Buscar

O papel da taxa de juros

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Macroeconomia é o ramo da economia que se dedica ao estudo das variáveis econômicas de forma agregadas ( nível do produto – PIB , nível de preços , taxa de salários, nível de emprego ou desemprego, tx de juros e cambio , distri de renda essas variáveis caracterizam a vida econômica de um pais como todo. PREOCUPAÇÕES – resolver o DESEMPREGO quanto mais pessoas desempregadas menor o numero de renda menor o nível de demanda se a demanda esta baixa a produção também não esta estimulada. INFLACAO se a inflação esta subindo esta alta o poder de compra da população esta cada vez menor , compram menos. BAIXO NIVEL DE CRESCIMENTO DO PIB não é interessante que uma Pais registre um crescimento baixo do pib , ele não é bem visto interno e externo ele não produz. OBJETIVO DA MACROE – ALTAS TX DE CRESCIMENTO ECONOMICO , ALTO NIVEL DE EMPREGO, ESTABILIDADE DE PREÇOS, EQUILIBRIOS DAS TRANSAÇÕES EXTERNAS E INTERNAS 
CONTABILIDADE SOCIAL: Fornecer informações que permitem avaliar os efeitos das atividades das empresas sobre a sociedade. Contabiliza o que já ocorreu, o que foi produzido (Renda, gastos, serviços, e etc.) a riqueza que foi gerada no período de 1 ano pela pesquisa do IBGE O PAPEL DA TAXA DE JUROS: Influencia as decisões dos empresários quanto à compra de máquinas, equipamentos, aumento ou diminuição de estoques, de matérias-primas ou de bens finais, e de montantes de capital de giro pelo nível atual e também quanto a níveis futuros das taxas de juros. Taxa de juros maiores – pessoas passam a querer poupar e não consumir. ​MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS: Este método reza que cada lançamento, o valor total lançados nas contas a debito que será sempre igual ao total de valores lançado nas contas a credito. Só registra o produto final para não contabilizar duas vezes a mesma peça (EX: cadeiras).
PRINCÍPIOS DAS CONTAS NACIONAIS: Considera-se apenas os bens e serviços finais, entende-se que o produto final já está registrado todos os processos e outros produtos que compõe esse produto final. Mede-se a produção corrente do próprio ano apenas. Não são considerados as transações puramente financeiras.
ECONOMIA DE 2 SETORES. Considera-se apenas empresas e famílias. ECONOMIA DE 3 SETORES. Considera-se apenas empresas, famílias e setor público. ECONOMIA DE 4 SETORES. Considera-se apenas empresas, famílias, setor público e setor externo. Que são os investimentos externos como importação, exportação. Tem que ser analisado para maior eficácia na análise econômica. É a forma mais complexa de fazer, mas é o único que representa a realidade econômica.
SISTEMA ABERTO E COM GOVERNO: Faz a troca livremente de bens e serviços com outros países.
O PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB): Mede tudo o que foi produzido no país entre 1 ano ou um determinado período de tempo. (PNB) O PRODUTO NACIONAL BRUTO: É o PIB mais (+) a renda recebida do exterior menos (-) a renda enviada ao exterior. É aquilo que realmente fica no país. O PIB e o PNB fazem parte da contabilidade social. Quando a renda enviada for MAIOR que a RECEBIDA o PIB será maior. E quando a renda enviada for MENOR que a recebida o PIB será menor. No brasil o PIB é maior que o PNB. 
PIB NOMINAL PIB NOMINAL é o preço x quantidade média dos preços correntes do próprio ano.PIB REAL. É tirado a inflação que está embutido nos preços. Deflaciona os preços para chegar no brasil.
INFLAÇÃO. Aumento generalizado dos preços.
MANEIRAS DE ANALISAR O PIB: Ótica de produção: que visa distinguir setores agrícolas, industrial e serviços: PN= P. Q
Ótica de renda: Distinguir, aluguéis, juros, salários e lucros. RN= W+J+A+I
Ótica de Despesas: Distinguir entre consumo, investimento e exportação e importação. DN= C+I+G(X-M)
A MOEDA E O ESTADO. O Estado tem o monopólio da emissão de moeda. Banco central é o banco dos bancos. Deposito compulsório: os bancos depositam uma parte de seus depósitos no banco central. Os bancos não ganham juros sobre a reserva. DESMONETIZAÇÃO E MONETIZAÇÃO: Em processos inflacionários intensos ocorre a Desmonetização da economia diminuição da quantidade de moeda sobre o total de ativos financeiros. ​As pessoas procuram defender-se da inflação aplicações financeiras. ​ A monetização é o processo inverso: com inflação em baixa, as pessoas mantêm mais moeda que não rende juros em relação aos ativos financeiros. INSTRUMENTO DE POLITICA MONETARIA. Taxa de depósito compulsório – ele pode aumentar ou diminuir. Se ele aumentar a taxa, diminui a oferta de moeda. Se ele diminuir a taxa, aumenta a oferta de moeda. Operação de mercado.- comprar e vender títulos do governo - A compra de títulos aumenta a oferta monetária. A venda de títulos diminui a oferta monetária​. Operações de redesconto) ​ O BACEN - tem o controle direto sobre o meio de pagamento, que é todo o dinheiro vivo da economia, é a soma das reservas bancárias e do papel moeda em poder do público. ​A CRIAÇÃO DE MOEDA PELOS BANCOS. Os bancos criam moeda emprestando suas reservas excedentes. Isto é feito aumentando a quantidade depositada na conta do tomador do empréstimo no valor do empréstimo.​ POLITICA MONETARIA EXPANSIONISTA Reduzir a tx de juros básica, aumentar as emissões da moeda, diminuir a taxa do compulosorio. A RELAÇÃO OFERTA MONETARIA E A INFLACAO Enxugar os meios de pagamentos – aumentar as tx de juros , controle de emissão pelo banco central. ECONOMIA DE POLITICA MONETARIA moeda de curso forcado não são lastreadas por ouro ou nenhum bem de valor A MOEDA é o ativo mais liquido que existe, ESTADO tem o monopólio da emissa, BC banco dos bancos 
LEI DE SAY: Foco chave produção, cria sua própria demanda. Lei dos mercados. Se compra (demanda) com a venda(oferta). Toda oferta cria uma demanda da mesma magnitude. A demanda é ilimitada (a demanda efetiva só e limitada pela produção). Ninguém poupa, um individuo gasta seu dinheiro na compra de um bem, ou por meio de empréstimo. Pleno emprego (todos fatores de produção ocupados). Dinheiro só exerce papel de meio de troca. Equilíbrio automático de manutenção do pleno emprego com total utilização de equipamento capital. Se tomar os preços como invariáveis então os lucros dependem dos salários. O desemprego é voluntario. Tudo que é produzido é vendido.
LEI DE KEYNES: Desemprego involuntário. Nível de produção de renda. Consumo estável. Princípio da demanda efetiva. Desemprego desaparece desde que os operários aceitam nível de salários baixos. O emprego não aumenta se não houver aumento de investimento. Fraquezas do capitalismo: Desemprego, e distribuição desigual de renda e riqueza.
TEORIA GERAL:
O nível de emprego é determinado pelo nível de produção
O nível de produção é determinado pela demanda efetiva
A demanda efetiva compõe de bens de consumo e bens de investimento
O consumo é a função de renda; C= F(Y)
Para Keynes a população sempre poupa parte de sua renda
O investimento é uma função das expectativas dos empresários quanto aos lucros
Assim o nível de renda ou da produção é determinado pelos gastos de consumo, e gasto de investimento.
O consumo é estável, principal determinante é o investimento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais