Buscar

Caso Concreto III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aplicação Prática Teórica
1- Marque a resposta correta:
A Psicologia do Desenvolvimento tem como objetivo:
a. Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas inserido em seu contexto social.
b. Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas quanto ao seu intelecto e aspectos afetivoemocional.
c. Estudar o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físicomotor, intelectual, afetivoemocional e social desde o nascimento até a velhice.
d. Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas quanto ao seu aspecto intelectual e a construção de seu conhecimento desde a infância até a vida adulta.
e. Estudar o desenvolvimento do ser humano e sua personalidade na infância.
2- Analise os itens a seguir, relativos à Psicologia do desenvolvimento.
a. Segundo os estudos do desenvolvimento humano, o ambiente tem mais influência no desenvolvimento de um indivíduo do que a hereditariedade. ( ) Certa (X) Errada
b. A psicologia do desenvolvimento restringe seus estudos aos processos de mudança no comportamento humano no decorrer da infância e da adolescência. ( ) Certa (X) Errada
3- A Doutrina da Proteção Integral, presente no artigo 227 da República Federativa do Brasil, nos fala de uma integralidade da proteção de crianças e adolescentes e sua peculiar condição de sujeitos em desenvolvimento. Dito de outra maneira, se faz necessário a garantia do desenvolvimento BIOPSICOSSOCIAL de crianças e adolescentes, já que o cuidado assume um valor jurídico. A partir destes pressupostos, leia o seguinte caso concreto e responda o que se pede: Luiz e Raquel são casados. Luiz era caminhoneiro, autônomo e num acidente ficou tetraplégico. Raquel precisou manter a sua casa, já que a pensão recebida em função do acidente do marido não consegue manter os muitos tratamentos de Luiz e nem as necessidades da família. Na época do acidente de seu marido, ambos tinham um bebê de três meses de vida (Pedro). Raquel deu início a uma intensificação de seu trabalho como costureira autônoma, em sua casa. Raquel não tem condições financeiras de pagar uma babá e não há ninguém que a ajude nos cuidados com Pedro e com Luiz. Em função disto, deixa Pedro num “cercadinho” de madeira ao lado da cama de Luiz que emite sons ao sinal de algum perigo que Pedro possa ser vítima. E assim, levaram suas vidas numa teia peculiar de laços afetivos. Atualmente, Pedro tem dois anos e ainda não engatinha, apresentando um sério transtorno psicomotor em função de não ser estimulado a caminhar fora do “cercadinho”. Este atraso psicomotor foi notificado ao Conselho Tutelar que solicitou que a mãe estimulasse Pedro a caminhar. A partir do caso concreto em tela, faça uma análise que leve em conta o cuidado como valor jurídico, as funções do Conselho Tutelar e a Doutrina da Proteção Integral.
Pedro de acordo com as normas de sua família, passou por um processo de biopsicossocial. Já que seu pai durante o acidente perdeu sua renda familiar e com isso, Raquel, teve-se de que adequar as novas normas da casa e Pedro, então, perdeu seus direitos morais como criança. Como criança, teve-se de que manter num cercadinho por muito tempo e com isso, não pôde se desenvolver como um bebê normal adquirindo assim, uma doença de fatores psicológicos e sociais. De acordo com o Concelho Tutelar, entendeu-se que a Raquel, sua mãe, foi de fato a culpada pelo problemas adquiridos pelo seu filho, Pedro. Sendo assim, a única responsável a estimular novamente a criação de seu filho mediante a sociedade.

Outros materiais