Buscar

Educação Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SIMULADOS : FUNDAMENTOS DA EDUCACAO E PRATICAS PEDAGOGICAS
1-) Tecnologia é uma palavra de origem grega e é formada pela aglutinação de Techné, que significa “Arte”, e logos, que significa “Tratado”. Na tradução para o português, a palavra adquire uma riqueza de possibilidades semânticas, para explicar toda a sua amplitude. Segundo os fundamentos estudados na disciplina, podemos citar como definições para Tecnologia: I. Linguagem específica de uma arte ou ciência. II. As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas, e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos . III. Técnica moderna e sofisticada. IV. Aparelhos vinculados às Tecnologias da Informação e da Comunicação. V. Teoria geral e estudos especializados sobre os procedimentos, instrumentos e objetos próprios de qualquer técnica, arte ou ofício. A seguir, identifique a alternativa correta, considerando os fundamentos estudados na disciplina:
Estão corretos os itens: I, II e III.
Apenas os itens II e IV estão corretos.
Os Itens IV e V são os itens exclusivamente corretos.
Todos os itens estão corretos.
2-) Observe a frase a seguir: "A construção histórica das sociedades acontece sobre um tripé formado pela ___________ (saber fazer), pela _________________ (divisão do trabalho) e pelo _________________ (ideologia"). Identifique, entre as alternativas a seguir, a que preenche corretamente as lacunas:
Tecnologia, organização social, patrimônio simbólico.
Tecnologia, ideologia, modo de produção capitalista.
3-) Leia atentamente a frase a seguir: "Podemos deduzir que modificações importantes (“prodigiosas”) ocorridas nos instrumentos de trabalho do Homem (“equipamento de ação humana sobre a natureza”), bem como aqueles direcionados para a guerra (“ação bélica”), acarretarão, conseqüentemente, modificações (“alterações qualitativas”) no conjunto da sociedade, em seus aspectos profissionais (divisão do trabalho, especialização etc.) e culturais (novos instrumentos), desencadeando a necessidade de novos conhecimentos e provocando novas necessidades sociais, em uma espiral ascendente a que poderíamos chamar de desenvolvimento". Neste caso, ocorrem dois importantes processos, intrinsecamente relacionados, que podemos chamar de:
Formas de organização social e aquisição de patrimônios simbólicos.
Revoluções Tecnológicas e Processos Civilizatórios.
Revolução da Informação e Desenvolvimento de tecnologias.
Revoluções Tecnológicas e Concentração de renda.
4-) Quando entendemos a comunicação corporal como um processo histórico no qual as diferentes concepções de corpo e movimento estão intimamente relacionadas às necessidades e anseios de determinada época, ou seja, quando compreendemos que a ideia que fazemos do nosso corpo, a representação ideal de corpo e movimento que construímos no nosso universo cultural, é uma criação histórico-cultural, de natureza transitória, e, portanto, está sujeita a profundas modificações conceituais e estéticas, estamos afirmando, também:
Que as concepções que temos sobre o nosso corpo e as delimitações que fazemos em relação ao movimento desse corpo no espaço social, são determinados, também, pelas relações de classe e, consequentemente, pela posição que ocupamos na escala social.
5-) Do ponto de vista dos fundamentos antropológicos, o termo “evolução” refere-se ao conjunto de transformações pelas quais passam (passaram) as sociedades humanas ao longo dos tempos, transformações essas, que são expressas por uma “sucessão de revoluções tecnológicas e processos civilizatórios, através dos quais a maioria dos homens passa de uma condição generalizada de caçadores e coletores para diversos modos de prover a subsistência, de organizar a vida social e de explicar suas próprias experiências” (Ribeiro,1997, p. 39-49). São esses diferentes modos de prover a subsistência, de organizar a vida social e de explicar suas próprias experiências, que comporão, como uma base sólida, as relações socioculturais dentro dos grupos e entre grupos distintos, em um município, em um Estado ou entre países. Considerando o acima exposto, como podemos interpretar o termo: “Organizar a vida social”?
O termo refere-se à distribuição de funções dentro do grupo, o que poderíamos chamar também de divisão do trabalho, ou, ainda, uma forma específica de organização interna entre os seus membros, “bem como, das suas relações com outras sociedades.”
6-) Uma das regras fundamentais da educação básica, nos níveis fundamental e médio, afirma que:
A carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
7-) A quem é destinada, na legislação nacional, a Educação de Jovens e Adultos – EJA?
Àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
8-) Considerando a legislação educacional brasileira, as instituições privadas de ensino se enquadrarão nas seguintes categorias:
Particulares, comunitárias, confessionais e filantrópicas.
9-) Conforme prevê a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, o sistema federal de ensino compreende:
As instituições de ensino mantidas pela União; as instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos federais de educação.

Outros materiais