Buscar

A ginástica moderna começa a se estruturar na Europa em meados do século XIX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A ginástica moderna começa a se estruturar na Europa em meados do século XIX. Este período corresponde a um momento da sociedade muito associado ao pensamento denominado higienista, esta proposta visava a uma transformação na prática das atividades físicas que acompanhasse as mudanças das demais áreas da sociedade: um novo homem para uma nova sociedade. Que novo homem era esse?
	
	a.
	Um homem bem educado e que tivesse formação escolar para integrar uma sociedade democrática que necessitava da participação do cidadão em suas decisões.
	
	b.
	Um homem com corpo belo e definido, que pudesse se aproximar ao máximo do homem grego e que, como ele, tivesse uma formação abrangente, pautada nos valores cristãos.
	
	c.
	Um homem que fosse viril e atlético, que fosse cívico e saudável e que pudesse colaborar com a formação de uma nova sociedade.
	
	d.
	Um homem que estivesse preparado para atuar na limpeza e conservação das cidades, pois isso era muito importante para o bom desenvolvimento da sociedade.
	
	e.
	Um homem que atuasse na vida pública, que tivesse ideias progressistas e que pudesse intervir significativamente nas mudanças necessárias para a formação de uma nova sociedade.
0,3 pontos   
Pergunta 2
A terminologia da situação na qual o corpo faz referência com o espaço físico em que está situado aponta as seguintes denominações para os posicionamentos:
	
	a.
	colunas, fileiras, filas e sequências.
	
	b.
	colunas, fileiras, longitudinal e transversal.
	
	c.
	diagonal, transversal, fila e coluna.
	
	d.
	sequências, séries, diagonais e colunas.
	
	e.
	fila, fileira, colunas e diagonais.
0,3 pontos   
Pergunta 3
Assinale a alternativa correta.
I. O termo Turkunst corresponde à expressão que caracteriza o método criado por Jahn e que deu início ao que atualmente denominamos ginástica artística.
II. Guts Muths foi o criador da ginástica pedagógica na Alemanha, elaborando a proposta da ginástica educativa e introduzindo seu método no sistema escolar.
III. A ginástica sueca proposta por Ling preocupa-se em ser educativa e social, é importante que os praticantes sintam alegria ao praticá-la.
	
	a.
	V – V – F
	
	b.
	F – V – F
	
	c.
	V – V – V
	
	d.
	F – F – V
	
	e.
	V – F – V
0,3 pontos   
Pergunta 4
Em quais conhecimentos está pautado o pensamento higienista?
	
	a.
	Medicina, fisiologia e nas taxionomias dos exercícios.
	
	b.
	Anatomia, bioquímica e fisiologia.
	
	c.
	Medicina, fisiologia e história.
	
	d.
	Fisiologia, biomecânica e psicologia.
	
	e.
	Psicologia, medicina e biomecânica.
0,3 pontos   
Pergunta 5
Gymnastiké é o nome de onde deriva a ginástica, sua origem é grega e a definição corresponde à ação de exercitar-se para fortalecer e tornar o corpo ágil e forte. Os exercícios ginásticos eram compostos por corridas, saltos, lançamentos e lutas além de outras atividades. A partir do conteúdo estudado, qual era a importância da atividade física para os gregos?
	
	a.
	Os gregos consideravam a atividade física como parte fundamental de sua cultura, o exercício físico era parte importante da formação, principalmente dos homens.
	
	b.
	Eles valorizavam a atividade física, mas a ginástica não era muito importante, pois eles preferiam as danças e o teatro.
	
	c.
	A ginástica era para as mulheres e as crianças, os homens preferiam as lutas e a oratória.
	
	d.
	Os gregos achavam que a atividade física prejudicava o seu desenvolvimento intelectual então, homens que visavam às funções mais importantes da sociedade não praticavam atividade física.
	
