Buscar

exercício respondido homeostase

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Homeostase.
Exercício.25/08/2017.
Aula de Cláudia/ Alessandra.
 
O conceito de FEEDBACK?
1.       Segundo o entendimento “brasilescola.uol.com.br” feedback é um termo em inglês que normalmente é traduzido como retroalimentação. Esse termo foi proposto para nomear o conjunto de respostas promovidas pelos sistemas do nosso corpo de uns desequilíbrios. Sendo assim, que é por intermédio do mecanismo de feedback que ocorre, por exemplo, a regulação da secreção dos hormônios. É diante deste mecanismo ocorre o controle da temperatura e da pressão arterial, sendo possível garantir a harmonia dos sistemas e, conseqüentemente, a homeostase que é o equilíbrio do meio interno.
 
 
2.       Discutir os primeiros aspectos da membrana fisiológica?
Conforme o entendimento do “mundoeducação. bol.uol.com. br” A membrana celular é uma fina película lipoprotéica por fosfolipídios e proteínas, cuja espessura varia entre 7,5 a 10 nanômetros, delimitando o citoplasma de todos os tipos de células (bactérias, algas, fungos, protozoários, animais e vegetais), recebendo variadas denominações: plasmalema, membrana plasmática ou membrana citoplasmática.
Assim, no interior das células eucariontes o citoplasma apresenta organelas e canais constituídos por membranas semelhantes às que envolvem a célula, sendo responsável pela seleção de tudo o que entra e sai da célula.
Por fim, vimos que esse envoltório foi visualizado pela primeira vez durante a década de 1950, somente possível devido o aprimoramento do microscópio elétrico. A parti de então, o crescente desenvolvimento tecnológico e o refinamento de técnicas citológicas, possibilitou aos cientistas S.J.Singer e G.Nicolson (1972), proporem uma estrutura padrão, o modelo do mosaico fluido, representando esquematicamente a membrana plasmática.
 
3.       Explicar as ORGANELAS CITOPLASMATICAS.
O entendimento da “colodaweb.com”;
*As organelas encarrega-se da respiração, de fabricar ou armazenar substâncias.
*E o citoplasma é o interior celular e nele há compartimentos separados entre si por membranas, chamadas Orgânulos ou Organelas.
 
a)      Mitocôndrias – As mitocôndrias são organelas formadas por dupla membrana lipoproteica. Encontradas em grande número, tanto em células animais quanto em células vegetais, tem como função a liberação de energia para o metabolismo celular.
 
b)      Reticulo endoplasmático – também conhecido como ergastoplasma, é um organelo exclusivo de células eucariontes. Formado a partir da investigação da membrana plasmática, é constituído por uma rede de túbulos e vesículas achatados e interconectados, que comunica-se com o envólcro nuclear (carioteca).
4. Comentar seres vivos procariotas e seres vivos eucariotas?
* O ser vivo procariontes ele surgiu a bilhões de anos, portanto são primitivos e possuem estruturas mais simples em relação às eucariontes.
* Estas células, ao contrário dos eucariontes, não possuem núcleo separado. Desta forma, o DNA (ácido desoxirribonucléico) fica solto no citoplasma.
* Apresentam apenas uma organela no citoplasma que é o ribossomo, responsável pela síntese de proteínas.
* A troca de substâncias como o ambiente externo e a proteção são realizadas pela parede celular.
* Tem funcionamento simples.
Exemplos de seres vivos procariontes:
        Bactérias
        Cianobactérias (algas azuis)
 
As Células Eucariontes;
        Possuem estrutura celular mais complexa do que os procariontes.
        Apresentam membrana plasmática, responsável por realizar diversas funções na célula. As organelas são: Mitocôndria, Complexo de Golgi, Centríolos, Lisossomos e Reticulo Endoplasmático Liso e Rugoso.
        O material genético (material cromossômico) fica dentro do núcleo (envolvido por uma membrana), portanto, separado do citoplasma.
Exemplos de seres vivos eucariontes:
        Animais
        Vegetais
        Protozoários
        Fungos
        Algas (excetos as algas azuis)
Obs.: Os vírus não podem ser classificados como seres eucariontes ou procariontes, pois não possuem células. Este tipo de classificação depende da presença de células no organismo.
 
5.       Explicar a importância das bactérias:
Conforme publicação de Mariana Araguaia de Castro Sá Lima em Biologia;
Relata que não é raro associarmos as bactérias ás doenças que essas podem causar, tal como tuberculose, ou mesmo furúnculos. Entretanto, muitos destes organismos desempenham funções muito importantes para o meio ambiente e à vida humana.
 
Bactérias saprofágicas, por exemplo, ao se alimentarem da matéria orgânica em vida, transformam-na em composto inorgânicos mais simples, que serão incorporados em outros níveis tróficos da cadeia alimentar. Assim, juntamente com outros decompositores, como os fungos, exercem um papel de extrema importância para a manutenção da vida ma terra. Outras bactérias, ainda são capazes de fixar nitrogênio, fertilizando o solo e fornecendo compostos nitrogenados a diversas plantas.
 
6.       Comentar a importância do microscópio na biologia celular:
Segundo o entendimento do “biólogo.com.br” A importância deste aparelho foi possível estudar seres unicelulares e pluricelulares invisíveis a olho nú, incluindo é claro, as bactérias e protozoários responsáveis pela maioria das doenças hoje conhecidas.
Atenciosamente,
Aluna: Adriana Sales Catão.

Outros materiais