Buscar

Avaliando o Aprendizado Toxicologia Aplicada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201407976711)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Fase toxicocinética consiste no movimento do agente tóxico dentro do organismo. É composta pelos processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Todos esses processos envolvem reações mútuas entre o agente tóxico e o organismo, conduzindo à disponibilidade biológica (biodisponibilidade). O processo da toxicocinética, pelo qual os agentes tóxicos atravessam as membranas e entram na corrente sanguínea, é denominado de:
		
	 
	Absorção
	
	Biotransformação
	
	Ativação metabólica
	
	Excreção
	
	Distribuição
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201407302593)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A eliminação de substâncias no leite materno tem importância toxicológica. Neste contexto avalie as proposições que se seguem. I -Substâncias básicas e não ácidas sofrem sequestro iônico no leite podendo ser administradas na criança durante a amamentação. II - Substâncias ácidas e não básicas sofrem sequestro iônico no leite podendo ser administradas na criança durante a amamentação. III - Substâncias básicas e ácidas sofrem sequestro iônico no leite podendo ser administradas na criança durante a amamentação. IV - Somente substâncias lipossolúveis são secretadas no leite. V - Substâncias hidrossolúveis de baixo peso molecular são secretadas no leite.
		
	 
	Somente as afirmativas I e V estão corretas.
	
	Somente as afirmativas II e V estão corretas.
	
	Somente a afirmativa IV está correta.
	
	Somente as afirmativas III e V estão corretas.
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201407302589)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	12) Com relação a excreção de uma dose elevada de ácido acetilsalicílico marque a opção correta:
		
	
	Uma diminuição do grau de ionização favorece a excreção;
	
	A diurese forçada é um procedimento seguro e pode ser utilizada para qualquer paciente;
	 
	A alcalinização da urina com bicarbonato de sódio intravenoso após intoxicação é um dos tratamentos que pode ser utilizado;
	
	O pH da urina não interfere na excreção de xenobióticos.
	
	A administração de uma dose diária de 2g de vitamina C por via oral, que acidifica a urina, pode melhorar o quadro de intoxicação;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408215073)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao receber pacientes intoxicados é importante avaliar os sinais vitais e mantê-los em parâmetros adequados. Devemos ainda, despender todo o esforço possível na tentativa de retirar do organismo a substância causadora da intoxicação. Para tal, dispomos de algumas medidas gerais, aplicáveis a quase todos os casos de intoxicação. A cerca dessas Medidas é INCORRETO, afirmar:
		
	
	Hemodiálise e Hemoperfusão são indicados em casos graves, casos com dosagem sérica em níveis letais, deterioração progressiva do quadro clínico a despeito de terapia adequada e casos de compostos com toxicidade retardada.
	
	Antídotos e Antagonistas, também têm indicações precisas. É importante que se conheçam as indicações e se pese a necessidade para cada caso. Além disso, devem ser conhecidas e respeitadas as doses para um composto, a fim de não se causar nova intoxicação ao paciente.
	 
	Laxativos ou agentes catárticos tem como principal exemplar a Terra de Füller, em solução a 20%. A dose utilizada é de 100 a 200 ml, até de 8 em 8 h, nas primeiras 24 h. Sua utilização tem importância em associação ao carvão ativado, nos casos de compostos de elevada toxicidade, diminuindo a chance de absorção por reduzir o tempo de contato com o trato gastrointestinal.
	
	Compostos de eliminação renal podem ter sua depuração aumentada por simples hiper-hidratação e uso de diuréticos potentes. Uma condição especial de hiperhidratação é a realizada nas intoxicações graves por barbitúricos (caráter ácido), quando também se provoca a alcalinização urinária.
	
	Carvão ativado deve ser empregado nas primeiras horas após a exposição ao agente toxicante. Seu mecanismo de ação consiste em reduzir a absorção de compostos tóxicos na luz intestinal.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408108642)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa que completa o fragmento a seguir: Os agentes tóxicos sistêmicos são substâncias que _____
		
	
	causam modificações genéticas.
	
	provocam lesões no local de contato com o indivíduo.
	 
	provocam efeitos tóxicos ao organismo em locais distantes ao de contato inicial.
	
	uma vez inaladas, causam asfixia.
	
	induzem a formação de tumores.

Outros materiais