A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
anatomia 2 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Vasos sanguíneos são as veias, artérias e capilares . As veias transportam o sangue venoso dotado de gás carbônico. As artérias conduzem o sangue venoso arterial oxigenado, e os capilares são pequenas ramificações que ligam veias e artérias. 
Estruturas do coração
O coração tem forma de um cone a ponta é chamada de ápice do coração e a parte superior é chamada de base. O coração fica apoiado no tórax em um espaço chamado mediastino na posição em que o ápice é virado pra esquerda para frente e para baixo.
Sistema cardiovascular
É um sistema fechado, constituído por vasos e por uma bomba percussora (coração) que tem como função impulsionar o sangue por toda a rede vascular (aproximadamente 100 mil quilômetros de vasos sanguíneos. A circulação permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás, oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos.
Camadas do coração
Pericárdio fibroso é um tecido que reveste a parede do coração, sua função é revestir e proteger o coração. A face interna do pericárdio fibroso e revertido por uma membrana serosa, ou seja que apresenta duas lâminas que é chamado pericárdio seroso parietal e é denominado camada visceral do pericárdio seroso.
Miocárdio 
É a camada mais espessa do coração é composto por músculos estriado cardíaco, esse músculo que permite que o coração se contraia e , portanto impulsione sangue, ou seja, o force para o interior dos vasos sanguíneos.
Endocárdio
É uma camada mais interna do coração, é uma fina camada de tecido composto por epitélio pavimentoso .O endocárdio também reveste as valvas e é continuo como o revestimento que entram e saem do coração.
Vasos do coração 
O sangue que drena da cabeça que vai chegar ao coração, ele chega ao átrio direito, por meio da veia cava superior e por meio da veia cava inferior, ou seja, o encontro das duas veias cavas inferior e superior se dar no átrio direito, então o sangue chega no átrio direito do ventrículo direito, então o sangue chega no átrio direito ele passa para o ventrículo direito, do ventrículo direito ele sai do coração para ir para o pulmão pela artéria tronco pulmonar. Ela se divide em duas artéria pulmonar esquerda e artéria pulmonar direita. As artérias pulmonares conduzem o sangue para os pulmões onde vai acontecer a troca gasosa( hematose) dai o sangue volta ao coração pelo átrio esquerdo, os vasos que chegam no átrio esquerdo: veia pulmonar esquerda superior e a veia pulmonar esquerda inferior e tem mais duas veias, a veia pulmonar direita superior e veia pulmonar direita inferior. Então o encontro da veia pulmonar esquerda inferior mais a veia pulmonar direita 
Superior, se dar no átrio esquerdo do átrio esquerdo o sangue sai e vai para o ventrículo esquerdo, do ventrículo esquerdo o sangue sai novamente por uma artéria só que agora pela artéria Aorta. A artéria é dividida em ascendente porque está no arco da artéria 
 
A. Subclávia 
A. subclávia braquial 
A. radial + ulnar 
A. Palmar 
-----------------------------------------------------------------------
A.Torácia 
A.inguinal
A.Poplítea 
A.tibial+ A. pedial 
Pequena circulação ou circulação pulmonar / V.D até o A.E
Pequena circulação consiste em: coração e os pulmões, ela começa no ventrículo direito dai o sangue sai pela artéria tronco pulmonar passando pelas valvas semilunares do tronco pulmonar da artéria tronco pulmonar, o sangue então passa para artéria pulmonar esquerda e pela artéria pulmonar direita chegando assim nos pulmões onde acontece a troca gasosa (hematose)
Uma vez ocorrida a troca gasosa o sangue vai voltar para o coração só que agora vai voltar para o átrio esquerdo através das veias pulmonares ; esquerda superior e esquerda inferior e direita superior e esquerda inferior chegando então ao átrio esquerdo. Assim acontece a pequena circulação.
Grande circulação ou circulação sistêmica/V.E até A.D
Consiste em coração corpo todo coração , ela tem inicio, no ventrículo esquerdo, dai o sangue é bombeado pela Aorta. Na artéria Aorta eles vão passar pelas valvas semilunar da Aorta, esse sangue vai se distribuir pelo todo o corpo e vai retornar ao coração só que dessa vez ao átrio direito, através da veia cava superior e da veia cava inferior terminando então no átrio direito a grande circulação.
Sistema arterial 
Túnica externa: é composta basicamente por tecido conjuntivo. Nesta túnica encontramos pequenos filetes nervosos e vasculares que são destinados à inervação e a irrigação das artérias. Encontrada nas grandes artérias somente.
Túnica média: é a camada intermediária composta por fibras musculares lisas e pequena quantidade de tecido conjuntivo elástico. Encontrada na maioria das artérias do organismo
Túnica íntima: forra internamente e sem interrupções as artérias, inclusive capilares. São constituídas por células endoteliais.
Sistema venoso
É constituído por tubos chamados de veias que tem como função conduzir o sangue dos capilares para o coração. As veias, também como as artérias, pertencem a grande e a pequena circulação, Podendo ser classificada em:
 sistema venoso periférico é composto pela maioria das veias do organismo, ele tem a função de irrigar todos os tecidos.
Sistema venoso podem ser classificados em:
sistema venoso profundo localizam-se abaixo da fáscia profunda da perna e da coxa, que, juntamente com os músculos, lhes dão proteção.
veias superficiais, localizadas acima da fáscia profunda da perna e da coxa e no interior do tecido celular subcutâneo, se iniciam no pé. No seu trajeto ascendente ao longo do membro inferior, formam as duas principais veias do sistema venoso superficial: a veia safena magna e a veia safena parva.
Sistema linfático
é uma rede complexa de órgãos linfoides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático, O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores.
Possui três funções inter-relacionadas: 
Remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais; 
Absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório; 
Produção de células imunes (como linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos conhecidas como plasmócitos). 
Circulação Linfática 
A circulação linfática é responsável pela absorção de detritos e macromoléculas que as células produzem durante seu metabolismo, ou que não conseguem ser captadas pelo sistema sanguíneo. 
sistema linfático
O baço, os linfonódos (nódulos linfáticos), as tonsilas palatinas (amígdalas), a tonsila faríngea (adenoides) e o timo (tecido conjuntivo reticular linfóide rico em linfócitos) são órgãos do sistema linfático.
Sistema digestivo
Um longo tubo, com cerca de 9 metros, é capaz de levar o alimento até o ânus. Ela se inicia na boca através da mastigação e saliva formando um bolo alimentar. A língua é responsável por empurrar o bolo até a faringe, que passa pelo esôfago e depois para o estômago, num processo chamado deglutição. Quando o bolo atinge o estômago, ele passa por diversos processos químicos dos quais são retirados os nutrientes necessários para o corpo. A água do corpo humano e os sais minerais não são absorvidas durante a digestão e grande parte deles são absorvidos no intestino delgado. Esse último conecta-se com o intestino grosso, finalizando com o ânus, por onde as fezes são eliminadas.
Esse sistema é responsável por fazer a ingestão, digestão, absorção e eliminação dos alimentos. Ele é composto por um
 longo tubo que contém os principais órgãos e glândulas do processo digestivo.
⇒ Boca; 
É por onde os alimentos entram para percorrer o tubo digestivo.
⇒ Faringe;
 Estrutura localizada antes do trato digestório e liga a boca até o esôfago
⇒ Esôfago
Estrutura responsável por levar o alimento ao estômago e liga a faringe até o estômago. Está localizado após a traquéia e auxilia