Buscar

aula 12 - exercicios mcu

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Exercícios – Aula 12 – MCU
1. Um estudante que pesa 700 N está sentado em uma roda gigante em movimento. Noponto mais alto, o módulo ca força normal exercida pelo assento sobre o estudante é550 N.a) O estudante se sente mais leve ou mais pesado neste ponto?b) Qual é o módulo da força normal no ponto mais baixo?c) Quando o estudante está na altura média da roda gigante, quanto vale sua forçanormal? Quanto vale sua força centrípeta? Levante uma hipótese sobre a origemdessa força centrípeta.d) Se a velocidade da roda gigante é duplicada, qual será o valor de sua forçacentrípeta? Qual será o módulo da força normal no ponto mais alto e no ponto maisbaixo?2. Um carro passa com velocidade constante, de 70 km/h por uma colina circular e porum vale circular de mesmo raio, r = 100 m. A massa do motorista é 70 kg. 
a) Qual é a aceleração centrípeta do motorista na colina e no vale?b) Qual é a força centrípeta do motorista na colina e no vale?c) Qual é o módulo da força normal exercida pelo assento sobre o motorista quando ocarro passa pelo fundo do vale?d) Qual é o módulo da força normal exercida pelo assento sobre o motorista quando ocarro passa pelo alto da colina?3. Qual é a velocidade máxima com a qual um carro pode percorrer uma rotatória circularde raio 20 m, sem derrapar, se o coeficiente de atrito estático entre os pneus e o asfaltoé 0,7? No caso de pista está molhada, o coeficiente de atrito cai pela metade, nesse caso,qual é a velocidade máxima?
Respostas: 1. a) mais leve, b) 850 N, c) 700 N, 150 N, d) 600 N, 100 N, 1300 N. 2. a) 3,8 m/s2, b) 260 N, c)960 N, d) 440 N. 3. a) m = tg(ângulo) = 0,36. b) m = 0,57. 3. 12 m/s = 43 km/h, 8,4 m/s =30 km/h.

Outros materiais