Buscar

Resumo Maquiavel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MAQUIAVEL
Preocupação central: a ORDEM. (Produto necessário da política; não é algo natural, nem materialização da vontade divina, tampouco resulta do acaso. A ordem tem um imperativo: deve ser construída pelos homens para evitar o caos, a barbárie. Uma vez alcançada ela não será definitiva, há sempre a ameaça de que seja desfeita).
Ponto central de sua obra: o ESTADO. Sendo sua idéia central a formação de um Estado unificado e forte, defensável, estável, com exército próprio, que pudesse unificar e regenerar a Itália.
POLÍTICA - é o resultado de feixes de forças, proveniente das ações concretas dos homens em sociedade; É mundana; Se constitui e é regida por mecanismos distintos dos que norteiam a vida privada.
NATUREZA HUMANA - Imutável; Ingrata; Volúvel; Covarde frente aos perigos; Ávida de lucro.
PODER - A única possibilidade de enfrentar o conflito, por mais transitório que seja a ordem estabelecida. 
HISTÓRIA - Fonte de ensinamento; Cíclica: os fatos se repetem ou se assemelham; Alterna a ordem e a desordem.
FONTES DE INSTABILIDADE - A natureza humana; Toda sociedade é composta por duas forças que se opõem (Dominantes (buscam poder) X Dominados (buscam liberdade);
PROBLEMA POLÍTICO - Encontrando mecanismos que imponham a estabilidade das relações, que sustentem determinada correlação de forças.
RESPOSTA PARA DESORDEM/ANARQUIA: Construção de principados (hereditários ou novos) e Repúblicas. Ou uma, ou outra, dependendo das condições concretas de cada comunidade, ou país.
SEGUNDO MAQUIAVEL: A realidade concreta de cada comunidade irá determinar a melhor forma de governo (Principado ou República) que irá presidi-la; O Príncipe não é um ditador, mas um fundador do ESTADO; O príncipe representa um governo forte em uma nação deteriorada, quando a corrupção se alastra ou quando o caos está instaurado; A República é apropriada quando a sociedade encontrou formas de equilíbrio, quando o poder político cumpriu sua função regeneradora e “educadora”, quando o povo aprecia a liberdade (SADEK, 2000).
LIBERDADE: A liberdade dos cidadãos se constitui fundamentalmente enquanto obediência a lei. É “a lei que torna os homens bons”. É o domínio da lei que garante a liberdade interna dos cidadãos. 
COMO GERAR ESTABILIDADE OU CONTRUIR A ORDEM? O poder se funda na força, mas é necessário virtú para se manter no poder; Um governante virtuoso procurará criar instituições que “facilitem” o domínio; Sem virtú, sem boas leis, geradoras de boas instituições, e sem boas armas, um poder rival poderá impor-se.
MÉTODO - busca “a verdade efetiva das coisas”, por investigar e examinar as coisas tal qual elas são e não como gostaria que fossem; indo mais além do que a sua própria imaginação lhe permitia, deixando os fatos falarem, se apoiando no passado e, principalmente, na história da Roma republicana. 
PAI DA CIÊNCIA POLÍTICA - porque é um dos primeiros a estabelecer uma regra metodológica de investigação da política. Expondo a complexidade do homem, da sociedade e da natureza, cria uma nova ciência, a ciência da política, entendida como uma disciplina autônoma, separada da moral e da religião. 
VIRTÚ X FORTUNA - Maquiavel combatia a idéia de destino, predestinação. O homem é um sujeito histórico, ele faz seu destino.
FORTUNA = Deusa mítica portadora da honra, riqueza, glória e poder. Qualificação para conquistar a fortuna: VIRTÚ;
VIRTÚ = a utilização virtuosa da força; Força entendida como sabedoria e força bruta; 
Um príncipe de virtú deve estar atento ao que os homens querem, a liberdade deve estar entre suas prioridades. O governo deve agir de acordo com os interesses dos cidadãos. 
Distinção da ética cristã: a virtude cristã não se aplica à política, pois o poder, a glória e a honra são típicas tentações mundanas, são bens perseguidos e valorizados pelos homens e mulheres que lutam por eles; A virtude cristã busca libertas a humanidade das tentações para salvar sua alma imortal, garantir seu espaço no paraíso; As qualidades cristãs podem representar defeitos para um governante, pois a política tem uma ética e lógica própria. Separa política da religião.
Alguns pontos: 
O objetivo do governante deve ser garantir o bem-estar e a segurança dos cidadãos, mas para fazer isso de modo eficiente, ele deve, às vezes, usar o engano, a traição e a confidencialidade, sem sentimento de culpa. 
Melhor ser governante com o apoio do povo que dos poderosos, pois com eles não se governa sozinho, e quando se apóia no povo não é contestado ou igualado por ninguém. Melhor ser temido (não odiado) do que amado. O amor é mais frágil do que o temor.
Um príncipe para ter um estado forte é necessário que ele tenha um bom exército e boas leis. 
“Os fins justificam os meios”.

Outros materiais