Buscar

Princípios Tributários T1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Princípios Tributários
1 – Princípio da legalidade – Art. 150, I, CF.
É o princípio que limita que a administração pública crie ou estabeleça novos tributos, sem lei que o estabeleça.
- Com exceção do poder executivo que tem a liberdade de alterar as alíquotas dos impostos sobre exportação, importação, produtos industrializados e sobre operações financeiras através de decreto. É importante frisar que em relação à criação de tributos não existem exceções, ou seja, todos os tributos devem ser criados por lei.
2 – Principio da irretroatividade – Art.150, III, “a’’, CF.
Não se pode cobrar tributo relativo a situações ocorridas antes do início da vigência da lei que as tenha definido, ou seja, a lei sempre se aplicará a fatos geradores ocorridos após o início da sua vigência.
3 – Princípio da anterioridade – Art. 150, III, “b”, CNT.
Neste principio também vemos o desejo de estabelecer a segurança jurídica na relação tributária, o Estado vê-se obrigado a aguardar o início do próximo exercício financeiro para iniciar a cobrança do tributo criado ou aumentado. Assim, se um tributo tiver sua alíquota aumentada no mês de outubro de 2017, só poderá ser cobrado com a nova alíquota a partir de janeiro de 2018. 
O princípio da anterioridade comporta algumas exceções, os impostos sobre importação, exportação, produtos industrializados, operações financeiras, extraordinários de guerra e o empréstimo compulsório decorrente de calamidade pública ou guerra externa, podem ser cobrados no mesmo exercício financeiro em que foram instituídos ou aumentados.
4 – Principio da vedação de confisco – Art.150, IV, CF.
Determina que não haverá cobrança de tributo que venha a acarretar perda total do patrimônio do contribuinte.
5 – Principio da Isonomia – Art. 150, II, CF
Isonomia é o princípio de que todas as pessoas são regidas pelas mesmas regras, da condição desigualdade. Enquanto princípio jurídico é a igualdade entre todos os cidadãos, independente de classe ou gênero.

Outros materiais