Buscar

RTM II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O fisioterapeuta lida, diariamente, com situações que requerem uma boa visão ética e profissional, traduzida por meio de uma boa postura. Nas questões abaixo, marque a alternativa que se evidencia uma correta postura fisioterapêutica profissional
		
	
	Pacientes com vínculos pessoais com o terapeuta devem ser tratados mais informalmente durante o toque, para facilitar a manutenção dessa relação.
	
	A postura profissional ideal é aquela que permite o paciente identificar a hierarquia imposta pelo terapeuta que deve trata-lo sempre como alguém inferior a seus conhecimentos
	 
	A confiança do paciente por seu terapeuta traduz, nessa relação profissional, uma boa conquista terapêutica, possivelmente traduzida por uma boa postura ao agir.
	
	A ideia de que lisonjeios ou cantadas está presente no cotidiano profissional deve ser encarado como inevitável, independente da postura profissional adotada.
	
	O toque terapêutico é só aquele pertinente às técnicas manuais utilizadas na terapia manual, não cabendo outros tipos de toque como afagos ou similares.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502368900)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Síndrome do túnel do carpo pode ter o seguinte nervo lesionado:
		
	 
	Nervo Mediano
	
	Nervo Fibular
	
	Nervo Ulnar
	
	Nervo Ciático
	
	Nervo Radial
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201501947157)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na terapia manual existem dois sistemas de graduação para as técnicas de mobilização articular passiva, a Técnicas de Oscilação Graduada e a Técnica de mobilização intra-articular translatória sustentada. Com base nas afirmativas abaixo, assinale as verdadeiras (V) e as falsas (F):
		
	 
	A mobilização articular executada nos graus III e IV são utilizados primariamente como manobras de alongamento.
	 
	A técnica de mobilização intra-articular Grau II: consiste na aplicação de uma separação de pequena amplitude onde nenhuma sobrecarga estiver localizada sobre a cápsula.
	 
	A técnica de mobilização Grau I: consiste na aplicação de uma separação ou deslizamento com uma amplitude grande o suficiente para alongar a cápsula articular e as estruturas periarticulares.
	 
	As oscilações podem ter um efeito inibitório na percepção dos estímulos dolorosos estimulando mecanorreceptores que bloqueiam as vias nociceptivas no nível da medula espinhal ou tronco encefálico.
	 
	As técnicas de mobilização articular executadas com graus I e II são usadas primariamente para o tratamento de articulações limitadas pela dor.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502372875)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O toque é uma das principais forma de comunicação humana, transmite sentimentos e proporciona bem estar físico e psicológico. Sobre toque terapêutico (TT) assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	No toque terapêutico as mãos são utilizadas para dirigir as energias humana.
	
	O terapeuta age como modulador de energia.
	
	O toque detecta e manipula ¿os campos energéticos¿
	 
	A energia dirigida é de forma aleatória
	
	Tem como objetivo a restauração do equilíbrio orgânico
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502310114)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em uma instituição pública infantil, prioriza-se o atendimento humanitário por meio do toque terapêutico, tanto pela necessidade afetiva do toque, quanto pela falta de recurso para quaisquer outras formas de interferência fisioterapêutica. Entendendo que, nesse grupo de pacientes, o trabalho deve ser lúdico, marque a alternativa que justifica a ação do toque seguindo esse contexto.
		
	
	As crianças só devem ser submetidas a condutas manuais quando não têm cognitivo íntegro, como a maiorias das crianças com problemas neurológicos, para não dificultar o desenvolvimento.
	
	O toque deve ser priorizado em condutas ortopédicas em que haja a necessidade de alongamentos e mobilizações articulares que justifiquem a sua necessidade.
	
	A melhor forma de se realizar condutas pediátricas é traçando uma rotina terapêutica que contemple toques repetitivos e contínuos, não permitindo ações infantis inesperadas.
	
	Em crianças com dificuldade de manuteñção da atenção, o toque deve ser estimulado a fim de não permitir que elas realizem atividades além das previstas.
	 
	O toque terapêutico é necessário à ação terapêutica. Assim, nem sempre é possível o toque, entendendo que a criança precisa ter seu espaço respeitado.

Outros materiais