	e.
	Os gregos consideravam a atividade física como parte fundamental de sua cultura, o exercício físico era parte importante da sociedade, homens e mulheres recebiam a mesma formação, que era iniciada a partir dos seis anos.
0,3 pontos   
Pergunta 6
Joahn Friedrich Ludwig Jahn é considerado o pai da ginástica alemã. Jahn criou um método de ginástica que incorporou o pensamento nacionalista e alterou vários termos utilizados originalmente, trazidos do grego para palavras de origem alemã, fazendo com isso uma valorização da cultura e uma adequação de seus ideais nacionalistas. A disciplina e a exigência técnica para a execução dos exercícios era uma marca característica desta proposta. Jahn acreditava que a postura e a correção corporal se refletiriam da mesma forma no caráter de seus alunos. Uma das principais características da ginástica proposta por Jahn era:
	
	a.
	a utilização da música e dos aparelhos corda, maça, fita, bola e arco.
	
	b.
	a criação e a adaptação de aparelhos já utilizados pelos treinamentos militares, que foram aplicados às práticas cotidianas de seus alunos.
	
	c.
	a elaboração de circuitos de atividades físicas intensas e repetitivas, realizadas em três partes, com intervalo de 30 minutos entre cada um deles.
	
	d.
	a adaptação e a criação de materiais que pudessem servir de base para todas as manifestações motoras, de maneira bastante criativa e autônoma.
	
	e.
	a possibilidade de executar livremente as séries e também os aparelhos, desde que o elemento postural fosse respeitado e os movimentos fossem inéditos e criativos.
0,3 pontos   
Pergunta 7
O método é uma proposição pautada em elementos de caráter científico, que visa a orientar a prática da atividade de modo mais controlado e efetivo, com objetivo de otimizar os resultados obtidos. Os métodos das diferentes escolas europeias caracterizavam-se, então, como prescrições de atividades, com caráter de singularidade, uma vez que foram elaborados com objetivos específicos e direcionados a determinados públicos, por exemplo, mulheres, alunos, forças militares, trabalhadores, entre outros. Qual dos métodos ginásticos foi elaborado para ser implantado nas escolas?
	
	a.
	Método sueco.
	
	b.
	Método francês.
	
	c.
	Método dinamarquês.
	
	d.
	Método austríaco.
	
	e.
	Método natural.
0,3 pontos   
Pergunta 8
O princípio da sistematização das ginásticas exigiu que as práticas corporais se distanciassem o máximo possível das manifestações populares, das festas e dos divertimentos. Neste sentido, foram criados métodos que propunham a prática da ginástica de forma séria e rígida, valorizando a beleza do gesto e do movimento, que era um conceito fundamental para os gregos. O método é uma proposição pautada em elementos de caráter científico, que visa a orientar a prática da atividade de modo mais controlado e efetivo, visando otimizar os resultados obtidos, neste sentido, surgem em diferentes partes da Europa sistematizações de atividades físicas. Por que houve a necessidade de tantos métodos?
	
	a.
	Porque cada um dos autores quis deixar a sua marca, o mais importante era deixar seu nome gravado na história.
	
	b.
	Porque cada método foi criado para atender à necessidade de cada realidade a ser atendida, pois o método prescreve a atividade com objetivos específicos e destinados a determinado público (mulheres, alunos, militares, trabalhadores etc.).
	
	c.
	Porque era necessário que as pessoas conhecessem a diversidade das propostas para a atividade física, pois é necessário variar o tipo de prática para um melhor desenvolvimento físico.
	
	d.
	Porque não havia consenso entre os autores dos métodos, então, cada um criou o seu para que pudesse representar uma determinada forma de abordagem da prática de atividades físicas.
	
	e.
	Para que tivesse uma grande divulgação das práticas e das possibilidades de exercício físico, desta forma, as pessoas poderiam escolher as que mais lhes agradassem.
0,3 pontos   
Pergunta 9
Quais foram as três principais escolas europeias que influenciaram o início da ginástica no Brasil?
	
	a.
	Método inglês, método sueco, método francês.
	
	b.
	Método sueco, método francês, método dinamarquês.
	
	c.
	Método alemão, método suíço, método sueco.
	
	d.
	Método francês, método alemão, método sueco.
	
	e.
	Método dinamarquês,método inglês, método sueco.
0,3 pontos   
Pergunta 10
Qual era o principal objetivo do método francês?
	
	a.
	Desenvolver as capacidades físicas e artísticas dos participantes.
	
	b.
	Estimular a criatividade dos alunos.
	
	c.
	Moldar a moral e a resistência física dos alunos.
	
	d.
	Estimular a prática de atividade física e construção coletiva.
	
	e.
	Valorizar a cooperação e a diversidade das práticas corporais.

Outros materiais