Buscar

GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA

Prévia do material em texto

GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
6a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
	 
	Ref.: 201608909190
		
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	A gestão democrática pode ser definida como um processo político no qual as pessoas atuam na e sobre a escola, identificam problemas, discutem, deliberam, planejam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola, na busca da solução daqueles problemas. Esse processo, sustentado no diálogo, na alteridade e no reconhecimento das especificidades técnicas das diversas funções presentes na escola, tem como base a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito às normas coletivamente construídas para os processos de tomada de decisões e a garantia de amplo acesso às informações aos sujeitos da escola. [SOUZA, A.R. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista, Belo Horizonte. V.25, n.03, dez.2009, p.125-126 (adaptado)]. Com base no texto, conclui-se que a gestão democrática da educação I. implica colocar as instituições a serviço da formação qualificada dos estudantes, tendo a participação como prática cotidiana dos envolvidos. II. propicia a criação de uma cultura institucional crítico-reflexiva, cujos envolvidos tenham discernimento em relação aos conteúdos que necessitam ou não para tomarem decisões sempre coletivas. III. pressupõe a existência de líderes capazes de orientar pessoas para o cumprimento de ações que visem ao cumprimento de objetivos definidos por eles. IV. efetiva-se pelo processo de construção coletiva do projeto pedagógico e de seu acompanhamento e avaliação. É correto apenas o que se afirma em 
		
	
	I e III.
	
	III e IV.
	
	I e II.
	
	I, II e IV.
	
	II, III e IV. 
	
	 
	Ref.: 201608912106
		
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Os gestores escolares, constituídos em uma equipe de gestão, são os profissionais responsáveis pela organização e orientação administrativa e pedagógica da escola (LÜCK, 2009). Leia as afirmativas referentes às idéias da autora e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA. (1,0) I - A gestão escolar não é responsável pela formação da cultura e ambiente escolar, devendo ser estáticos no desenvolvimento, na construção do conhecimento e na aprendizagem orientada para a cidadania competente. Para tanto, cabe-lhes promover a abertura da escola e de seus profissionais para os bens culturais da sociedade e para sua comunidade. II - A gestão escolar deve zelar pela constituição de uma cultura escolar proativa e empreendedora capaz de assumir com autonomia a resolução e o encaminhamento adequado de suas problemáticas cotidianas, utilizando-as como circunstâncias de desenvolvimento e aprendizagem profissional. III- Nessa equipe de gestão tem destaque o diretor escolar, responsável maior pelo norteamento do modo de ser e de fazer da escola e seus resultados. Ela é também diretamente formada por diretores assistentes ou auxiliares, coordenadores pedagógicos, supervisores, orientadores educacionais e secretários escolares. IV - Aos diretores escolares compete zelar pela realização dos objetivos educacionais, pelo bom desempenho de todos os participantes da comunidade escolar e atingimento dos padrões de qualidade definidos pelo sistema de ensino e leis nacionais, estaduais e municipais. 
		
	
	apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	todas as afirmativas estão corretas.
	
	apenas as afirmativas II, III estão corretas.
	
	 
	Ref.: 201609119821
		
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	O principal meio de assegurar a gestão democrática da escola é a participação, porque possibilita o envolvimento de professores, funcionários, pais e alunos no processo de tomada de decisões. Nesse modelo de gestão democrático-participativo, o trabalho em equipe é fundamental para
		
	
	a determinação de tarefas pelo diretor, a serem executadas pelos membros da comunidade, propiciando uma contenção de gastos dos recursos financeiros da escola.
	
	cumprir do modo mais correto e preciso as determinações da secretaria de educação e seus órgãos de regulação, como meio de garantir o atendimento das reais necessidades da comunidade escolar. 
	
	o desenvolvimento de uma mesma atividade por pessoas que tenham objetivos contrários em relação ao projeto de formação dos estudantes.
	
	a construção conjunta do ambiente de trabalho, por meio da distribuição de responsabilidades, de forma colaborativa e solidária, visando à formação e à aprendizagem dos alunos. 
	
	o diagnóstico e a análise da escola, por meio da busca de informações reais e atualizadas que permitam identificar as dificuldades sem preocupação com as causas e as alternativas de superação.
	
