Buscar

Reportagem EAD Claudia Gonçalves

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

COMO A TECNOLOGIA INFLUÊNCIOU NO AVANÇO DOS ESTUDOS
	Graduação a distância, por quais motivos esta modalidade tem sido adotada cada vez mais pelos estudantes.
�
Cláudia Gonçalves RU 1809217
Polo UNINTER SM
A milhões de anos atrás não se teria ideia que pinturas ruprestes seriam o início de tudo, foi a partir destas que começaram as primeiras tentativas de comunicação da humanidade.
Hoje em pleno século XXI o avanço se tornou tão grande que podemos nos comunicar com as pessoas do outro lado do mundo em tempo real. Este, não seria um grande avanço da nossa tecnologia?
Temos hoje nas faculdades de EAD a prova deste avanço tecnológico, estes cursos que há poucos anos atrás, somente quem tinha condições de frequentar um curso superior eram pessoas com alto nível financeiro e que tinham na grande maioria das vezes pais já formados, e a distância entre universidades eram enormes. 
Com este grande avanço no qual o computador e a internet são os maiores responsáveis por esta quantidade de faculdades ofertando diversos tipos de graduação e também a grande procura por parte dos alunos, atualmente as pessoas mostram ter um interesse maior em se aperfeiçoar na sua área de trabalho ou até mesmo se qualificando em uma nova profissão. 
As universidades se preocupam em oferecer cursos com custo financeiro acessível a todas as classes da sociedade e com uma formação de qualidade, onde os alunos podem utilizar o seu tempo livre para o estudo, utilizando em sua casa o seu computador com aulas transmitas via internet.
Os alunos por sua vez usam as tecnologias ao seu favor, para tornar os seus estudos mais produtivos, fazendo um curso superior sem precisar estar dentro de uma sala de aula, formando assim uma comissão de múltiplas vias, assim sendo, uma alternativa para superar limites de tempo e espaço.
A tecnologia neste caso está tão a favor das duas partes que se estabelece uma comunicação via videoaulas, gravadas que podem ser vistas e revistas quantas vezes os alunos acharem necessário.
Portais foram criados para que os interesses ou dúvidas fossem sanados ou debatidos por várias pessoas, com seus próprios objetivos.
Coisas que em um passado não muito distante se mostrava impossível de ser imaginado, se não fosse o fácil acesso por computadores, tablets e celulares, esta formação continuaria sendo feita de forma retrógada, como era feito no telecurso para conclusão do ensino médio e fundamental, com gravações de aulas transmitidas em programas de TV.
 A evolução tecnológica chegou, e com ela a forma de pensar sobre o sistema de educação mudou, sendo que agora o aluno interage com o professor através de uma sala de aula virtual.
Tema: a conexão dos livros ao virtual.
Muitas pessoas subestimavam um curso de graduação à distância, falavam que esta seria uma forma de “comprar” a certificado. Hoje o estudo EAD se mostrou sem dúvidas, um ensino de respeito em todo território nacional, com diversos cursos aprovados pelo Ministério da Educação (MEC).
O avanço da tecnologia e também o número grande de cursos oferecidos tem tornado o ensino EAD uma grande tendência para a educação no país. Existindo 1840 cursos à distância regulamentados no Território Nacional, com uma média de quase 520 mil alunos ativos matriculados (MENDONÇA, Bruno. 2016. s.p).
Tema: Indicadores de aumento do estudo a distância no Brasil.
Apesar da EAD não ser uma novidade, ela começou a ter maior reconhecimento na década de 90, onde teve maior adesão e aceitação por parte dos alunos, pelo fato do mercado de trabalho se tornar um ambiente mais competitivo, e para o país se tornar uma nação de com graduação superior, esta nova perspectiva de vida também se dá, pelo motivo da graduação a distância ser mais viável financeiramente.
Um dos fatores em desvantagem nesta modalidade de ensino é a evasão escolar por parte dos estudantes, principalmente, por sentirem-se prejudicados pela falta de um docente fisicamente. Mas a tecnologia virtual também se encarregou de tentar diminuir este impasse. Criando vídeos conferências, tele aulas, site onde professores e alunos podem se comunicar em um ambiente virtual, levando a universidade para pessoas que vivem distante do campus.
A educação a distância vem se mostrado ao longo dos anos eficiente e com um bom rendimento, considerando as notas do MEC, onde muitas faculdades alcançam uma boa média de ensino na avaliação realizada. Isso faz com que a educação ofertada se torne mais confiável.

Outros materiais