Buscar

ADM DE NOVOS NEGOCIOS 4

Prévia do material em texto

Os resultados dos processos de transformação na área de operações são produtos e serviços, que são comprados pelos clientes em função das suas utilidades. No entanto, produtos e serviços são diferentes. Assinale a alternativa que apresenta uma característica dos serviços.	
	Tangíveis e Duráveis.
 Certo	Consumo e produção simultâneos.
	Fácil de medir a qualidade.
	Têm a possibilidade de armazenar.
	O consumo é postergado.
2.Em uma análise SWOT, marque a opção falsa	
 Errado	Se destaca uma análise das oportunidades
	As ameaças são apontadas
	As oportunidades são elencadas
	É possível verificar análise das fraquezas
 Certo	É possível prever as mudanças hierárquicas
3.A finalidade essencial de qualquer organização é a produção de bens e serviços para a satisfação das necessidades da sociedade, realizada através do sistema de operação da empresa que faz transformação e cria valor para os clientes e outras partes interessadas. Portanto, pode-se considerar que:I - Todos os sistemas de operações geram obrigatoriamente altos resultados financeiros para a empresa. II - Os sistemas de operação geram os produtos (bens e serviços). III - Os sistemas de operação agregam valor aos produtos (bens e serviços). IV -Todos os sistemas de operação geram obrigatoriamente produto físico. Estão corretas as afirmativas:	
	II e IV.
 Errado	I e III.
	I e IV.
	I e II.
 Certo	II e III.
4.Os principais tipos de sistemas de transformação são: produção contínua, produção seriada; produção por encomenda; customização em massa e operação com projetos. Nesse contexto, pode-se afirmar que:	
	Uma editora de livros produz sob encomenda, pois imprime os livros por autor, enquanto a montadora de automóveis opera com produção contínua.
 Errado	Uma emissora de TV que transmite 24 horas é de operação seriada, pois em cada período exibe um programa específico, enquanto a fábrica de automóvel, que trabalha em três turnos, é de operação contínua, pois opera 24 horas por dia.
	A usina hidroelétrica é de produção com customização em massa, pois produz energia padrão, com a mesma ciclagem, enquanto a produção de cerveja é seriada, pois envasa (enche a garrafa ou a latinha) com a cerveja em embalagens diferentes, operando por lote de produção.
	A fábrica de vestuário é de produção customizada, pois fabrica os vestuários padronizados, enquanto a empresa de água e esgoto é de produção contínua.
 Certo	A refinaria de petróleo é de produção contínua, enquanto a produção de carro é de produção seriada.
5.Os resultados dos processos de transformação na área de Operações são produtos e serviços, que são comprados pelos clientes em função das suas utilidades. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as características dos produtos:	
 Certo	São mensuráveis.
	Consumo e produção simultâneos.
	É impossível de armazenar.
 Errado	Intangíveis.
	Impossíveis de consertar.
6.Com a globalização mundial, é exigido das organizações mais competência em sua administração da produção, para que possam sobreviver no mercado. Com isso, as empresas precisam utilizar ou escolher o sistema de administração da produção adequado para sair em vantagem ou, pelo menos, em condições de participar dos desafios enfrentados no dia a dia do mercado. A essência de qualquer negócio é a criação de valor por meio da transformação de insumos em produtos e serviços. É o sistema de operações da empresa que faz a transformação e cria valor para os clientes e outras partes interessadas. Uma das principais tarefas na criação de uma empresa é a montagem de seu sistema de operações, que fornece os produtos e serviços concebidos pela função de Marketing e selecionados pelas decisões estratégicas. No mercado, quando uma empresa atinge essa excelência chamamos de:	
	Competição acirrada
	Relacionamento
 Errado	Marketing de relacionamento
 Certo	Vantagem competitiva
	Sistema de operações
7.A produção enxuta é o sistema que tem como princípio a maximização da eficiência por meio da eliminação de todos os tipos de desperdícios, que pode ser sintetizado em: Eficiência do processo = produtividade + qualidade de conformidade - redução de desperdícios. Em uma indústria, os seguintes processos são considerados desperdícios: I - Transformação. II - Execução de retrabalho. III - Movimentação de insumos desnecessários. IV - Operações de manufatura. Estão corretas as afirmativas:	
	III e IV.
 Errado	II e IV.
	I e IV.
 Certo	II e III.
	I e III.
8.A produção enxuta é o sistema que tem como princípio a maximização da eficiência por meio da eliminação de todos os tipos de desperdícios. Maximiano (2006) relaciona os sete desperdícios que considera mortais, que são: defeito no processo produtivo; operações desnecessárias; produção acima do volume necessário; tempo de espera desnecessária; estoques e equipamentos desnecessários; transporte de materiais sem agregação de valor e movimento de pessoas sem que haja agregação de valor. Considerando esses desperdícios, pode-se afirmar que:	
	Produção acima da demanda esperada corresponde a transporte de material sem agregação de valor.
	Movimentação de pessoas sem agregação de valor corresponde a defeito no processo produtivo.
	Produção antecipada corresponde a defeitos no processo produtivo.
 Certo	Os refugos e retrabalhos são defeitos no processo produtivo.
 Errado	Os defeitos detectados nos produtos pós-vendas correspondem à operação desnecessária no processo de manufatura.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes