Buscar

avaliação 3 - filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ética significa caráter, comportamento. Desde a Antiguidade vários filósofos começaram a refletir sobre esse tema, relacionando a ética como meio de alcançar a felicidade. Seu estudo é focado na sociedade e no comportamento humano e não é só explorado pela filosofia, mas também outros profissionais se dedicam a ela como, por exemplo, biólogos, médicos, economistas, etc. 
A partir da década de 1980, um processo de integração cultural, econômica, social e política, nomeado como “globalização” foi adotado pelos países pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados. 
As inovações tecnológicas, principalmente nas áreas de telecomunicação e informática, foram primordiais nesse processo. A partir destas, foi possível o compartilhamento de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo. 
Com o surgimento da globalização, nota-se o egocentrismo e individualismo presente nas pessoas, pois priorizam o consumismo e profissionalismo em detrimento de qualidade, estabilidade e sociabilidade. Um exemplo relacionado a ética e política no Brasil, é o aumento descabido do salário do judiciário, deputados, enquanto a maior parcela da população ganha um salário mínimo e passa por dificuldades para manter um padrão de vida estável. 
A industrialização ampliou o consumo e como consequência disso, o desmatamento do meio ambiente, exploração de recursos naturais, a poluição dos solos e do ar atmosférico. O mundo globalizado desrespeita a ética ambiental: as empresas não estão interessadas em sustentabilidade e o consumismo é a preferência. 
Globalização econômica está associada à exclusão social. Há um avanço dos meios tecnológicos e de informações, porém essa expansão não atinge toda a população do planeta, o que acarreta na concentração de riquezas para os mais ricos, impedindo a soberania social dos mais pobres. 
A clonagem é um mecanismo de reprodução de espécies de plantas ou bactérias. Um clone pode ser caracterizado como população de moléculas, organismos, ou células que foram originadas a partir de uma única célula e que são iguais à célula original. É um tema bastante discutido, pois esse sistema foi esquematizado para aumentar a produtividade e também escolher as características do ser produzido. Outro problema é a utilização de animais em experimentos, que retira o direito de vida dos seres. 
Nessa perspectiva, o mundo globalizado trouxe novos desafios para a ética, para a responsabilidade social, coletividade e para o exercício profissional. Porém, algumas soluções surgiram, como por exemplo, o trabalho voluntário e normas mais eficazes que protegem a dignidade humana.

Outros materiais