Buscar

A Importância do Teatro na Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TEATRO
 O teatro é uma arte em que um ator ou um grupo de autores elucida uma história, com auxílio de técnicos e dramaturgos, e tem como finalidade apresentar uma situação e despertar sentimentos ao público. A palavra é definida de duas formas, o local onde são realizadas várias formas de arte; que é um exercício de cidadania que amplia o repertório cultural de qualquer pessoa, além de estimular e desenvolver habilidades; e a própria arte. Nele também são trabalhados outros tipos de arte, como a dança, artes visuais e música. 
 Ele é de extrema importância e fundamental na educação; há inúmeras vantagens dessa modalidade inserida na teoria e principalmente na pratica para o desenvolvimento cognitivo e afetivo do ser humano. As crianças de todas as idades, adolescente, adultos, são abundantemente estimuladas de varias formas durante a execução dessa atividade, aqui daremos enfoque ao teatro inserido no contexto escolar, em crianças e jovens: ele desenvolve a linguagem, a capacidade de representação, o “como se”, fingir ser alguém e praticar a empatia se colocando no lugar de outra pessoa, aprende a se expressar melhor em relação a outros e a si mesma, trabalha a criatividade e imaginação, eles se envolvem mais com as pessoas e trabalha a socialização, a oralidade, o vocabulário, expressão corporal, coordenação, improvisação, aprenderá a impor sua voz e falará melhor em publico.
 É relevante considerar a riqueza de se ter realmente essa pratica frequente no âmbito escolar; pois além de tudo, os alunos estarão brincando. O teatro é o verdadeiro faz de conta, se for uma criança, por exemplo: estará trabalhando o lado lúdico; se for um pouco maior relembrará a incrível sensação que é essa brincadeira maravilhosa e indispensável na nossa infância; proporcionando um olhar diferenciado de mundo, ver as partes com o todo, é pensar e repensar o mundo em que se vive não ficando preso á apenas um ponto; sentindo a própria autonomia. Ao se entrar em contato com esse novo mundo fica evidente o acesso a sentimento, sensações, percepções e compreensão de mundo; exatamente ao se ler um texto teatral, um jogo, interpretar um personagem, assistir á um espetáculo, etc.
 De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a polivalência das linguagens (teatro, música, artes visuais e teatro), é indispensável no currículo escolar, cabendo a escola qual modalidade implementar e o momento mais oportuno para cada serie.
 A escola que agrega o teatro em suas atividades ocasiona aos alunos crescimento cultural que o conduz além da sala de aula, motivando e despertando uma aprendizagem prazerosa, construindo o desejo de se aprender; quando é adequadamente estruturado e acompanhado, ajuda o docente a perceber atributos da personalidade do aluno, do seu comportamento individual e realização de convívio em grupos grupo, facilitando um melhor direcionamento para a realização do trabalho pedagógico em sala. O professor tem um papel muito importante para o processo de ensino aprendizagem das Artes em geral, pois é em sala de aula que é apresentado a Arte para as crianças, onde elas devem ter os primeiros contatos com a teoria e pratica; também é fundamental que este tenha bases e estrutura forte quanto a sua formação em relação a arte; pois atualmente as formações são, ainda, bem fracas.
 
A história da luta pelo estabelecimento do teatro na escola é um ponto muito importante para esse processo de formação do professor. É a partir dai que o professor terá a consciência de como é importante o ensino da Arte na escola. Muitos professores que não tem esse conhecimento sobre arte acabam usando modelo da escola tradicional ou nova, que enfatizam apenas a imitação e memorização da arte, além de uma relação de soberanidade do professor para com o aluno, uma relação vertical, de cima para baixo é necessário haver uma mudança: Trabalhar se apoiando na metodologia da escola progressista que se fundamenta nas ideias de Paulo freire ao querer uma analise critica de mundo e realidade, uma problemática social e relação igual de aluno para professor, constrói o conhecimento através das experiências sociais, uma antropologia política e uma epistemologia histórico-cultural onde é necessário que conheça a histórica de sua prática, para que ele se perceba inserido no processo sócio-histórico-cultural, que faça o permitir construir a sua identidade funcional, e assim, as crianças se descobrirem também; deve ser inovador e aprender com o aluno e com o mundo e deve ser capacitado para poder trabalhar com Arte na escola de uma maneira eficaz, pratica e baseada no modelo progressista de aprendizagem; Por esse motivo é interessante refletir o papel do educador Para que no futuro o teatro na educação assuma seu verdadeiro papel, é preciso a preparação dos professores e o apoio governo; a formação de professores capacitados para desenvolver esse trabalho é fundamental pois é muito

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais