Buscar

APOL- MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL- MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
No caso dos seres humanos, o seu meio ambiente mais comum são as cidades que podem ser vistas como natureza modificada pelo homem, afastada portanto, da categoria natureza, assumindo a categoria de meio ambiente específico, denominado também de meio ambiente construído. A natureza tem, então, um sentido dinâmico, pois está constantemente sendo transformada em meio ambiente, como decorrência do constante aumento do conhecimento do homem sobre ela. Os sistemas sociais humanos afastam-se gradualmente do ‘natural, pois, por sua própria natureza, tem por objeto conhecê-la e modificá-la”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DULLEY, R.D. Noção de Natureza, Ambiente, Meio ambiente, recursos ambientais e recursos naturais. Agricultura em São Paulo. São Paulo, v. 51, n. 2, p. 15-26, jul./dez. 2004, p. 21. http://www.iea.sp.gov.br/out/publicacoes/pdf/asp-2-04-2.pdf. Acesso em 16 abr. 2016.
O autor do trecho de texto acima apresenta uma preocupação concernente à relação entre o homem e o meio ambiente e o determinismo baseado apenas nas necessidades do homem. Em nossas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, consideramos mais amplamente o conceito de meio ambiente. Baseado nisso, analise as proposições a seguir:
I. É preciso compreender o meio ambiente como um conceito complexo, pois, ao serem relacionados a ele o aspecto social com o natural, incorporam-se outro conjunto de premissas e de conceitos básicos.
II. O conceito de meio ambiente vem sendo desenvolvido durante a evolução das preocupações ambientais e não se restringe a apenas uma área do saber.
III. O conceito de meio ambiente, que pode ser substituído por natureza, foi atualizado e delimitado antes das mudanças nas relações entre o homem e os recursos naturais.
Agora, marque a alternativa que aponta exclusivamente a(s) proposição(ões) correta(s):
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	II.
	
	E
	I.
“Uma vez que um dos principais motivos que levam as empresas a adotar práticas de gerenciamento na área ambiental é a melhoria na imagem e na reputação, a prática do marketing verde é determinante para que esse objetivo seja respondido”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, V.N.; PACAGNAN, M.N. Marketing verde e práticas socioambientais nas indústrias do Paraná. Revista de Administração (São Paulo) [online]. v. 49, n. 1, p. 116-128, jan./mar. 2014. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000100010. Acesso em 09 maio 2016.
Sobre o desenvolvimento sustentável e o papel das empresas na conservação ambiental, baseado no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica e nas aulas, assinale a alternativa verdadeira sobre os selos e rótulos ambientais:
	
	A
	Os rótulos ambientais representam uma iniciativa de identificação de qualidade ambiental. Nesse sentido, por força de lei, as empresas estão aderindo ao contexto da sustentabilidade e adotando o selo como marketing comercial.
	
	B
	Quando uma empresa deseja o selo de qualidade ambiental, esta será responsável pelas etapas de adequação mediante as normas e etapas de produção que constam na legislação brasileira.
	
	C
	O selo de qualidade ambiental ainda não é obrigatório no Brasil. Porém, quando a empresa deseja se enquadrar nas normas para obtenção deste, tem a supervisão de comitês que representam a ABNT – Qualidade Ambiental e uma comissão de certificação.
	
	D
	O selo de qualidade ambiental, por não ser obrigatório no Brasil, ainda é opção para empresas que queiram fazer marketing comercial e priorizar o meio ambiente. Com esse selo, a mercadoria poderá ser comercializada internacionalmente.
	
	E
	O selo ABNT – Qualidade ambiental foi introduzido no Brasil como forma de incentivar as empresas a produzir, ocasionando menos impactos aos recursos naturais. Mesmo sendo uma lei nova, muitas empresas já aderiram ao sistema.
Observe a imagem a seguir:
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto relativo à imagem acima, ele está disponível em:  http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1413449-17816,00-POLICIA+DA+DINAMARCA+AFIRMA+QUE+SO+ATIVISTAS+AMBIENTAIS+CONTINUAM+PRESOS.html. Acesso em 20 dez. 2015. Manifestantes detidos são mantidos em linha em rua de Copenhague pela polícia na noite de sábado.
A imagem acima é de um movimento realizado em favor do ambientalismo. Com relação a movimentos em prol do meio ambiente, baseado no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica e nas aulas, analise as proposições a seguir:
I. Grandes fazendeiros de soja lutam pela proteção das florestas, sobretudo as tropicais, pensando também na preservação da biodiversidade.
II. Quando são divulgados projetos de construção de hidrelétricas, surgem muitas vezes os grupos ambientalistas que se mobilizam para contestar a construção e proteger os recursos ambientais.
III. Um exemplo de intervenção contra obras que impactam o meio ambiente ocorre quando moradores se organizam para evitar a reativação ou uso de áreas para aterros sanitários.
Agora, marque a alternativa que aponta exclusivamente a(s) proposição(ões) correta(s):
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	II.

Outros materiais