Buscar

Recursos Humanos Atividade 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
ATIVIDADE AULA 05
01 - Conceitue e Caracterize Pesquisa Salarial; 
É uma ferramenta e uma atividade da Administração de salários tradicional. É uma atividade de investigação no mercado de trabalho, que muitas empresas praticam para levantar dados sobre cargos, salários, benefícios e assim por diante. A pesquisa salarial tem por objeto a investigação de dados como: salário, remuneração variável (bônus, PLR, comissões), adicionais como periculosidade, insalubridade ou adicional por tempo de serviço e outros que irão compor o “total em dinheiro” recebido pelo funcionário. A Pesquisa Salarial é uma referência do mercado para a tomada de decisões e objetiva obter elementos de comparação entre a estrutura da empresa e os níveis de remuneração praticados pela esfera onde a organização se enquadra. É um instrumento essencial para a definição da política salarial da empresa.
02 - A partir da leitura da aula, quais observações são necessárias em relação à Pesquisa Salarial? Pode se dizer que Pesquisa Salarial É modismo ou Necessidade?
Na seleção das empresas é preciso considerar alguns fatores que influenciam diretamente no resultado da pesquisa: localização geográfica, ramo de atividade, estrutura organizacional, política salarial, entre outros. Estes pontos são importantes, pois farão com que a pesquisa seja mais direcionada e os resultados tabulados poderão espelhar a prática salarial de mercado das empresas, principalmente, com porte equivalente à empresa patrocinadora ou de profissionais equivalentes em seu quadro. As empresas vêm buscando, ferramentas que auxiliem no processo de administrar a remuneração dos empregados, sendo que as Pesquisas de Salários são os instrumentos básicos para gerar informações confiáveis, auxiliando as organizações neste difícil processo. A terceirização de pesquisas proporciona uma economia de tempo e de pessoal para a empresa solicitante, analisando a composição de sua remuneração para poder administrar eficazmente a consistência interna e a competitividade externa. O trabalho também objetiva avaliar a competitividade de sua empresa em termos de remuneração com relação a um mercado pré-definido. Assim sendo, a Pesquisa Salarial visa fornecer subsídios para que a sua empresa possa tomar a decisão de manter ou rever sua política de administração salarial.
03 - Comente pelo menos 02 métodos para pesquisar salários e fale da eficiência desse método.
Consiste na forma, no método, ou no instrumento para coletar informações desejadas. Dentre os principais destacam-se: questionários, visitas a empresas, reunião com especialistas em salários, telefonemas entre especialistas em salários, reuniões e simpósios específicos de grupos de trabalho, formulários eletrônicos em sites da empresa.
04 – A pesquisa salarial é uma ação exclusiva de empresas que possui grande número de cargos? Essa ação de pesquisa pode ser utilizada por organizações de pequeno porte? Microempresas? Justifique 
Pesquisa salarial é um instrumento que tem o objetivo de coletar e organizar estatisticamente os salários praticados em uma determinada região. Pode estar separado por:
Segmento: indústria, comercio e serviços;
Por porte: pequeno, médio ou grande
Segmento de mercado: plásticos, metal-mecânicos, hospitalar
Ou por uma seleção da empresa: a empresa participante escolhe com quem se comparar
As pesquisas salariais tradicionais priorizam o termo cargo, e por isso, perdem um pouco a confiabilidade, pois se vive a era do foco nas competências e nos resultados e não apenas nos cargos. Porém, a pesquisa ainda é um instrumento de grande utilidade. O importante é descobrir o que se deseja saber. Não há uma receita única e pronta para o modelo de pesquisa salarial. Qualquer empresa pode desenvolver o seu método. Porém, recomenda-se seguir o que França determina, observar a ética, o respeito, o sigilo e a reciprocidade, para se ganhar o respeito dos pesquisadores.
ATIVIDADE AULA 06
01 - Conceitue e Caracterize Liderança; 
Um líder é alguém que influencia os outros a atingir metas. Quanto maior o numero de seguidores, tanto maior a influência. E, quanto mais bem sucedida a realização de metas importantes, tanto mais evidencia e liderança. Liderança é uma característica pessoal que os gerentes, administradores, gestores ou qualquer profissional que lida com pessoas possui para realizar as coisas por meio de outras pessoas. Inicialmente podemos acreditar que a liderança é uma característica de pessoas com traços próprios de liderança. Seria um dom, uma habilidade, uma competência que a torna capaz de diferenciação.
02 – A liderança é um assunto comentado nos ambientes organizacionais, as vezes, de forma incorreta. À partir de nossas discussões nessa aula, você pensa que Todo Administrador é Líder? Justifique 
Não necessariamente. Um administrador pode ser apenas um administrador, sem as características do líder. Na verdade todo administrador deveria ser um líder e através de suas atitudes de líder contagiar toda a sua equipe, mas nem sempre isso acontece. 
03 - A partir da leitura da aula, responda: De que forma a Liderança pode ser vista como uma estratégia de RH e uma Vantagem competitiva? Justifique.
A liderança pode ser uma vantagem competitiva a partir do momento que os colegas de trabalho do “líder” começam a perceber sua forma positiva de encarar os problemas e resolvê-los e tentar imitar, com a positividade, o esforço, a idealização de objetivos, etc.
04 - Caracterize as fontes de poder de liderança;
Poder de recompensa: é a capacidade de influenciar pessoas ou conseguir com que as coisas ou as tarefas sejam realizadas mediante a promessa de recompensa que atenda as expectativas e as necessidades das pessoas. A atração é dada pelo poder de recompensa financeira. Poder coercitivo: é  a capacidade de influenciar através da punição, da ameaça, das normas e regulamentos. Poder legitimo: é a capacidade de influenciar pessoas e conseguir resultados através da autoridade concedida pelo cargo ocupado na organização.
05 – Exemplifique algum case real de liderança que você já vivenciou ou que presenciou.
BOM ESTUDO!

Outros materiais