Buscar

2 questoes introduçao a geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Introdução à Geografia Leia o fragmento de texto a seguir: 
10/04/2018 AVA UNIVIRTUS
file:///C:/Users/KELLY/Desktop/AVA%20UNIVIRTUS.html 2/4
“A Geografia como área de conhecimento sempre expressou (desde sua autonomia) sua preocupação com a busca da compreensão da relação do homem com o meio (entendido como entorno natural). ” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SUERTEGAFRAY , Dirce Maria Antunes. Espaço Geográfico Uno e Múltiplo. Scripta Nova: Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales. n.93. Universidad de Barcelona. 2001. < http://www.ub.edu/geocrit/sn-93.htm>. Acesso em: 10. jan. 2017. De acordo com os conteúdos do texto-base Geografia Física e Geografia Humana: uma dicotomia superada?, é possível dizer que o espaço pode ser considerado o objeto de estudo da geografia. Sendo assim, quais são as relações estudadas pela geografia a partir do espaço? Leia as alternativas a seguir e assinale aquela que responde a essa pergunta de forma correta:
A São as relações sociais e naturais.
 Você acertou! “A Geografia é a ciência das relações espaciais, sendo seu objeto de estudo o espaço, o qual essa razão engloba o social e o natural, ocupando lugar intermediário entre as ciências sociais e naturais”. (Texto-base, p.41) 
B São as relações entre tempo e espaço.
 C São as relações entre biodiversidade e ciência.
 D São as relações entre saúde humana e espaço.
E São as relações humanas e de trabalho
Questão 2/2 - Introdução à Geografia Considere a citação a seguir: “Desta forma, num mesmo espaço coabitam tempos diferentes, tempos tecnológicos diferentes, resultando daí inserções diferentes do lugar no sistema ou na rede mundial (mundo globalizado), bem como resultando diferentes ritmos e coexistências nos lugares. Constituindo estas diferentes formas de coexistir, materializações diversas, por consequência espaço (s) geográfico (s) complexo (s) e carregado (s) de heranças e de novas possibilidades”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SUERTEGAFRAY , Dirce Maria Antunes. Espaço Geográfico Uno e Múltiplo. Scripta Nova: Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales. n.93. Universidad de Barcelona. 2001. < http://www.ub.edu/geocrit/sn-93.htm>. Acesso em: 10. jan. 2017. Considerando a citação anterior e, a partir dos conteúdos do texto-base Geografia Física e Geografia Humana: Uma dicotomia superada?, analise as assertivas a seguir, sobre a formação do geógrafo: 
A especialização do profissional está diretamente relacionada ao poder de síntese do profissional da geografia e, portanto, deve ser evitada.
 II. A perda, por parte dos geógrafos, da visão global que a geografia permite, pode ser atribuída à formação dicotomizada do profissional nas instituições de ensino superior. III. Dada a sua visão mais global e sintética da realidade, o geógrafo é o profissional capaz de fazer interrelações entre diversos dados. São corretas as assertivas:
A I, II e III. B I e II, apenas.
C
II e III, apenas Você acertou!
 A assertiva I é FALSA e as assertivas II e III são VERDADEIRAS. “A especialização não implica perda do poder de síntese, mas aprofundamento em um campo específico calcado em uma fundamentação global que a geografia, como ciência, oferece”. (Texto-base, p. 44) “A visão global que a Geografia permite não é perdida na especialização, mas pelos próprios geógrafos, o que pode estar associado à formação bastante dicotomizada nas grandes universidades [...]”. (Texto-base, p. 44) “[...] os geógrafos terem uma visão mais global e sintética da realidade, tendo, portanto, a capacidade de inter-relacionar os mais diversos dados, demonstrando portanto, uma preocupação com o conjunto, não alcançada por especialistas de outras áreas”. (Texto-base, p. 44)
D II, apenas.
E III, apenas.

Outros materiais