Buscar

ATIVIDADE Origem da vida 1 l

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Curso: Odontologia
Disciplina: Biologia
ATIVIDADE
Questão 1: As suposições centrais na abordagem de Mayr correspondem a um conjunto de proposições, que podemos chamar de a visão tradicional da definição de vida. Qual o conteúdo destas suposições? 
O conteúdo destas suposições tem por objetivo mostrar que a vida como tal não pode ser definida, por isso, uma definição clara não é encontrada; que a questão da definição de vida não é importante para a biologia; o processo da vida pode ser definido ou, ao menos, aproximadamente distinguido dos processos inorgânicos através de uma lista de propriedades características; é difícil delimitar esse conjunto de propriedades, ela pode ser mais vaga e redundante, admitindo inclusive, que a fronteira entre processos vivos e não-vivos não seja rigidamente demarcada; embora a vida seja um fenômeno físico, a biologia lida com sistemas de tal complexidade que não podemos na prática ter esperança de reduzi-la a física. 
Questão 2: Por que é importante definir vida, para a Biologia do século XXI?
A definição de vida desde tempos mais antigos vem sendo uma incógnita, pois é muita ampla, muitas vezes sendo descartada de ser definida. Entretanto a biologia do século XXI vem sendo palco de muitas descobertas, essa seria de grande importância, pois ela poderia servir como uma referência central para o entendimento o funcionamento dos organismos e seus fenômenos, sua causas e efeitos.
Questão 3: Se a biologia é mesmo autônoma com relação a outras ciências, ela não deve ser capaz de caracterizar os sistemas que toma como objeto de estudo?
Sim, a biologia explica a vida como um fenômeno natural. Ela não tem, no entanto, o monopólio do conceito de vida. O conceito de “vida” tem mais riqueza de significados na linguagem cotidiana do que é dada pela ciência. A função da biologia, portanto, é conceituar o fenômeno da vida, mas deve ser ampla e agrupar conceitos de neodarwinismo, teoria da autopoiese e a biossemiótica. Cada organismo com suas diferenças podem ser caracterizados como diferentes formas de vida.
Questão 4: Comente: A ideia de que todas as tentativas de definir vida fracassaram é bastante comum, sendo encontrada, inclusive, em livros-textos e dicionários de biologia. Uma das razões para isso reside na visão essencialista sobre as definições que é comum na biologia, embora esta seja, em termos gerais, uma ciência notavelmente “não-essencialista”
A visão essencialista não esgota tudo que há para dizer sobre as definições. Ao contrário, diferentes visões sobre o que é definir algo foram propostas ao logo do tempo, entre estas a visão de como os conceitos adquirem seu significado que se afirmou com a nova filosofia da ciência.
Questão 5: Para o autor não só  é possível definir vida, como já foi feito, de maneira implícita, pela biologia do século XX. Quais foram essas teorias, e, em que elas se basearam?  
Foram baseadas na ideia de que a vida pode ser definida como seleção natural de replicadores ou entidades que fazem cópias de si mesmas. De acordo com essa definição, a vida é uma propriedade de populações de entidades que são capazes de auto reprodução; herdam características de seus predecessores por um processo de transferência de informação genética e, assim de características hereditárias; apresentam variações em virtude de mutações aleatórias; e têm as chances de deixar descendentes determinadas pelo sucesso de sua combinação de propriedades nas circunstâncias ambientais nas quais vivem.

Outros materiais