Buscar

ANALISE DO DOCUMENTÁRIO PRO DIA NASCER FELIZ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE
FACULDADE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E LETRAS DO SERTÃO CENTRAL- FECLESC
 DISCIPLINA: PESQUISA E PRATICA PEDAGOGICA I
 PROFESSORA: ISADORA PAIVA
 GRADUANDO: DANIEL VIEIRA COELHO
ANALISE DO DOCUMENTÁRIO: PRO DIA NASCER FELIZ
Quixadá- CE
REFLEXÃO ACERCA DO CONTEXTO ESCOLAR
Daniel Vieira Coelho
Não é de hoje que podemos notar as grandes dificuldades que são enfrentadas no contexto escolar como: dificuldades familiares, analfabetismo funcional, falta de estrutura nas escolas e baixos salários para professores. Tais acontecimentos tendem a interferir de maneira significativa no aprendizado, como ainda no desenvolvimento das atividades do colégio. Além disso, é de grande valia discutir a importância temas como: a formação de professores, o modelo de escola, mídias e tecnologias na sala de aula. Tendo em vista, que no decorrer desse trabalho tentaremos de uma maneira clara evidenciar alguns fatores que prejudicam o método de ensino aprendizado, bem como ainda o motivo de tais episódios ter se tornado rotineiro no âmbito da instituição escolar.
Para um melhor entendimento desses fatos precisamos começar destacando que nos últimos anos tem se gerado um amplo debate acerca da qualidade na formação dos docentes, que serão responsáveis pela formação das crianças do futuro. Pode-se ainda destacar que não é somente a formação dos professores que está sendo posta a prova, mas a suas práticas e métodos de ensino. Nesse caso é nítido que os métodos aplicados pelos professores em sua maioria são vistos como ultrapassados ou até mesmo arcaicos. Tudo isso nos leva a crer para que haja um melhoramento dessa situação é de suma importância que haja um melhor diálogo entre professores e alunos afim de que ocorra um melhoramento no processo educacional. 
Podemos perceber ainda, que diante de todas essas transformações que interferem diretamente no contexto escolar, nota-se cada vez mais pessoas com características como: individualismo, isolamento e competitividade. Visto que, são características peculiares do capitalismo que exerce grande influencia no processo educacional. Infelizmente fica evidente de quem é detentor de melhores condições de vida tem maiores chances de “sobrevivência”. Diante disso, volta ao centro dos debates o papel do professor de formar sujeitos capazes de lutar contra essa realidade formando seres capazes de lutar contra essas ideologias. 
Diante de tudo isso, fica claro que o contexto escolar sofre com muitos obstáculos a serem enfrentados. Um dos mais duros é a desigualdade social no qual afeta milhares de pessoas, nesse contexto podemos destacar as escolas de periferias que sofrem com descaso das autoridades que não dão o mínimo necessário para o funcionamento das mesmas. Nesse ponto, ainda podemos evidenciar elementos como a estrutura familiar do aluno que por vezes não tem papel atuante na vida escolar do aluno ao menos de ter o acompanhamento junto com a escola.
Diante de tudo isso que foi exposto acima podemos comprovar e ainda acrescentar conhecimentos acerca desse assunto, pois tivemos a oportunidade de acrescentarmos e conhecer ainda mais sobre o tema com o documentário Pro o Dia Nascer Feliz. Foi de grande valia, tendo em vista que pode nos mostrar na pratica a realidade desse contexto.
É nítido como mostrado no documentário que todas essas dificuldades são enfrentadas todos os dias por milhões de brasileiros em busca de um futuro melhor para eles próprios e para sua família buscado dar melhores condições de vida para as pessoas que lhe deram condições para frequentarem a escola. Todos esses obstáculos refletem na aprendizagem e no interesse do aluno em aprender, além de tudo isso contribuir para aumento da evasão escolar que faz com que um grande índice de jovens abandone a escola e sigam por outros caminhos, que por muitas vezes não tem volta como o mundo das drogas.
Como é retratado no filme em uma escola do Rio de Janeiro onde retrata as drogas que destroem a vida de milhares de jovens e de suas famílias, contribuindo para a desistência dos mesmos se tornando como um dos maiores problemas enfrentados hoje. Tudo isso, contribui para a que seja criado um sentimento de desanimo por parte dos professores que veem seu trabalho na maioria das vezes ser em vão.
É notório que para essa realidade seja mudada o quanto antes não depende somente dos professores, mas de todas as pessoas que fazem a escola e de todas as pessoas que fazem a sociedade em geral. Isso só será mudado quando todos entendem que a educação é feita coletivamente, tendo em vista, que todo esse processo também passa pelas mãos dos que governam que devem sofrer pressão do povo para que seja dado o que lhe é de direito para ter uma melhor qualidade na escola.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes