Buscar

1ª Atividade discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DISCURSIVA 01 
1 
O modelo patrimonialista de gestão publica vigorou com domínio quase absoluto no Brasil até a chamada “revolução de trinta”. O Estado era administrado de forma autoritária, clientelista e verticalizado pelas elites agrário-exportadoras. O aparelho do Estado era objeto das disputas políticas entre as oligarquias regionais. A República Velha foi palco constante de escândalos e corrupção, as eleições inclusive não eram legitimadas por todas as elites. A administração pública refletia este contexto, não era profissionalizada, nem havia mecanismos de seleção pública, impessoal e transparente. Na Revolução de Trinta novas elites assumem o país. Quem eram estas elites e de onde veio à inspiração para este movimento modernizante?
O texto deve ser próprio e deve ter, no máximo, 20 linhas. Observe as normas da ABNT para citação de fontes consultadas.
Bom trabalho!
Diante da situação não muito favorável nos anos 30, ao qual estava passando o Brasil novas elites assumem o país, sendo pessoas mais ligadas aos setores médios urbanos e industriais, estabelecendo através do governo Vargas, um programa de reformas e modernização no Estado brasileiro. Isto ocorreu devido o modelo atual na época (patrimonialista) não se adaptava aos interesses econômicos que necessitavam de investimentos públicos em infraestrutura, facilitando o apoio do setor privado, de forma ordenada legal mais racionalizada e funcional. Devemos destacar que nesta época foram criados os ministérios da Educação, Saúde Pública, Trabalho e Indústria e Comércio. Outro fato importante que ocorreu na Constituição de 1934 foi de ser a primeira a trazer um título específico sobre os funcionários públicos, acrescentamos que o primeiro governo Vargas foi considerado pioneiro na modernização da gestão pública. As ideias para o novo modelo modernizado vieram de Taylor e Fayol, sendo estes fundadores da administração moderna como disciplina.

Outros materiais

Outros materiais