. O conhecimento tácito é muito mais difícil de ser articulado e transmitido, pois envolve fatores pessoais.
	
	
	O conhecimento explícito é construído pelas nossas crenças, percepções, ideias, valores, emoções e modelos mentais. O conhecimento tácito é construído pela pesquisa, leitura e busca do conhecimento.
	
	
	O conhecimento explícito comporta todos os saberes da humanidade, é nele que são baseados todos os conhecimentos. O conhecimento tácito é aquele conhecimento que trazemos desde nossa infância.
	
	
	O conhecimento explícito é o tipo de conhecimento mais difícil de ser articulado e transmitido, pois envolve fatores pessoais. O conhecimento tácito é o tipo de conhecimento que pode ser transmitido de forma relativamente fácil de maneira formal entre os indivíduos.
	
	
	O conhecimento explícito é o tipo de conhecimento não que pode ser transmitido de forma relativamente fácil de maneira formal entre os indivíduos. O conhecimento tácito é muito mais difícil de ser articulado e transmitido, pois envolve fatores pessoais.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		A empresa XYZ- LTDA enfrentou uma grave crise financeira devido a grande perda de clientes. De um lado, os clientes não se interessavam mais pelo produto da empresa e de outro lado, a empresa estava ultrapassada, com tecnologia antiquada, cheia de concorrentes que possuíam um pessoal mais qualificado e com tecnologia de ponta. Os gestores da XYZ-LTDA refletiram sobre o que estava acontecendo e começaram a planejar sua volta ao crescimento. A situação retratada representa:
	
	
	
	
	Flutuação e redundância, com a repetição de uma situação ruim
	
	
	Intenção e caos destrutivo
	
	
	Flutuação e intenção destrutiva
	
	
	Flutuação e caos destrutivo
	
	 
	Flutuação e caos criativo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Segundo Nonaka & Takeuchi, qual a importância da formação de um arquétipo em um processo de criação do conhecimento organizacional?
	
	
	
	
	Com o novo modelo, pode-se gerar o novo arquétipo.
	
	
	Um novo protótipo foi gerado.
	
	 
	É iniciado um novo ciclo de criação que se expande horizontal e verticalmente na organização.
	
	
	O ciclo de criação é aberto e restrito, por isso o caos nunca se instaura.
	
	
	O ciclo de criação é fechado, sendo instaurado o caos.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		No processo de criação do conhecimento a organização tem a função de fornecer o contexto apropriado para facilitar as atividades em grupo e também o acúmulo de conhecimento no âmbito individual. Quais as condições que promovem a criação da espiral do conhecimento ?
	
	
	
	
	intenção, dedicação e difusão interativa do conhecimento
	
	
	intenção, autonomia, caos criativo, variedade de requisitos e compartilhamento do dos ativos intangíveis
	
	 
	intenção, autonomia, flutuação, caos criativo, redundância e variedade de requisitos
	
	 
	intenção, autonomia, flutuação, redundância de ordens por parte do gestor e variedade de requisitos
	
	
	intenção, dedicação, difusão interativa, caos criativo e redundância de requisitos
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Uma empresa ou organização, para desenvolvimento do processo de criação do conhecimento, precisa estabelecer condições básicas para desenvolvimento da espiral.
Analise as sentenças abaixo sobre as dimensões do conhecimento e, em seguida, assinale a única alternativa correta:
I) A dimensão ontológica está fundamentada no ser e na construção do conhecimento pelo indivíduo.
II) A dimensão epistemológica é formada pela espiral do conhecimento, que representa a dinâmica do processo de criação do conhecimento.
III) A dimensão temporal está fundamentada no conhecimento, na distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. 
	
	
	
	
	Apenas os itens I e III estão corretos.
	
	
	Apenas o item III está correto.
	
	
	Apenas os itens II e III estão corretos.
	
	 
	Apenas o item I está correto.
	
	
	Apenas o item II está correto.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		"Gestão do Conhecimento significa organizar as principais políticas, processos e ferramentas gerenciais e tecnológicos à luz de uma melhor compreensão dos processos de geração, identificação, validação, disseminação, compartilhamento, proteção e uso dos conhecimentos estratégicos para gerar resultados (econômicos) para a empresa e benefícios para os colaboradores internos e externos (stakeholders)." (TERRA, 2005, p. 8). Selecione a opção incorreta.
	
	
	
	
	O processo de gerenciamento do conhecimento consiste em um ciclo de geração, codificação e coordenação e disseminação do conhecimento.
	
	 
	A disseminação da informação é uma ação global organizacional: todo o conhecimento deve ser transmitido para toda a organização independentemente da absorção de cada um.
	
	
	A disseminação do conhecimento consiste na prática da transferência do conhecimento, podendo ser pela contratação de pessoas, pelas conversas informais e não programadas, ou por reuniões e ações estruturadas que possibilitam a mobilidade do conhecimento pela organização.
	
	
	A amplitude da disseminação deve estar em acordo com a estratégia organizacional, com as políticas de pessoas, com o modelo de estrutura da empresa e com a tecnologia existente.
	
	
	Na disseminação da informação, o conhecimentoexplícito é formalmente capturado e compartilhado por meio da tecnologia da informação, enquanto o tácito não.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		Como se chama o conhecimento armazenado em livros ou em outras mídias?
	
	
	
	
	Conhecimento prático.
	
	
	Conhecimento espontâneo.
	
	
	Conhecimento tácito.
	
	 
	Conhecimento explícito.
	
	
	Conhecimento empírico.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes