Buscar

Trabalho pH fecal

Prévia do material em texto

pH Fecal
Daiane Domingues
Jocelaine de Quadros
Letícia Carolina Cruz
Luana Martins
Tatieri Ninov
Verônica Massocatto
Parasitologia
César Trojahn
Carazinho, setembro de 2014
Introdução
	O potencial de hidrogênio, mais conhecido como pH, é uma grandeza físico-química que serve para indicar se um meio é ácido (pH < 7,0), neutro (pH = 7,0) ou alcalino (pH > 7,0). Com relação às fezes, o pH varia conforme a dieta alimentar, teor de gordura e fermentação de açúcares no intestino. O uso de alguns medicamentos pode dar resultados alterados.
Método
A determinação de pH nas fezes é feita através da fita indicadora de pH. Nesta fita, há uma região com um indicador de pH, o qual muda sua coloração dependendo da concentração dos íons H+, presentes na amostra.
Recomenda-se ao paciente não utilizar laxantes para a obtenção das fezes, pois os resultados serão alterados. A amostra pode ser conservadas por 48 horas sob refrigeração. Deve-se evitar a contaminação com urina na hora da coleta.
Para a realização da técnica, necessita-se, além da amostra, tiras de pH, “palitos de picolé”, um tubo de ensaio e água deionizada. Com o auxílio do palito, pega-se um pouco da amostra (cerca de 1 ou 2 g) e a coloca no tubo de ensaio. Em seguida, se acrescenta cerca de 3 mL de água deionizada para diluir um pouco e então se mergulha a fita de pH por cerca de um segundo. Após leve secagem da fita, avalia-se a coloração obtida de acordo com a classificação contida para leitura na embalagem da fita, registrando-se o resultado.
Os valores de referência para adultos variam de 6,5 a 7,5; para crianças, variam entre 5,0 e 6,0, principalmente em lactentes.
Conclusão
Como o pH fecal varia entre levemente ácido e ligeiramente alcalino, qualquer resultado que seja abaixo de 6,0 ou acima de 8,0 são considerados críticos para adultos. Já para crianças, resultados críticos ficam abaixo de 5,0 ou acima de 7,0. 
A fermentação de açúcares e o teor de gordura nas fezes são fatores que influenciam seu pH. O pH levemente ácido depende da fermentação, que ocorre no cólon, da quantidade normal de açúcares e de hidratos de carbono, e também a produção de ácidos graxos, sendo um sinal de intolerância e má absorção de hidratos de carbono e gorduras.
Para os resultados alcalinos, o fator predominantes é a putrefação, o qual se caracteriza pela liberação de amoníaco.
Referências
ALMEIDA, Vitor. Determinação de pH nas fezes. 2011
Help de Exames Laboratório Álvaro. Disponível em: <http://www.alvaro.com.br/exame/visualizar/determinacao-do-ph-dph> Acesso em 20.ago.2014

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes