Buscar

ED de Morfologia Básica - Embriologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido – Embriologia –​ Fonoaudiologia
 
Qual é a origem celular dos gametas? Explique o processo. 
Os gametas são derivados das células germinativas primordiais, que se formam no epiblasto durante a segunda semana embrionária e migram até a parede do saco vitelínico. As CGPs se multiplicam por mitose durante o processo de migração, a maioria das CGP irá povoar a região da parede corporal que dará origem as gônadas. Ao chegarem às gônadas as CGPs ainda se multiplicando por mitose por um tempo e então iniciam a gametogênese.
Aonde acontece a gametogênese feminina? E a masculina? 
A gametogênese feminina ocorre nos ovários e a gametogênese masculina ocorre nos testículos.
Explique porque é importante a meiose durante o processo de gametogênese.
A meiose é importante para manter constante o número de cromossomos característico de cada espécie, variabilidade genética através da seleção ao acaso dos cromossomos maternos e paternos e recombinação do material genético (Crossing-over).
Descreva a espermatogênese.
É a sequência de eventos pelos quais as espermatogônias são transformadas em espermatozoides maduros. Este processo inicia-se no interior das gônadas masculinas, os testículos durante a puberdade.
O que é espermiogênese? Descreva-a
É o processo de transformação das espermátides em espermatozoides. Ocorre redução do tamanho do núcleo, reorganização do citoplasma, conversão do Complexo de Golgi em acrossomo, formação do flagelo, organização das mitocôndrias e fagocitose dos resíduos (corpo residual) pelas células de Sertoli.
Qual a origem e quais as funções das células de Sertoli?
A microscopia eletrônica revela que as células de Sertoli possuem abundante retículo endoplasmático liso, pouco retículo endoplasmático rugoso, um aparelho de Golgi bem desenvolvido, numerosas mitocôndrias e lisossomos. Suas funções são: Dar suporte e nutrir as células do túbulo seminífero, transportar nutrientes para a região do lúmen do túbulo (que é avascular), eliminação de restos da espermiogênese, secreção de fluidos do lúmen, manutenção e coordenação da espermatogênese (produção da proteína ligadora de andrógenos), produção de inibina que diminui a liberação de FSH pela hipófise, desacelerando a espermatogênese.
Qual a importância das células de Leydig para o processo de espermatogênese? 
A testosterona produzida pelas células de Leydig é essencial para o desenvolvimento e a manutenção da espermatogênese e das características masculinas.
Faça um esquema do espermatozoide:
Imediatamente após a liberação no lúmen do túbulo seminífero, o espermatozoide é capaz de fertilizar o ovócito? Justifique. 
Não. Os espermatozoides recém- ejaculados são incapazes de fecundar ovócitos. Os espermatozoides precisam passar por uma capacitação que dura em média 7 horas, após a capacitação no trato genital feminino os espermatozoides não mudam morfologicamente, mas tornam-se mais ativos.
 Defina capacitação. Qual a sua importância?
Capacitação é o processo final de maturação do espermatozoide. Sua importância consiste principalmente em alterações na estrutura do acrossoma que permitem a liberação de enzimas necessárias para a penetração na zona pelúcida (reação acrossômica), mudanças na membrana plasmática do espermatozoide que aumentam a afinidade pela zona pelúcida permitem ao flagelo do espermatozoide se tornar mais ativo. Os espermatozoides são capacitados no útero ou nas tubas uterinas por substâncias secretadas do trato genital feminino.
Qual a diferença entre folículo primordial, primário, em crescimento e de Graaf?
O folículo primordial é um conjunto de células epiteliais achatadas que iniciam sua formação com 18 semanas de vida intrauterina. O folículo primário consiste em uma camada de células cuboides ou colunares. Já o folículo secundário ou em crescimento é um conjunto de células de epitélio estratificado e o folículo terciário ou de Graaf é o folículo maduro circundado por células que delimitam uma cavidade cheia de líquidos (antro).
Que estrutura produz estrogênio e progesterona, respectivamente? 
O estrogênio é produzido pelo folículo ovariano em maturação e a progesterona é produzida pelo corpo lúteo.
Em que consiste a zona pelúcida? Quais as suas funções?
A zona pelúcida é uma camada de material glicoproteico amorfo. Cuja função é bloquear a polispermia, impedir a implantação prematura, iniciar o processo de reação acrossômica e atua como barreira espécie específica (não tão restrita quanto em invertebrados).
De que forma a não disjunção cromossômica contribui para anomalias cromossômicas?
