Buscar

Avaliando o Aprendizado 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201603451831)
	2a sem.: Políticas públicas e a infância no Brasil: programas na área da saúde da criança, do neonato e do adolescente
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. São considerados, para crianças, fatores de risco ao nascer: I- ser residente em área de risco. II- baixo peso ao nascer ( < 2.500g). III- III- prematuros (< 37 semanas de idade gestacional). IV- Recém-nascido de mães com mais de 35 anos 
		
	
	Apenas II, III e IV 
	
	Apenas I, III e IV
	
	Apenas I, II e III
	
	I, II, III e IV 
	
	Apenas I, II e IV
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603451851)
	2a sem.: Políticas públicas e a infância no Brasil: programas na área da saúde da criança, do neonato e do adolescente
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI) tem como finalidade reduzir a mortalidade infantil, reforçar o conceito da integralidade da atenção à saúde da criança e fortalecer a capacidade de planejamento e resolução dos problemas no nível primário de atenção. Sabendo que a estratégia AIDPI engloba os principais problemas de saúde que afetam crianças menores de 5 anos de idade, dentre os objetivos que que direcionam essa estratégia, pode-se afirmar que: I - não tem a intensão de expandir a atenção integrada no nível comunitário. II - visa redução do número e a gravidade dos casos de infecção respiratórias agudas, diarreias e desnutrição. III - valoriza a introdução de ações de promoção e prevenção da saúde infantil na rotina de atenção dos serviços de saúde. 
		
	
	Apenas as assertivas II e III estão corretas. 
	
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	Apenas as assertivas I e II estão corretas. 
	
	Apenas a assertiva III está correta.
	
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603451772)
	1a sem.: O Crescimento e Desenvolvimento
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	As variações de peso na infância são rápidas e importantes, refletindo um excelente indicador das condições de saúde e nutrição da criança. Em relação ao peso, estima-se que a criança aos 12 meses tenha: 
		
	
	o triplo do peso do nascimento.
	
	100g além do peso de nascimento.
	
	ganho de 20g/dia no primeiro ano de vida.
	
	o quádruplo do peso do nascimento.
	
	o dobro do peso do nascimento.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603451849)
	1a sem.: Aspectos históricos da saúde da criança no mundo e no Brasil
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Em 1983, o Ministério da Saúde, por meio da DINSAMI, elaborou o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher e da Criança (PAISMC). O objetivo era melhorar as condições de saúde da mulher e da criança, incrementando a cobertura e a capacidade resolutiva da rede pública de serviços de saúde. No ano seguinte, o PAISMC deu lugar a dois programas específicos para a saúde da mulher e da criança, que funcionavam de forma integrada: Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) e Programa de Assistência Integral à saúde da Criança (PAISC). Ambos surgiram como resposta do setor saúde aos agravos mais frequentes desse grande grupo populacional, e seus principais objetivos eram diminuir a morbimortalidade infantil e materna e alcançar melhores condições de saúde por meio do aumento da cobertura e da capacidade resolutiva dos serviços, conforme preconiza a Constituição Federal e o Sistema Único de Saúde (SUS). Resumidamente, dentre as principais ações relativas ao PAISC pode-se afirmar que são:
		
	
	crescimento e desenvolvimento; atenção à sexualidade e gravidez na adolescência; controle das infecções respiratórias agudas (IRA); prevenção e manejo do recém-nascido de baixo peso; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido. 
	
	crescimento e desenvolvimento; controle das diarreias e desidratação; controle do câncer de mama; prevenção e manejo do recém-nascido de baixo peso; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido.
	
	crescimento e desenvolvimento; controle das diarreias e desidratação; controle da hiperbilirrubinemia e da doença da membrana hialina; prevenção e manejo do recém-nascido de baixo peso; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido.
	
	crescimento e desenvolvimento; controle das diarreias e desidratação; controle das infecções respiratórias agudas (IRA); prevenção e manejo do recém-nascido de baixo peso; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido.
	
	crescimento e desenvolvimento; controle das diarreias e desidratação; controle das infecções respiratórias agudas (IRA); prevenção de patologias cirúrgicas em pediatria; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603451856)
	3a sem.: Processo de Enfermagem no Cuidado à Criança e Família
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Para a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), cabe ao enfermeiro o desafio de adequar o conhecimento disponível sobre o uso do processo de enfermagem em pediatria à prática da assistência. De acordo com as etapas da SAE, assinale a alternativa incorreta: 
		
	
	O registro de enfermagem realizado após a avaliação do estado geral da criança, tem como objetivo nortear o planejamento da assistência a ser prestada e informar o resultado das condutas de enfermagem implementadas. 
	
	O histórico deve conter dados de identificação, entrevista, avaliação física e do desenvolvimento. 
	
	A evolução de enfermagem constitui uma estratégia específica que auxilia a criança como a família a chegar nos resultados esperados.
	
	Dentre os diagnósticos reais mais frequentes em crianças, destacam-se comunicação verbal prejudicada, padrão de sono perturbado e atividade de recreação deficiente. 
	
	Dentre os diagnósticos de risco mais frequentes identificados na criança e no adolescente hospitalizados destacam-se: de infecção, de integridade da pele prejudicada e comportamento infantil desorganizado.

Outros materiais