Buscar

ATIVIDADEs Projeto Leitura

Prévia do material em texto

I- Atividade do Módulo Biblioteca Escolar:
De acordo com o que foi visto no módulo sobre Biblioteca Escolar, desenvolva um projeto de leitura para ser desenvolvido na sua Unidade de Ensino.
Tema: Construindo o Amanhã através da Leitura 
Sumário 
01. Tema: Construindo o Amanhã através da Leitura .............................................. 4 
02. Justificativa: ........................................................................................................ 4 
03. Situação-problema: ............................................................................................ 4 
04. Público-alvo: ....................................................................................................... 5 
05. Objetivos: ............................................................................................................ 5 
06. Embasamento teórico: ........................................................................................ 5 
07. Percurso Metodológico:....................................................................................... 6 
7.1. Conteúdos:......................................................................................................... 7 
08. Recursos:............................................................................................................ 8 
09. Cronograma de atividades: ................................................................................ 8 
10. Avaliação: .......................................................................................................... 9 
11. Referências Bibliográficas ................................................................................ 10 
Tema: Construindo o Amanhã através da Leitura
02. Justificativa: 
Observamos que atualmente houve um afastamento muito grande dos nossos alunos ao ato de ler e escrever com qualidade. Isso se dá em decorrência do uso excessivo de computadores, TV, videogames, falta de incentivo das famílias e principalmente do uso do celular para acesso ás redes sociais. A inclusão digital trouxe benefícios, mas por outro lado levou as pessoas a terem muita dificuldade de leitura e interpretação de textos e na escrita. Por isso, o corpo docente sentiu a necessidade de colocar em prática o projeto numa tentativa de despertar novamente a prática da leitura e escrita em seus alunos e possibilitando assim, que a criança descubra o mundo encantado da leitura. 
Os professores observaram também que a escola tem sua parcela de culpa, porque na maioria das vezes não houve e não há o incentivo necessário e tão pouco um plano de atividades que valorize a leitura, a produção textual e muito menos a interpretação de texto. É preciso, portanto, um trabalho em conjunto com toda a comunidade escolar e principalmente com o apoio das famílias, pois, sem elas as dificuldades dificilmente serão superadas. Notoriamente constatado que pais participativos na vida dos filhos têm muito mais êxito que os que não têm esse suporte. 
03. Situação-problema: 
De acordo com o levantamento realizado pelos professores e pedagogos, grande parte dos alunos que chegam ao 5º ano demonstraram grande dificuldade na leitura, escrita, interpretação e produção textual. A partir daí, sentiu-se a necessidade de promover um projeto que buscasse melhorar esta situação-problema para que essas crianças não carreguem para o resto de suas vidas a seqüela nessa área do conhecimento. Atualmente muitos jovens ingressam na faculdade com alguma dessas dificuldades supracitadas e isso influencia negativamente na sua formação e inserção no mercado de trabalho. Pois, como numa construção civil, a base tem que ser firme e estruturada, senão a obra desaba. Assim é a educação, é preciso investir em sua base para que nossas crianças tenham Um Amanhã melhor que o presente. 
04. Público-alvo: Ensino Fundamental (3º ano) 
05. Objetivos: 
Despertar na criança o prazer da leitura e o hábito da escrita. 
Incentivar os alunos a buscarem novas práticas literárias. 
Possibilitar produções orais e escritas de forma coerente. 
Desenvolver a criatividade dos alunos utilizando diferentes formas literárias. 
Montar cantinhos de leitura nos ambientes escolares. 
06. Embasamento teórico: 
A leitura hoje nas escolas tem sido um cumprimento de formalidades. Pois se prioriza o processo de associação de letras, sons e na decodificação de palavras soltas sem nexo, na formação de frases e períodos. E isso acaba afastando os alunos do real sentido da leitura que é a possibilidade de mergulhar no universo conceitual do outro. Para o desenvolvimento dessa prática é importante mudar o conceito de leitura, que na teoria aqui assumida não pode apenas ser mecânico de leitura com fluência e da boa dicção, esses 
aspectos são necessários, mas não são suficientes quando se vê a leitura como processo interacional entre leitor e o autor. 
A criança já trás para a escola uma bagagem enorme de experiências que difere muito de seus padrões, pois o português que falamos em nosso dia -a –dia nem sempre é o mesmo encontrado em livros e textos escritos, portanto é papel da escola prover atividades enriquecedoras que garantam o prazer pela leitura. 
A leitura é mais que um entendimento das informações explícitas, um processo dinâmico entre sujeitos que se instituem trocas de experiências por meio do texto escrito. É preciso que em qualquer atividade de leitura a intenção do autor seja reconhecida. PAULO FREIRE, numa entrevista no qual lhe perguntaram o significado da leitura, diz o seguinte: “Eu vou ao texto carinhosamente. De modo geral simbolicamente, eu ponho uma cadeira e convido o autor, não importa qual, a travar um diálogo comigo”.Paulo Freire com seu jeito poético sintetiza a leitura por prazer. O sentido nesta perspectiva, não é algo pronto, acabado no texto, mas é conferido pelo leitor que age, ou seja, põe vida no texto a ser lido, assim quanto maior o número de experiência com a leitura, maior desenvoltura o aluno vai adquirir no gosto e no prazer pela mesma. PAULO FREIRE coloca ainda: “Não basta saber ler que “Eva viu a uva”. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho”. 
A escola é fundamental no incentivo ao hábito da leitura, ela é o espaço destinado a esse aprendizado, na formação de sujeito crítico perante todas as circunstâncias. É importante que aluno e professor explorem o que tem de melhor como as bibliotecas, revistas, jornais, gibis, catálogo de telefone, receitas diferentes, todo tipo de textos, ler ajuda desvendar, elucidar a retórica de cada texto, livre das rotinas da sala de aula, fazendo da leitura um ato criador. 
Quanto maior a oportunidade do aluno de ouvir, ver e sentir leituras alheias, maior será o prazer e a sensibilidade para compreender o que leem e ouvem. Quando a leitura é uma necessidade, um gosto apreciado no ambiente em que a criança vive se é partilhada, usufruída em comum, a criança desenvolverá
 o quanto puder a capacidade e o prazer de ler. É através da leitura que se tem acesso aos significados da cultura em que vive, estabelecendo relações entre informações e construindo um sentido para si e para o mundo, sendo assim não basta oferecer ás crianças livros em quantidade, ou ficar apenas nas leituras obrigatórias do livro de apoio didático, é necessário levar a criança a perceber, sentir de verdade que a leitura é um elemento essencial para a vida. 
07. Percurso Metodológico 
Promovendo um aprendizado ativo, selecionando conteúdos e escolhendo metodologias coerentes é possível envolver o aluno, desenvolvendo as competências e habilidades que lhes permitem as atividades. A formação de um aluno leitor crítico se faz a partir do momento em que o professor desenvolve nos alunos o prazer da leitura, e uma das formas é a utilização de textos diversificados e que vão de encontro com a realidade e interesse dos alunos. O papelda escola não é só fazer com que os alunos leiam e produzam textos, mas sim, que leiam e produzam de modo que cada criança seja capaz de gerir sozinha sua tarefa de leitura e escrita. 
Acreditando nisso resolvemos desenvolver esse projeto de leitura. Montaremos o cantinho da leitura bem atrativo e de forma organizada e acolhedora, construindo condições que motivem as crianças facilitando a aprendizagem. Serão feitos horários de leitura, onde as crianças escolherão suas histórias preferidas, reprodução das histórias lidas e ouvidas através da escrita e de desenhos, dramatização, adivinhações, interpretação de textos, onde o livro será analisado nas partes principais, fazendo com que a criança entre no mundo da história se colocando no lugar dos personagens. Faremos teatros com fantoches, exploração de ideias dos alunos, pesquisa na biblioteca da escola de variados gêneros literários. 
Deixar que a criança escolha o livro de sua preferência literária para levar pra casa em forma de empréstimo. Ler textos em voz alta, observando a importância da entonação e pontuação para a compreensão dos mesmos. Teremos um vídeo de uma história “A menina que odiava os livros,” com sessão de pipoca. 
Ao final do projeto teremos uma apresentação cultural para toda a escola, onde serão apresentadas todas as atividades desenvolvidas durante o projeto e também um sarau literário. Todo o trabalho será desenvolvido por meio de dinâmicas e atividades pedagógicas. 
7.1. Conteúdos: 
- Linguagem oral e escrita; 
- Leitura oral e silenciosa de diferentes gêneros textuais; 
- Interpretação; 
- Produção Escrita; 
- Estudo do Vocabulário; 
- Sequencia Logica: Início, meio e fim; 
- Jogos Lúdicos; 
- Valores Básicos a uma boa convivência em grupo; 
- Fantoches. 
08. Recursos: 
- Textos de diversos gêneros; 
- Revistas e jornais; 
- Livros de contos, poesia, gibis; 
- Tapete; 
- Almofadas; 
- Pufes; 
- Estantes feitas de caixas de feira de cores variadas; 
- Painel de contos de fadas na parede; 
- Vídeo – A menina que odiava livros; 
- Fantoches. 
09. Cronograma de atividades: 
A vigência do projeto será de 08 semanas distribuído da seguinte forma:
	
 Atividades
	
Período de Realização
	Montar o cantinho da leitura, com auxílio dos alunos, procurando diversificar as obras literárias.
	
