Buscar

Questionário Barragens de pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Descreva a definição e os objetivos de uma barragem.
O termo Barragem designa uma obstrução artificial de um curso de água, formando uma albufeira, que pode ter como objetivos a obtenção de água para abastecimento público, para irrigação de terrenos agrícolas, para proteção contra inundações ou para produção de eletricidade. A obtenção de uma reserva de água para colmatar a sua falha durante os meses de verão é também, e cada vez mais, um objetivo que está na origem da construção das barragens.
Para constituir um projeto de uma barragem, quais os aspectos que devem ser observados?
Devem ser observados os seguintes aspectos:
Características geológicas e geotécnicas locais, sabendo-se dos diferentes requisitos em termos de fundações, associados aos diversos tipos de barragens;
Características topografias do local de implantação da obra;
Condições climáticas que podem implicar em restrições ao uso das diferentes técnicas.
Quais os tipos de barragens?
As barragens podem ser essencialmente dos seguintes tipos: concreto, terra, enrocamento, mistas, alvenaria e gabões.
Quais os niveis e volumes operativos de uma barragem;
NAmin: Nível mínimo Operativo Normal;
NAmxn: Nível máximo Operativo Normal;
NAm: Nível médio, situado entre o NAmm e o NAmxn;
NAmm: Nível máximo Maximorum, correspondente ao funcionamento nas condições de cheia de projeto.
- Borda Livre: Altura entre o NAmm e o topo da obra (crista da barragem);
- Volume Útil: Volume entre o NAmin e o NAmxn;
- Volume Morto: Volume abaixo dos NAmin. 
Faça uma seção transversal de uma barragem e indique as forças atuantes na mesma.
Quais os tipos de barragem de concreto?
Barragem de gravidade , Barragem de gravidade aliviada, Barragem em arco, Barragens de contra fortes.
Quais as características da barragem de gravidade? Construídas em concreto simples maciço, são as mais comuns das barragens de concreto, sendo mais adaptadas a vales estreitos. A sua estabilidade é garantida pelo peso próprio da estrutura.
Quais as características das barragens de gravidade aliviada?
Constituem-se em uma variante das barragens de gravidade onde se procura otimizar a utilização do concreto. Com efeito, nas barragens de concreto maciças, o concreto é muito mal aproveitado, pois as tensões são muito menores que a resistência do material. Assim, diversas soluções foram propostas para otimizar as seções transversais: 
Explique a diferença entre a barragem de arco com centro constante e a barragem de arco de centro variável.
As barragens com centro constante adaptam-se principalmente aos vales em forma de “U”. O parâmetro montante é geralmente vertical. 
As barragens com centro variável também conhecidas como de raio variável ou ângulo constante, possuem os raios decrescentes do topo ao pé, ou seja, da crista da barragem a soleira (base) da mesma, este tipo de barragem é adaptável aos vales em “V”. 
Quais os tipos de barragens de terra e enrocamento e explique cada tipo. 
Barragem de terra homogênea: quando utilizam apenas um tipo de material em sua constituição.
Barragem de terra zonada: caracterizada pela utilização de materiais distintos no corpo do aterro, segundo suas características de resistência e de permeabilidade.
Barragem de enrocamento com núcleo de material impermeável: quando a maior parte do corpo da obra é constituído de enrocamento (terra e rocha) a menor parte, o corpo vedante, no núcleo central da obra é construído com outro material (Exemplo: argila – impermeável).
Barragem de enrocamento com face em concreto: quando o corpo da obra é constituído de enrocamento e implanta uma superfície impermeabilizada em concreto à montante.
Explique dentro do aspecto de projeto o motivo pelo qual devemos conhecer as redes de fluxo.
Nenhuma barragem de terra pode ser considerada como impermeável, ocorrendo a percolação através de seu corpo, associado a essa percolação com carregamento de material, que pode colocar em risco a estabilidade do empreendimento. Para reduzir este efeito, é necessário conhecer as redes de fluxo, objetivando a determinação da largura da barragem e também a posição correta dos drenos de camadas impermeáveis.
