Buscar

Química Geral Prática 3 Estequiometria

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Federal de Minas Gerais
Departamento de Química
Química Geral Experimental
Prática 3: Estequiometria
Turma: Farmácia
2016/2
1- Introdução:
	Estequiometria é a parte da Química que estuda as proporções dos elementos que se combinam ou que reagem. Os cálculos estequiométricos que envolvem uma reação química consistem em encontrar as quantidades de certas substâncias a partir de dados de outras substâncias que participam da mesma reação química.
	Estes cálculos são feitos através de proporções. A estequiometria é regida por três leis básicas, sendo a primeira chamada de Lei da conservação das massas, na qual estabelece que “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. A segunda lei, chamada de Lei das proporções definidas, propõe que as massas dos reagentes e dos produtos que participam de uma reação obedecem a uma determinada proporção constante, que não depende da quantidade em massa dos reagentes utilizados. Já a terceira lei, chamada de Lei das proporções múltiplas diz que quando elementos químicos se combinam, isso acontece numa razão de pequenos números inteiros.
	Em uma reação, é habitual termos mais de uma molécula (ou menos da outra) e, por isso, o reagente não reage todo. Logo devemos entender que alguns compostos podem atuar como reagente limitante, o que é útil em muitas situações.Portanto, baseandose nestes princípios os problemas que envolverem cálculos estequiométricos serão facilmente resolvidos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais