Buscar

Defina e dê um exemplo de contracondicionamento e dessensibilização sistemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Defina e dê um exemplo de contracondicionamento e dessensibilização sistemática
Contradicionamento consiste em condicionar uma resposta contraria aquela produzida pelo estimulo condicionado. Se um de terminado cs elicia uma resposta de ansiedade, o contra condicionamento consistiria em emparelhar esse CS a um outro estimulo que elicie relaxamento (uma massagem por exemplo). 
Dessensibilização sistemática- consiste em dividir o procedimento de extinção em pequenos passos. Em outras palavras, é uma técnica que consiste em expor o individuo gradativamente a estímulos que eliciam respostas de menor magnitude até o estimulo condicionado original. 
o contracondicionamento (emparelhamento de estímulos que eliciam respostas contrárias àquelas produzidas pelo estímulo condicionado), a dessensibilização sistemática é uma técnica muito eficaz para suavizar o processo de extinção de um reflexo condicionado e amenizar o sofrimento do indivíduo. Com base na generalização respondente, tal técnica consiste em dividir o procedimento de extinção em pequenos passos, ou seja, consiste em expor o indivíduo gradativamente a estímulos que eliciam respostas de menor magnitude até o estímulo condicionado original.

Outros materiais