Buscar

APOL - ESTUDO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS AFRO BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA
Na última década, a pobreza no Brasil declinou sensivelmente. Mais de 28 milhões de brasileiros suplantaram a ‘linha de pobreza’. O contingente de pobres caiu de 36% para 22% da população total”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FAGNANI, Eduardo. Notas sobre o desenvolvimento social recente no Brasil. Texto para discussão. IE/Unicamp, Campinas, n. 198, 2011. p. 2 
A diminuição do número de pobres pode indicar mobilidade social. E, mesmo que esse número tivesse aumentado, ainda assim poderíamos falar em mobilidade social. Levando em consideração os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, sobre os fatores coletivos de mobilidade social, é correto afirmar que:
	
	A
	fatores coletivos de mobilidade social estão ligados à movimentação de pessoas ou grupos, por conta de mudanças estruturais na economia, como a industrialização.
	
	B
	fatores coletivos de mobilidade social são explicados pelo esforço individual de todos os membros de um grupo.
	
	C
	fatores coletivos de mobilidade social promovem o declínio coletivo da situação econômica de um determinado grupo, mas não sua ascensão.
	
	D
	fatores coletivos de mobilidade social mantêm os extratos sociais inalterados, pois não têm força para isso.
	
	E
	fatores coletivos de mobilidade social dependem da vontade dos indivíduos em progredir.
Desde o fim do século XVIII, a natureza feminina era associada gradativamente aos órgãos reprodutivos. Essa associação referendava o discurso médico e de autoridades acerca das limitações dos papéis das mulheres”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Tonia et al. Naturalização e medicalização do corpo feminino: o controle social por meio da reprodução. Interface: Comunicação, Saúde, Educação. v. 10, n. 20, p. 363-380, 2006. p. 368.
A mulher sempre teve seu lugar no mundo marcado pela maternidade e pela reprodução. As mudanças nessa área significaram também uma mudança no lugar da mulher na sociedade. Considerando a citação acima e o livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre relação entre o avanço tecnológico no campo da reprodução e contracepção e a questão de gênero, é correto afirmar que:
	
	A
	as tecnologias de contracepção tiraram o poder da mulher de comandar seu próprio corpo.
	
	B
	as tecnologias de reprodução contribuíram para a submissão das mulheres aos homens.
	
	C
	mesmo com as tecnologias, a atividade sexual ainda é insubstituível, ao menos para a reprodução.
	
	D
	as técnicas contraceptivas deram à mulher a opção da gravidez, ao passo que as técnicas reprodutivas possibilitaram a gravidez sem o intercurso sexual.
	
	E
	as técnicas para evitar e para ter filhos diminuíram o papel da mulher na sociedade.
“‘As relações entre negros e as forças de segurança são muito tristes’, acrescenta o ex-policial negro que, em 1998, ganhou um julgamento contra o Estado por um caso de discriminação racial nas fileiras da Polícia Federal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: REDAÇÃO. Policiais se unem a protestos contra o preconceito racial. Exame, 22 ago. 2014.<http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/policiais-se-unem-a-protestos-contra-o-preconceito-racial>. Acesso em 06 de jun. 2015.
Um dos tipos de discriminação é a racial, mas os tipos de preconceitos vão muito além deste. De acordo com os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia , relacione corretamente os tipos de preconceitos às suas respectivas características:
1. Preconceito sexual.
2. Preconceito racial.
3. Preconceito étnico.
4. Preconceito social. 
( ) “Na vizinhança os moradores se alarmaram, pois um grupo de ciganos acabara de armar seu acampamento nas redondezas. Era necessário cuidar das crianças e vigiar as roupas no varal”.
(  ) “O segurança da loja passou a seguir Maria discretamente na loja. Não era comum ver pessoas negras por lá”.
(   ) “Ora, se é pobre ainda com esta idade é obvio que não se esforçou o suficiente na vida”.
( ) “Não vou mais comprar perfume daquela marca. Não aceito que façam propaganda do ‘homossexualismo’ para vender perfume”.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	3 – 2 – 4 – 1
	
	B
	2 – 3 – 4 - 1
	
	C
	4 – 1 – 2 - 3
	
	D
	3 – 1 – 4 - 2
	
	E
	2 – 4 – 3 – 1

Outros materiais