Explique o CUTOFF que é realizado na fundação de uma barragem.
Quando a fundação apresentar uma elevada capacidade de percolação, executa-se o CUTOFF, ou seja, uma trincheira ou um diafragma vedante (cortina) ligando o corpo da obra até a camada de solo ou rocha com baixa permeabilidade.
Porque são necessárias as proteções dos taludes de montante e jusante de uma barragem e como é executado;
Para a proteção dos taludes a montante utiliza-se, em geral, enrocamento ou concreto para evitar a ação das ondas.
A jusante com condições menos severas, pode-se proteger o talude com revestimento vegetal, denominado enleixamento, que reduz a grosao provocado pelo impacto da água da chuva pelo seu escoamento.
Conforme os aspectos construtivos, quais os processos de execução de uma barragem?
Aterros Hidráulicos: é pouco usado devido aos aspectos ambientais, consiste em utilizar a água (rio) como meio de transporte, o material é lançado no local por meio de tubos, sedimentando-se imediatamente o material mais pesado. Os materiais mais finos são encaminhados em suspensão até a parte central da barragem, obtendo assim um aterro zonado.
Aterros Semi Hidráulicos: utilizam equipamentos de terraplanagem para o transporte do solo até sua posição aproximada, após o procedimento, utiliza-se a água para a separação e transporte dos finos até a parte central da obra.
Aterros Compactados: é o principal método construtivo. O solo é selecionado e transportado mecanicamente até o local da obra, distribuído em camadas pouco espessas e em seguida compactado em rolos compressores.
Devido à alta permeabilidade da barragem de enrocamento, o que é necessário para vedar a infiltração de água pelo corpo da barragem e quais os tipos de materiais;
É necessário executar uma camada de vedação ao longo de toda a altura da obra. Essa camada vedante pode ser executada em concreto, CBUQ (concreto betuminoso usinado à quente) ou em argila.
Quais os tipos de desvios efetuados em rios para a construção de barragens e como são executados;
Pode ser efetuado o desvio temporário, através da obstrução completa do leito fluvial, implicando no desvio total, através de canais, geleiras ou túneis. Pode também ser efetuado o desvio parcial do curso d’água permitindo a execução da obra por etapas. 
Defina e descreva os objetivos dos vertedores.
Os vertedores são estruturas hidráulicas que têm como objetivo efetuar a descarga das águas excedentes dos reservatórios sem ocasionar danos à barragem ou outras estruturas, e também controlar o fluxo à entrada de canais para o controle de níveis em obras hidráulicas e diversas outras situações praticas de engenharia hidráulica. 
Do que depende o tipo e a localização dos vertedores?
Dependem das condições geotécnicas e topográficas locais e arranjo geral da obra. 
Explique os tipos de vertedores
Quanto às condições de operações, os vertedores podem ser classificados em:
De serviço: destinado a descarregar as vazões mais frequentes.
De emergência: utilizado para descarregar apenas as grandes cheias.
Dependendo do dispositivo de controle de vazão (comportas), os vertedores podem ser:
Vertedor de superfície.
Vertedor simples: consiste em uma soleira elevada, com crista arredondada, situada ao nível normal das águas, podendo ser parte constituinte ou não de uma barragem. A capacidade é relativamente reduzida, tendo em vista as pequenas cargas hidráulicas de trabalho, sendo indicado para cursos d’água de pequeno porte, consiste no vertedor tubular, conhecido como TULIPA, outro exemplo é o vertedor SIFÃO, faz parte do vertedor simples. Os vertedores com comportas, que consiste essencialmente em soleiras abaixo do nível normal das águas, sendo as comportas para controle de vazão.
Vertedor de cargaDo que dependem as forças atuantes nas barragens devido às ondas?
As forças devidas as ondas variam com sua altura, que depende do comprimento do reservatório orientado na direção do vento, assim a direção e o sentido da ação dos ventos são fatores extremamente importantes na formação de suches eólicos.

Continue navegando