Buscar

Caso Concreto 14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO INTERNACIONAL - CCJ0056Título
SEMANA 14
O Estado regulamenta a convivência social em seu território por meio de legislação nacional, e a comunidade internacional também cria regras, que podem conflitar com as nacionais. A respeito das correntes doutrinárias que procuram proporcionar solução para o conflito entre as normas internas e as internacionais, de acordo com a corrente dualista, o direito interno e o direito internacional convivem em uma única ordem jurídica. Julgue e fundamente. (CESPE – adaptada)
FALSO - Consoante a corrente monista, o ato de ratificação de tratado gera efeitos no âmbito nacional. Unicidade de ordem jurídica é parte do pensamento da corrente monista.
Lembrem-se, que tanto no monismo como no dualismo deve haver a ratificação para o Estado expressar seu consentimento em relação a determinado acordo internacional. A diferença é que no monismo o depósito do instrumento de ratificação garantirá eficácia no plano interno e externo de imediato, enquanto no dualismo, essa norma só terá vigência a partir de outra formalidade diferente da ratificação (ex. Decreto do Presidente da República).
Desenvolvimento

Outros materiais