Buscar

Teoria da Administração II atividade 02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 1 E 2 NO PORTIFÓLIO 2. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS. 
Atividades aulas 1 e 2
Após a leitura da aula 1, faça uma analise explicando que significa administrar uma organização e qual a função do administrador em uma organização. (0,5)
Administrar é o ato de organizar coordenar e controlar tarefas visando o bem estar dos trabalhadores da organização, dos clientes da empresa e também gerando lucros para esta, com objetivos definidos. O administrador é aquele que irá fazer, por meio de planejamento que essa organização consiga ir bem. Ele deverá ter conhecimentos em todas as áreas da organização e ser capaz de exercer o ato de administrar.
Para que o administrador atue como facilitador no ambiente organizacional, ele precisa desenvolver um perfil profissional adequado à realidade de cada organização, em três níveis. Cite cada um deles, detalhando suas características principais. (0,6)
Nível estratégico: onde ficam os altos executivos, o alto escalão da empresa. É nesse nível que estão centralizadas as decisões estratégicas, em que os gestores planejam e lideram os administradores abaixo de seu nível.
Nível Tático ou Intermediário: onde estão administradores imediatos e média gerência. O nível tático é o responsável pela elaboração de planos táticos e definição de políticas de planejamento para que a empresa busque resultados.
Nível Operacional: onde estão os responsáveis pela execução e operacionalização dos planejamentos estabelecidos no nível intermediário. Esses profissionais podem ser supervisores, encarregados, nem sempre especialistas, mas profissionais com grandes habilidades técnicas para executar planos.
Explique o que você entende por ambiente de marketing? Porque é importante para o administrador realizar a Analise do Ambiente de marketing? Mínimo 6 linhas. (0,5)
Nas organizações existem o ambiente interno, que compreende a realidade interna, como crenças, valores e cultura organizacional e o ambiente externo, onde está o ambiente de marketing. O ambiente de marketing pode ser definido como todos os mecanismos, sejam internos ou externos que podem afetar o bom funcionamento da organização. O bom administrador deve ter habilidades para analisar o ambiente de marketing e compreender que, nem sempre, ele poderá controlar esses mecanismos. Então ele deve fazer uma análise minuciosa do ambiente de marketing para, pelo menos, tentar fazer com que a organização possa vencer as intempéries que este ambiente de marketing pode ocasionar. Estudado, por exemplo concorrentes, vendo o público a ser atendido, etc. 
Como surgiu a Teoria Burocrática? Qual o seu objetivo? Quais as caraterísticas da burocracia? (0,6)
Na década de 1940, na ânsia de reverter o romantismo ingênuo da teoria das relações humanas, alguns estudiosos buscaram inspiração da obra de Max Weber para criar uma nova teoria, surge então , a teoria burocrática, que tem como principal característica uma organização ligada a normas e regulamentos previamente estabelecidos por escrito, com legislação própria. Ao contrário do que hoje se diz de burocracia, na verdade a burocracia estava em fazer tudo muito bem organizado para que os resultados fluíssem.
Explique a afirmação segundo Motta (2002): “na China, encontramos a predominância de estrutura burocrática desde o século XIV. Para Weber, a burocracia é uma forma de organizar, de maneira duradoura, a cooperação de um grande número de pessoas em seus cargos, de forma a especializá-las em suas funções”. (mínimo 3 linhas) (0,3)
A burocracia de Weber permite á organização alcançar objetivos desejados mediante organização racional de todas as atividades. Essa organização racional consiste em especializar as pessoas que fazem parte da organização, cada uma em sua função.
	Bom Trabalho!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais