A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
apol 10

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A Constituição traçou as linhas mestras visando a democratização da educação brasileira e trouxe dispositivos para tentar erradicar o analfabetismo, universalizar o atendimento escolar, melhorar a qualidade do ensino, implementar a formação para o trabalho e a formação humanística e científica. Além disso, garantiu para as pessoas com deficiência o direito à educação, destacando que esta deve ocorrer preferencialmente na rede regular de ensino”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: IBPEX, 2010. p. 67.
De acordo com o livro-base Fundamentos para educação especial, o processo de inclusão no conjunto da legislação brasileira tem uma orientação inclusiva, já que aponta a escola regular como locus preferencial para o atendimento especializado dos alunos com deficiências ou necessidades educacionais especiais. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos seguintes documentos legais.
1. Estatuto da Criança e do Adolescente – Capítulo IV – Lei 8.069/1990
2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/1996
3. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – Res. CNE 4/2009
 
( ) Educação especial para educandos portadores de necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino, em classes especiais ou em escolas especiais.
( ) Atendimento educacional especializado para portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
( ) Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, nas escolas da rede pública, nos centros de atendimento educacional especializado públicos ou conveniados.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	2 – 3 – 1
	
	D
	3 – 1 – 2
	
	E
	2 – 1 – 3
Você acertou!