	 
	Ref.: 201609261148
		
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	(Fundação Carlos Chagas - FCC) A relação da gestão escolar com o grêmio estudantil deve ser de
		
	
	controle, pois os alunos do ensino fundamental precisam disso constantemente.
	
	não apoio, pois as experiências de grêmio estudantil acabam em conflitos com a gestão.
	
	tutela, já que os alunos precisam se adaptar ao projeto pedagógico da escola.
	
	não interferência, já que o grêmio deve ser iniciativa dos alunos. 
	
	apoio, com a criação de espaços de participação dos alunos no cotidiano escolar.
	
	 
	Ref.: 201608241447
		
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	No trabalho pedagógico, o planejamento consiste em uma planificação teórico-metodológica visando a ação consciente e intencional. Os profissionais da supervisão escolar têm importante contribuição no processo de planejamento. Neste sentido, é adequado afirmar que:
 
I. O planejamento mais especificamente pedagógico diz respeito ao trabalho de sala de aula. Neste, a construção do conhecimento é um aspecto fundamental, mas é preciso considerar também questões afetas ao nível administrativo e às relações da escola com a comunidade.
II. É imprescindível que todos os professores adotem o mesmo modelo de plano de aula, descrevendo os objetivos, as estratégias de ensino e as formas de avaliação, de modo a evidenciar os passos a serem seguidos para alcançar bons resultados no processo ensino-aprendizagem.
III. Cabe ao setor de supervisão organizar a semana de planejamento antes do início do período letivo (ano/semestre) para que sejam elaborados os planos de ensino, que servirão de instrumento de controle da atividade docente.
IV. Faz-se necessário criar estratégias de encontro entre os professores e demais profissionais da escola para que reflitam sobre os desafios próprios da realidade onde atuam, para que possam construir propostas de inovação pedagógica.
 
Dentre as afirmativas, estão corretas:
		
	
	Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV
	
	Estão corretas as afirmativas II e IV 
	
	As afirmativas corretas são II e III
	
	As afirmativas corretas são I e III
	
	Estão corretas as afirmativas I e IV  
 
	
	 
	Ref.: 201608954014
		
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	De acordo com José Carlos Libâneo (2002) a importância do trabalho docente na escola,contribui para o alcance da democratização da escola pública. Tendo como ponto de referência essa proposta, assinale a alternativa que exemplifica uma atitude adequada do Gestor Escolar: 
		
	
	Sugerir a montagem de um quadro de honra destacando os alunos mais bem sucedidos.
	
	Procurar envolver os agentes educativos no ensino do que o aluno necessita para ampliar sua visão de mundo.
	
	Lutar para que os conteúdos dos programas sejam reduzidos ao mínimo, a fim de evitar a evasão e a repetência.
	
	Proporum aumento do número de turmas, no sentido de aumentar o número de matriculas em cada escola.
	
	Sugerir a divisão das turmas separando os alunos mais fortes dos mais fracos.
	
	 
	Ref.: 201608966427
		
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Para os especialistas, a gestão da escola realmente democrática e autônoma depende de algumas condições, entre as quais, se inclui:
		
	
	Um processo continuo de coordenação da pratica educacional em seus aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros. 
	
	A presença de uma equipe disciplinada que reconheça a função de cada membro no interior da escola 
	
	A imposição de limites quanto a responsabilidade dos professores no processo de elaboração do projeto politico-pedagógico da escola 
	
	A pratica de obediência a hierarquia em função do cargo que cada um ocupa dentro da escola. 
	
	O reconhecimento da participação enquanto mecanismo para eliminar os conflitos e os antagonismos da escola, construindo a hegemonia do grupo escolar 
	
	 
	Ref.: 201609261146
		
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	(FUNIVERSA) A gestão democrática é um princípio consagrado pela CF e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira do PPP da escola. Nesse sentido, é correto afirmar que o(a)
		
	
	conselho escolar será escolhido pelos gestores da escola e deverá aprovar as decisões de acordo com eles para que ocorra a gestão democrática;
	
	gestão democrática, no interior da escola, é um princípio fácil de ser consolidado na construção do projeto político-pedagógico e na sua gestão;
	
	comunidade escolar é formada pelos gestores e professores e as decisões democráticas devem ocorrer apenas entre esses dois grupos;
	
	gestão democrática implica principalmente o repensar da estrutura de poder da escola, tendo em vista sua socialização.
	
	busca pela gestão democrática exclui a participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola nas decisões administrativo-pedagógicas;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes