Buscar

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO AMBIENTAL
ALUNA: VICTÓRIA LUBYANKA WELP DE OLIVEIRA
Atividades
1 - O que é a tríplice responsabilização ambiental? Explique:
O art. 225 § 3º da Constituição Federal prevê a tríplice penalização do poluidor (tanto pessoa física como pessoa jurídica) que degrada o meio ambiente: a sanção administrativa, a sanção civil e a sanção penal, podendo as três serem aplicadas cumulativamente.
A Responsabilidade Administrativa Ambiental vem expressamente redigida na Lei 90605/98, por exemplo, no artigo 70: “Considera-se infração administrativa ambiental toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente”. O Poder Público aplica penalidades administrativas, fazendo valer o Poder de Polícia Administrativa. Ainda pode suspender  ou cancelar registro, licença ou autorização, impor restrições a incentivos fiscais, perda de financiamento público, proibição de contratar com a Administração Pública.       
A Responsabilidade Civil Ambiental é objetiva balizada no assumir o risco da atividade e uma vez incidindo em infração civil, gerando dano, aplica-se a punição mesmo sem culpa, impondo-se o dever de reparação e indenização. Como prescreve o Artigo 14 e seu parágrafo primeiro: “Sem prejuízo das penalidades pela legislação federal, estadual e municipal, o não-cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção dos inconvenientes e danos causados pela degradação ambiental sujeitará os transgressores: (...) é o poluidor obrigado, independentemente de existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, efetuados por sua atividade. A competência Pública da União e dos Estados terá legitimidade para propor ação de responsabilidade civil e criminal por danos causados ao meio ambiente”.  
A Responsabilidade Penal Ambiental é subjetiva tem que ter culpa ou dolo para incidir penalidade, como bem prescreve o artigo segundo da lei 6938/81: “Quem, de qualquer forma, concorre para prática dos crimes previstos nesta Lei, incide nas penas a estes cominadas, na medida de sua culpabilidade”.  
2 – A condenação penal ambiental pode resultar na pena a que determinado cidadão deva prestar serviços a comunidade como, por exemplo, ajudar nos cuidados em um canil por determinadas horas? 
Sim, pois se enquadra no tópico de responsabilidade penal ambiental, sendo previsto na Legislação as penas de serviços a comunidade, como disciplina a Lei 9.608/98, e seus artigos:
 Art. 8º As penas restritivas de direito são:
        I - prestação de serviços à comunidade;
        II - interdição temporária de direitos;
        III - suspensão parcial ou total de atividades;
        IV - prestação pecuniária;
        V - recolhimento domiciliar.
3 – As pessoas jurídicas estão sujeitas a responsabilização penal ambiental? Explique:
Sim, as empresas, pessoas jurídicas também podem ser responsabilizadas administrativa, civil e penalmente, não excluindo a responsabilidade das pessoas físicas autoras, co-autoras ou partícipe do mesmo fato como prevê o Artigo terceiro da lei 6.938/81.
4 – Em caso de se ter resposta afirmativa na questão anterior, quais os tipos de sanção que podem ser aplicadas ás pessoas jurídicas?
Na esfera administrativa haverá a possibilidade da aplicação de multas pelo órgão competente quando ocorrerem as hipóteses previstas nos artigos 70 a 76 da Lei nº 9.605/98 ou nos incisos I, II, III e IV do art. 14 da Lei nº 6.938/81. Esta área do direito atua de maneira preventiva.
Na esfera civil, a responsabilidade pelos danos causados ao meio ambiente e na esfera penal, temos a Lei nº 9.605/98 que disciplina as penas, como por exemplo, recolhimento domiciliar, ou detenção.
5 – O que é uma infração administrativa ambiental?
As infrações administrativas ambientais estão regulamentadas pelo Decreto nº. 6.514/08 e o Artigo 2 desta Lei aponta que “Art. 2o  Considera-se infração administrativa ambiental, toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente, conforme o disposto na Seção III deste Capítulo. “
6 – Quais as autoridades competentes para lavrar auto de infração? Cite exemplo de alguma:
Conforme a Lei 9.605/98 parágrafo 1º, temos que são autoridades competentes para lavrar auto de infração ambiental e instaurar processo administrativo os funcionários de órgãos ambientais integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, designados para as atividades de fiscalização, bem como os agentes das Capitanias dos Portos, do Ministério da Marinha.
7 – Quais informações devem constar de um auto de infração?
O auto de infração devera ser lavrado pela autoridade ambiental que a houver constatado no local em que foi verificada a infração, devendo conter: Nome do infrator, seu domicílio e/ou residência, bem como os demais elementos necessários a sua qualificação e identificação civil;  local, data e hora da infração; descrição da infração e menção do dispositivo legal ou regulamentar transgredido;  penalidade a que está sujeito o infrator e o respectivo preceito legal que autoriza sua imposição e ciência, pelo autuado, de que responderá pelo fato em processo administrativo.
8 – Como regra para os contenciosos administrativos que prazos se utilizam, na esfera federal, para a defesa? Há direito de recurso após a decisão? A decisão precisa ser fundamentada?
O inciso II, do Artigo 71, da Lei de Crimes Ambientais estabelece, o prazo de 30 (trinta) dias para a autoridade competente julgar o auto de infração, sendo que o referido prazo é contado da data da sua lavratura, apresentada ou não a sua defesa ou impugnação. Os recursos em 1ª instância somente serão recebidos na unidade do órgão estadual de fiscalização que efetuou a autuação. O prazo máximo para a interposição de recursos em 2ª instância será de 15 dias a contar do recebimento da notificação da decisão do 1° julgamento. 
9 – Sobre o acórdão na apelação criminal nº 2001.72.04.002225-0/C do Tribunal Regional Federal da 4ª região. Qual foi o entendimento do Tribunal no tocante à responsabilidade penal da Pessoa Jurídica, e o que vem a ser responsabilidade indireta?
A sentença criminal condenou a pessoa jurídica A. J. Bez Batti Engenharia Ltda e seu sócio majoritário e único administrador, Aroldo José Bez Batti pelas infrações ambientais capituladas nos artigos 48 e 55 da Lei nº 9.605/98, em concurso formal (artigo 70, §1º, do Código Penal).  Ou seja, baseado na concepção da Constituição e de todas as medidas protetivas do meio ambiente e a responsabilidade indireta neste caso, foi a de que o sócio como pessoa física sofre as punições penais, tanto quanto a empresa, como pessoa jurídica sofreu a responsabilização cível e administrativa.

Outros materiais