Buscar

O futuro da educação

Prévia do material em texto

O futuro da educação
 
 Arthur Pinheiro Machado
(Empresário e microempreendedor)
 
Arthur faz uma crítica a educação brasileira, que segundo ele enfrenta uma grave crise.
Ressaltando o desafio de educar jovens para o futuro para profissões que ainda não existem e prevê que mais de 53% dos atuais empregos deixarão de existir.
 Há um descompasso a medida que o modelo educacional que temos como base não atende as necessidades atuais em que o velho não morreu e o novo não nasceu
 A tecnologia crescente o homem produz maquinas superiores a nossa capacidade de adaptação e em paralelo nossas escolas não dominam os conteúdos enciclopédicos e ainda possui um modelo educacional pautado na decodificação e os alunos acabam sendo decodificados como peças de um fábrica em bons ou delinquentes esquecendo que todos são seres humanos que possuem potencial.
 Logo Pinheiro almeja ansioso o encerramento do atual sistema educacional, sendo acompanhado iluminismo capaz de formar cidadão aptos a desenvolverem seus dons e contribuírem com todos, a medida em que buscam a sua felicidade e a do próximo.
 Logo não devemos ter desprezo pelo modelos educacionais que passaram, mas sim utiliza-los como modelo não a ser seguido à risca mas de ser melhorado e repensado, deixando de lado o que deu errado e tomando como modelo os pontos positivos, afinal os tempos são outros e temos outras necessidades e desafios, por isso precisamos de um sujeito ativo e autônomo capaz de pensar por si próprio e tomar decisões .
 Contribuindo assim a escola para a formação de um sujeito global e integral que esteja preparado para enfrentar os desafios de uma sociedade que evolui tecnologicamente mas também cresce junto suas mazelas sociais.

Outros materiais