Buscar

Avaliando o Aprendizado 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201603451274)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Conforme preconização do Ministério da Saúde, o Planejamento Familiar deve ser tratado dentro do contexto dos direitos reprodutivos para garantir às mulheres e aos homens o direito de escolha livre e consciente acerca do método contraceptivo mais adequado para o seu contexto socioeconômico e cultural. Frente as orientações necessárias sobre os métodos contraceptivos a ser decidido pelo casal, o(a) enfermeiro(a) deve considerar determinadas características. Assim, preencha as lacunas, realizando a associação com: 1- Eficácia; 2- Facilidade de uso; 3- Reversibilidade e 4- Aceitabilidade. ( ) O método anticoncepcional, quando interrompido, deve proporcionar a recuperação total da fertilidade, de acordo com a faixa etária do (a) usuário (a). ( ) Utiliza-se a taxa de falha que, para seu cálculo, tem como numerador o número de mulheres com gestação não desejada e, como denominador, o total de mulheres usuárias de um determinado método anticoncepcional nos primeiros 12 meses de uso. ( ) O método contraceptivo deve ser de conhecimento da população e ser assimilado pelas usuárias. A escolha e o uso do método devem ter o suporte adequado do profissional da saúde. ( ) O respeito aos aspectos psicológicos, culturais e étnicos pelos profissionais da saúde são fatores determinantes para a adaptação do usuário(a) ao método escolhido. Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
		
	
	(3) (2) (4) (1)
	
	(2) (3) (4) (1)
	
	(2) (1) (3) (4)
	
	(2) (3) (1) (4)
	
	(3) (1) (2) (4) 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603451278)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	No que se refere a legislação à saúde, nos últimos anos, importantes leis e portarias foram publicadas no país, a fim de assegurar o direito da mulher e da criança brasileira. Atualmente, a legislação brasileira trata de uma série de temas, como aleitamento materno, humanização do parto e nascimento dentre muitos outros aspectos relacionados às políticas públicas de saúde da mulher e da criança. Com base nessas informações, assinale a assertiva INCORRETA:
		
	
	A humanização no pré-natal e nascimento, regulamentado pela portaria GM/MS nº 569, 570, 571 e 572 institui o Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento - PHPN e os componentes Incentivo à Assistência Pré-Natal, Organização, Regulação e Investimentos na área de Assistência Obstétrica e Neonatal, sistemática de pagamento a assistência ao parto e garantia da presença de pediatra na sala de parto.
	
	Nos direitos das mulheres gestantes, parturientes, puérperas e família Lei nº 6.202 regulamenta a Lei 1.044 de 21/10/1969 e institui o regime de exercícios domiciliares a estudantes gestantes a partir do 8º mês e durante 3 meses após o parto.
	
	Nos direitos das mulheres gestantes, parturientes, puérperas e família a Lei Federal nº 11.108 altera a Lei nº 8.080, de 1990, para garantir às parturientes o direito à presença de acompanhante, durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.
	
	O Alojamento conjunto, instituído pela portaria Inamps/MS nº 18 estabelece normas para a permanência do bebê ao lado da mãe, devendo um período do dia, o bebê ser mantido em berçário para melhor observação pelos profissionais da equipe de saúde quanto os achados neurológicos. 
	
	Nos direitos das mulheres gestantes, parturientes, puérperas e família a Lei nº 11.770 estabelece a licença maternidade de seis meses, sem prejuízo do e emprego e do salário, para as funcionárias públicas federais, ficando a critérios dos estados, municípios e empresas privadas a adoção desta Lei ¿ Programa Empresa Cidadã.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603451697)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O PAISM incorporou aos seus objetivos as questões de gênero, devendo a equipe de enfermagem estar devidamente preparada para atender as mulheres nas diferentes etapas da vida, sem distinção. Sendo assim, temos as seguintes afirmativas: 1 - Um dos desafios do PAISM é atender de forma humanizada mulheres em situação de risco, tais como as mulheres vítimas de violência. 2 - O estilo de vida de mulheres atendidas nas consultas de enfermagem devem ser respeitados, independente da forma que escolhem viver, se Evas ou Marias. 3 - A gravidez na adolescência não é prioridade do PAISM visto que é um tema abordado há longas datas, onde os índices vem se mantendo constante. 4 - Os casos de câncer de colo do útero que levam a morte poderíam ser reduzidos de forma representativa se houvesse incentivo à coleta do exame de Papanicolau, principalmente no início da vida reprodutiva, tão logo se iniciem as relações sexuais. 5 - Trabalhadoras do campo apresentam fatores de risco à saúde idênticas às mulheres da área urbana, por isso, é desnecessário um atendimento diferenciado. Mas que a alternativa correta que atribui valor falso ou verdadeiro as afirmativas acima.
		
	
	1-v 2-v 3-f 4-f 5-f
	
	1-f 2-f 3-v 4-v 5-v
	
	1-f 2-f 3-v 4-f 5-f
	
	1-v 2-v 3-v 4-f 5-f
	
	1-v 2-f 3-v 4-f 5-v
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603451420)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A diminuição do índice de mortalidade materna vem diminuindo desde 1990, devido a melhoria da investigação de óbitos e do registro das causas. As mortes maternas podem ser classificadas em diretas e indiretas. A partir dessa informação marque a alternativa correta: 
		
	
	As causas diretas e indiretas são complementares entre si; 
	
	As causas diretas estão relacionadas à doenças que a mulher já pertencia antes;
	
	N.D.A
	
	As causas diretas estão relacionadas a causas surgidas na gravidez, parto e puerpério; 
	
	As causas indiretas estão relacionadas a doenças desenvolvidas na gravidez
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603451267)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Entende-se como morte materna aquela que, de alguma forma, relaciona-se direta ou indiretamente com o processo reprodutivo, a partir do início da gestação. Inclui, portanto as mortes que resultam de gravidez ectópica ou de abortos precoces, assim como aqueles que derivam de complicações no puerpério. Tendo como base que a mortalidade materna ainda é um dos principais problemas que afetam as mulheres, marque a alternativa INCORRETA sobre os principais conceitos dessa temática:
		
	
	As mortes obstétricas diretas são aquelas resultantes de complicações na gravidez, parto e puerpério, devidas às intervenções e omissões, tratamento incorreto ou a uma cadeia de eventos resultantes de qualquer das causas acima relacionadas. 
	
	As mortes obstétricas indiretas são resultantes de doenças existentes antes da gravidez ou de doenças que se desenvolveram durante a gravidez, não devidas a causas obstétricas diretas, mas que foram agravadas pelos efeitos fisiológicos da gravidez.
	
	Também considera-se morte materna as situações que levam ao óbito materno provocadas por fatores acidentais ou incidentais.
	
	A medida da mortalidade materna proposta pela OMS é a razão de mortalidade materna (RMM) que se calcula pelo número de mortes maternas dividido pelo número de nascidos vivos de uma mesma área geográfica durante um ano, multiplicado por 100.000. 
	
	Morte materna (óbito materno) é a morte da mulher durante a gestação ou num período de 42 dias após o seu término, independente da duração ou da localização da gravidez, por qualquer causa relacionada ou agravada pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela.

Outros materiais