Durante a gametogênese, algumas vezes os cromossomos homólogos não se separam, como resultado desse processo alguns gametas têm 24 cromossomos e outros 22 cromossomos. Se durante a fecundação 1 gameta com 24 cromossomos se unir com 1 gameta normal com 23 cromossomos, será formado um zigoto com 47 cromossomos (trissomia). E se 1 gameta com 22 cromossomos se unir com 1 normal, será formado 1 zigoto com 45 cromossomos (monossomia).
 O que é o corpo lúteo, como se forma? Qual a função do corpo lúteo num ciclo normal e num ciclo gravídico? 
Corpo lúteo é uma estrutura endócrina temporária formada após a ovulação. Sua formação se dá a partir da organização das células da teca interna e das células foliculares que permanecem no ovário. A principal função do corpo lúteo é secretar progesterona que atua sobre a mucosa uterina, estimulando a secreção de suas glândulas e preparando o útero para uma eventual gravidez. Não ocorrendo fecundação, o corpo lúteo permanece por 13 dias (fase secretória do ciclo menstrual), degenera e sofrem autólise. 
 O que impede que mais de 1 espermatozoide fecunde o ovócito secundário?
A zona pelúcida tem função de barreira que permite a passagem de só um espermatozoide. Após a fertilização, ela é modificada impedindo a entrada de outros espermatozoides. 
 Quais sinais guiam os espermatozoides capacitados para o local da fecundação?
O gradiente quimioatrativo e a temperatura.
 Caracterize e diferencie o embrião nas fases de clivagens, de mórula e de blastocisto? Que nome tem o embrião no momento da nidação?
Durante a clivagem o embrião não cresce e continua com zona pelúcida, na fase de mórula o embrião possui entre 16 e 32 células e é o primeiro estágio de desenvolvimento embrionário. O blastocisto é um embrião com 5 ou 6 dias e aproximadamente 200 células, o blastocisto representa o estágio de desenvolvimento prévio à implantação no útero. O embrião durante a nidação chama-se blastocisto.
 Qual a estrutura responsável pela produção da gonadotrofina coriônica humana (hCG)? Qual a função deste hormônio?
O hCG é produzido pela placenta. Impede a destruição do corpo lúteo e estimula a produção de esteroides.
O disco embrionário bilaminar é composto por quais folhetos? E o disco embrionário trilaminar? 
O disco bilaminar é composto por epiblasto e hipoblasto. E o disco trilaminar é composto por endoderma, mesoderma e ectoderma.
 O que é e como ocorre a gastrulação? Qual o tecido que dá origem às 3 camadas germinativas? (Não esquecer de falar da linha primitiva):
A Gastrulação é a conversão do disco embrionário bilaminar em um disco trilaminar, inicia-se com a formação da linha primitiva. O desenvolvimento das camadas germinativas ocorre pela movimentação das células epiblásticas através da linha primitiva para dentro do embrião: Ectoderma, mesoderma e endoderma.
Como se forma a notocorda? Indique as duas principais funções da notocorda.
A notocorda surge pela transformação do bastão celular do processo notocordal. O assoalho do processo notocordal funde-se com o endoderma e degeneram. Ocorre então a proliferação de células notocordais a partir da extremidade cefálica, a placa notocordal se dobra e forma a notocorda. A notocorda tem como função: Definir o eixo do embrião e ser base para a formação do esqueleto axial.
 O que ocorre com o potencial de diferenciação e aespecialização das células no decorrer do desenvolvimento embrionário?
A diferenciação celular é o processo em que as células de um organismo sofrem transformações em sua forma, função e composição, tornando-se tipos celulares especializados. A vida inicia-se pela fecundação de um óvulo por um espermatozoide. Essa primeira célula formada inicia o processo de divisão até chegar à fase de oito células, na qual recebem a denominação de células-tronco. Todas essas células, se colocadas no útero, apresentam potencial de desenvolver um ser completo.  Quando o embrião possui aproximadamente 100 células (o blastocisto – cinco dias após a fecundação), ocorre a primeira diferenciação: as células que encontram-se na parte externa se diferenciam e  tornam-se responsáveis pela formação dos anexos embrionários,  já a massa interna é composta por células-tronco – capazes de formar todos os tecidos, no entanto, não possui mais a capacidade de formar um ser completo.
 Indique dois derivados do ectoderma, do mesoderma e do endoderma.
Ectoderma: Epiderme, sistema nervoso central, retina. Mesoderma: tecido conjuntivo, vasos, tecido muscular. Endoderma: Epitélio das vias respiratórias e do trato intestinal.
