Buscar

Caso Concreto 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO INTERNACIONAL - CCJ0056Título
SEMANA 6Descrição
Tratados são, por excelência, normas de direito internacional público. No modelo jurídico brasileiro, como nas demais democracias modernas, tratados passam a integrar o direito interno estatal, após a verificação de seu iter de incorporação. A respeito dessa temática, uma vez firmados, os tratados relativos ao MERCOSUL, ainda que criem compromissos gravosos à União, são automaticamente incorporados visto que são aprovados por parlamento comunitário. Diga se está correta ou errada a afirmativa e fundamente. (CESPE – adaptada)
Está errado. Os tratados não são automaticamente incorporados, o art. 49, I diz que compete exclusivamente ao congresso decidir definitivamente sobre os tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional, nesse sentido a afirmativa em questão esta errada, uma vez que a previsão constitucional é dualista, o executivo celebra tratado, contudo deve esse passar pelo crivo do congresso e posteriormente retorna ao executivo para ratificar.
As fases ou etapas de elaboração dos tratados internacionais podem ser apresentadas em negociação, adesão, assinatura, decreto legislativo, ratificação, decreto executivo, publicação em diário oficial, registro no secretariado da ONU.

Outros materiais