10/10/2016
	“Hora do conto, onde será lida uma história de escolha dos alunos, durante a visita ao cantinho de leitura.”
	
17/10/2016
	Reprodução das histórias lidas e ouvidas através de escrita e desenhos, e exposição das mesmas no painel da escola. 
	
24/10/2016
	Estudos gramaticais de frases e palavras que aparecem na história.
	31/10/2016
	Dramatização da historia lida, onde as crianças serão as personagens
	
07/11/2016
	Pesquisa em jornais e revista de textos variados, para leitura em voz alta, para observação quanto à entonação e compreensão
	
14/11/2016
	Organização de teatro com fantoches, cada criança vai escolher sua personagem.
	
21/11/2016
	Apresentação de todas as atividades desenvolvidas durante o projeto e também um sarau literário.
	
28/11/2016
II- Atividades do Módulo Secretaria Escolar:
1- Qual a função do Conselho Tutelar?
A função do Conselho Tutelar é zelar por crianças e adolescentes que foram ameaçados ou que tiveram seus direitos violados. Mas zela fazendo o que determina o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) em seu artigo 136, nem mais (o que seria abuso) nem menos (o que seria omissão). Toda suspeita e toda confirmação de maus tratos devem ser obrigatoriamente comunicado ao Conselho Tutelar, que não pode ser acionado sem que antes o munícipe tenha comparecido ao serviço do qual necessita. O Conselho Tutelar 
é um órgão fiscalizador que requisita o direito da criança quando não é efetivado pela sociedade, e deve ser acionado se houver recusa de atendimento a criança e ao adolescente. 
2- De acordo com o artigo 205 da Constituição Federal, quais são as três finalidades da Educação?
 3- Nos termos do Artigo 21 da LDB, quais modalidades de Ensino compoem a Educação Básica?
4- O que é o Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola?
5- A escola “Chico Bento” recebeu um aluno cuja família acabou de chegar à cidade mudando-se do sertão de Pernambuco para cá. Os pais informam que o menino estava estudando, porém não sabem informar em que série/ano ele se encontrava, nem tampouco lembram-se do nome correto da escola. Esse aluno poderá ser matriculado? Em que ano? Qual o embasamento para sua resposta?
A falta de documentação completa do aluno não significa que ele não exista, a escola é um direito de todos. De acordo com as leis que regem nosso país, toda criança tem direito ao acesso a escola independentemente de cor, raça e religião. Sendo dever da família e obrigação do estado e do município oferecer a educação gratuita e de qualiudade. A educação, direito de todos e derver do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, (Constituição da República Federativa do Brasil). 
Quando os responsáveis forem matricular a criança sem apresentar, declaração de transferência ou histtórico escolar, a escola deverá em primeiro luygar realizar a matricula, como forma de garantir o pleno exercício do direito fundamental à educação da criança. O aluno deve ser matriculado e posteriormente avaliado por uma equipe multidisciplinar, que realizará um estudo de caso da criança. A partir daí é produzido um referencial de avaliação ( documento elaborado a partir das condições individual do aluno, no qual estão listadas as adequações feitas pelos sistemas de ensino, que auxiliaram em sua aprendizagem e em seu desenvolvimento) que permite ao professor conhecer melhor a criança e fazer a inclusão da maneira mais adwequada. Não há justificativa para respaldar a não aceitação da criança na unidade escolar.. 
6. A escola “Joãozinho e Maria” recebeu uma verba de R$12.000,00. Esse recurso foi gasto da seguinte forma: R$ 2.500,00 na aquisição de computador e impressora para a secretaria da escola, R$ 1.500,00 em livros para a biblioteca escolar e R$3.500,00 em papel, pincéis e materiais de uso da secretaria e de limpeza e R$ 500,00 em mantimentos para a merenda escolar. Sendo que, até a data da prestação de contas, o cheque referente à compra dos livros ainda não havia sido compensado pelo banco. Com base nessas informações responda:
Quanto a escola gastou em bens de Capital?
R$ 2.500,00
Quanto a escola gastou com custeio?
R$ 5.500,00
c) Como ficaria a conciliação bancária nessa prestação de contas?
d) Essa prestação de contas será aprovada? Justifique:
7. Sem mencionar os nomes verdadeiros do aluno e de seus pais, apresente uma simulação de Histórico Escolar com transferência.
III– Atividade do Módulo Arquivo Escolar:
Elabore o planejamento da organização e administração do Arquivo Passivo da sua Unidade de Ensino
Referencias:
http://www.santarosa.sp.gov.br/conselho_tutelar/conselho_tutel
ar.html

Outros materiais