 O que é e como se forma a placa neural? 
É uma placa espessada de células ectodérmicas, formada por indução do nó primitivo.
 O que é neurulação? Quais os 3 derivados do ectoderma após este processo?
É o processo de formação do tubo neural. Placa neural, tubo neural e crista neural.
 O que são células da crista neural? Qual a sua origem? Indique alguns dos 
seus derivados. 
São células desprendidas da superfície da região de fusão das pregas neurais que migram para as laterais do tudo neural. Elas têm origem no tubo neural. Alguns dos seus derivados são: Neurônios e células gliais dos gânglios craniais, melanócitos da pele, células parafoliculares da tireoide, ossos do ouvido médio, adipócitos e células da derme, meninges e ossos do crânio.
 Em que consiste a transição epitélio-mesenquimal? Cite um momento em que ocorre e explique sua importância.
A transição epitélio-mesenquimal é um processo biológico que permite que uma célula epitelial polarizada, que normalmente interage com a membrana basal por meio de sua superfície basal, sofra modificações bioquímicas, moleculares e morfológicas, as quais resultam na aquisição de um fenótipo de célula mesenquimal, cuja capacidade de migração, invasão, resistência a apoptose aumenta. Durante a embriogênese, o epitélio é bastante plástico, sendo capaz de se modificar para mesênquima e vice-versa. Mesmo após a sua completa diferenciação o epitélio retém a capacidade de modificar seu fenótipo sob a influência de estresse patológico ou associado ao reparo tecidual.
 Uma célula de mesoderma tem potencial de se diferenciar em célula muscular, 
mas células ectodérmicas não são capazes de seguir tal caminho. Certo ou errado? Por que?
 Quais são os 2 principais fenômenos da quarta semana de desenvolvimento? 
Dobramento do embrião, diferenciação dos somitos e formação do tubo neural a partir da placa neural. 
 Que fatores levam ao fechamento do embrião? Em que consiste o padrão corporal “tubo dentro de um tubo”? Descreva 
O dobramento ocorre porque a velocidade de crescimento nas laterais do disco embrionário não acompanha o ritmo de crescimento do eixo maior, enquanto o embrião aumenta rapidamente seu comprimento. A formação da cabeça, da cauda e das dobras laterais é uma sequência contínua de eventos que resulta numa constrição entre o embrião e o saco vitelino. O embrião formado será “um tubo dentro de um tubo” no qual o tubo ectodérmico externo forma a pele, e o tudo endodérmico interno formam o intestino. Preenchendo o espaço entre esses dois tubos está a mesoderme. 
 O que são os somitos? Onde se localizam? Cite um exemplo de como se desenvolve.
Os somitos são estruturas segmentadas derivadas do mesoderma paraxial. O somito controla as vias das células da crista neural e da migração dos axônios motores, e, portanto, é responsável pela segmentação do sistema nervoso periférico.
 Como se forma o tubo cardíaco primitivo?
O acúmulo de células mesenquimais esplâncnicas ventrais ao celoma pericárdico leva à formação dos cordões angioblásticos, que se canalizam e formam os dois tubos endocárdicos. Com o dobramento lateral do embrião, esses tubos se fundem para formar um único tubo cardíaco. Essa fusão começa na extremidade cranial e se estender caudalmente, entre o 22º e 28º dia de desenvolvimento. 
 Como e quando se forma o tubo digestório primitivo?
O intestino primitivo forma-se durante a 4ª semana, quando as pregas cefálica, caudal e laterais incorporam a porção dorsal do saco vitelino no embrião. O tubo digestivo esta fechado na sua extremidade cranial pela membrana bucofaríngea e na sua extremidade caudal pela membrana cloacal no início da quarta semana. Posteriormente, as membranas bucofaríngea e cloacal se rompem e estabelecem a comunicação do tubo digestivo com o exterior do embrião. O tubo digestivo é revestido na sua maior porção pelo endoderma, exceto nas suas extremidades – a cavidade bucal primitiva e a cavidade anal – que são revestidas por ectoderma. O endoderma do intestino primitivo origina a maior parte do epitélio e das glândulas do trato digestório. O endoderma especifica informações temporais e posicionais essenciais para o desenvolvimento do intestino. Os tecidos muscular, conjuntivo e as outras camadas da parede do trato digestivo são derivados do mesênquima esplâcnico que circunda o intestino primitivo. Ele divide-se em: intestino anterior, intestino médio e intestino posterior.
� PAGE \* MERGEFORMAT �5�

Outros materiais