Buscar

PRATICA QUIMICA

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
No experimento Parte A, qual o percentual de álcool na gasolina? Justifique a partir das observações do experimento. Porque é possível separar o álcool da gasolina?
Foi adicionado 50 ml de gasolina e 50 ml de NaCl. Depois de misturado, a gasolina ficou com 35 ml e a fase aquosa ficou com 65 ml (água + álcool). 
A água e o NaCl são uma substância polar, a gasolina, é uma substância apolar, e o etanol apresenta uma parte de sua molécula apolar e outra polar. 
Quando misturamos, o etanol, que apresenta uma região polar em sua molécula, passa a interagir com a mistura de água e NaCl, dissolvendo-se nela, a parte polar OH é atraída pelas moléculas de água (ligação de hidrogênio). A parte apolar é atraída pelas moléculas da gasolina que são apolares (ligação dipolo induzido). Semelhante atrai semelhante.
Com isso, a gasolina é separada do etanol.
50 mL --- 100%
15 mL --- x
50.x = 15 
x = 15
 50
x = 0.3.100%
x = 30%
Percentual de álcool na gasolina é de 30%
A gasolina desloca-se para cima da mistura de água, cloreto de sódio e etanol por ser menos densa.
Como você explica o papel do detergente na Parte B? Explique em um nível molecular. Observação: Pesquise a fórmula estrutural do detergente para auxílio na construção da resposta.
Quando adicionamos carvão á água, as partículas sólidas do carvão se concentraram na superfície do liquido devido a tensão superficial e não há reação entre carvão e água devido diferença de polaridade.
Quando adicionamos o detergente, o carvão se distribui pelo líquido devido a ausência de tensão superficial e facilidade de interação devido a propriedade anfifílica do detergente.
O detergente quebra interações superficiais nos líquidos, facilitando a mistura. E devido a sua propriedade anfifílica (possui uma parte polar e hidrofílica e uma apolar hidrofóbica), facilita interações moleculares e distribuição das partículas pela solução, devido às forças de repulsão entre as micelas que se formam.
Por que a tensão superficial da água é alta? Explique em nível molecular, representando a sua fórmula estrutural.
H2O -> H-O-H 
A tensão superficial da água se deve pelas ligações de hidrogênio, a água é um composto polar, o pólo positivo de uma molécula atrai o pólo negativo de outra, o que resulta em uma atração eletrostática.
A molécula de água, apesar de ter apenas dois hidrogênios, tem uma conformação tetraédrica, o átomo de carbono possui, quatro orbitais, e a massa (água: 18 g/mol). Na molécula da água, os orbitais livres do oxigênio se repelem, e o ângulo entre as ligações O - H é diminuído. 
A força de atração das moléculas na superfície da água é diferente da força abaixo da superfície. Isso ocorre porque essas últimas apresentam atração por outras moléculas de água em todas as direções. Isso significa que elas se atraem mutuamente com a mesma força. 
As moléculas da superfície, elas não apresentam moléculas acima delas, portanto suas ligações de hidrogênio se restringem às moléculas ao lado e abaixo. Essa desigualdade de atrações na superfície cria uma força sobre essas moléculas e provoca a contração do líquido, causando a chamada tensão superficial, que funciona como uma fina camada, película, ou como se fosse uma fina membrana elástica na superfície da água.
Na Parte C, qual resultado seria esperado se os líquidos utilizados fossem: benzeno, tetracloreto de carbono e solução de NaCl? Observação: Pesquise a fórmula estrutural de cada substância para auxílio na construção da resposta.
Benzeno Tetracloreto de carbono NaCl
Benzeno: é um aromático, não seria atraído, pois não possui polos elétricos, apolar. 
NaCl: é polar tem elétrons positivos e negativos, seria atraído. 
Tetracloreto de carbono: possui geometria tetraédrica e sua simetria confere à molécula um momento dipolar resultante nulo. A molécula é apolar. Não seria atraído.
Na parte D, o hexano solubilizou o iodo e o sulfato de cobre? Pode-se concluir que o solvente é polar ou apolar?
Hexano com Iodo: O I3- se decompõe em I2 e I-. O hexano solubiliza o I2, mas não solubiliza o I-. Assim, no tubo de ensaio aparecem duas fases: por cima está o I2 solúvel em hexano que adquiriu coloração rosa e por baixo está o I- que adquiriu coloração amarela.
O I2 é apolar e, como o hexano é apolar, ocorrem interações do tipo dipolo induzido entre o I2 e o hexano, o que permite a solubilização. Já o I- é um íon não solúvel em hexano, mas sim em solução aquosa onde forma interação íon–dipolo.
O sulfato de cobre é uma molécula polar, e não dissolve no Hexano que é apolar. Semelhante dissolve semelhante.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes