Buscar

Resumo expandido de Algoritmo 2

Prévia do material em texto

�
PESQUISA SOBRE AUTOMAÇÃO - PCH BRK AMBIENTAL 
MULTIVIX – UNIDADE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
NASCIMENTO, Carlos Magno Silva
OLIVEIRA, Marcos Vinicius Silva
 DOLORES, Matheus Fonseca
MATOS, Renan
MARQUES, Kédyma
1 INTRODUÇÃO
O objetivo principal dessa pesquisa é mostrar como o sistema de automação substitui o trabalho manual, dando agilidade ao funcionamento e corrigindo quaisquer tipos de problemas ocasionais que podem acontecer durante os processos operativos.
No domínio das indústrias, ou em qualquer outro lugar que demande produção de algum bem, os acrescimentos da automação industrial podem ser considerados ilimitados. Isto porque ao automatizar um processo, é possível ter ganhos significativos em qualidade sobre os procedimentos além de diminuir os custos operacionais e proporcionar uma maior produtividade. Estes motivos por si só, já são um grande atrativo para fazer com que a automação industrial seja cada vez mais necessária em todas as empresas do mundo.
A automatização nas PCH's traz diversos benefícios, um dos seus principais objetivos é tornar processos que antes eram feitos manualmente, em processos passiveis de controladores automáticos, evitando assim o desgaste de seus operários que através da automação evitam a necessidade de acompanhar todos os processos operativos presencialmente, como podemos ver, a automação traz inúmeros benefícios não apenas para as PCH’s mais para a indústria de bens e serviços englobando todos os recursos, sejam eles humanos ou materiais.
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 Definição de PCH.
A sigla PCH é a abreviação de Pequena Central Hidrelétrica, são consideradas PCHs usinas que tenham capacidade de produzir entre 3 MW e 30 MW. Ao contrário de usinas hidrelétricas de maior porte elas não necessitam de grandes reservatórios para armazenagem de volumes de água pois trabalham com fio d’agua, ou seja, permitem a passagem contínua da água com uma capacidade nominal mais estável. As PCHs aproveitam a força da gravidade sendo assim utilizam dos desníveis (queda) do percurso da água aproveitando ao máximo a vazão natural e histórica dos rios sem precisar estocar água; requerem uma pequena área inundável, muitas vezes equivalente ao nível das cheias do rio. ​
Apesar de as PCHs representarem geração de energia limpa e baixo impacto para o meio ambiente e a natureza, elas passam por todas as etapas do processo de licenciamento ambiental similar ao exigido para as grandes usinas hidrelétricas (EIA-RIMA, emissão de licenças com programas de controle e mitigação ambiental) inclusive com a criação obrigatória de áreas de preservação no entorno da usina sendo o empreendedor o responsável por todo o processo de monitoramento e manutenção da area.
3.2 Sistemas automatizados?
Um sistema automatizado procura definir e otimizar os processos para, em seguida, executá-los sobre uma arquitetura de sistemas informatizada. A automação não está limitada apenas a atividades automáticas por computadores; vai além, mantendo uma ampla interação humana e a participação dos diferentes efetivos relacionados, como os colaboradores da empresa por exemplo. Seu objetivo é dinamizar e otimizar todos os processos produtivos dos mais diversos setores aonde é empregada. A ideia de automação está ligada há processos ágeis que em sua maioria não necessitam de ação humana diretamente, ou seja, seus próprios mecanismos ficam responsáveis pelos processos, tendo o homem apenas o papel de supervisão, em certos sistemas automatizados é dispensável até o comando de iniciação do processo, pois o próprio sistema identifica quando é necessário a introdução de determinado procedimento automático.
Principais vantagens da automação:
Otimização dos processos melhorando a produtividade da empresa e aumentando o número de itens produzidos por hora de forma a reduzir os custos de produção e os custos com mão de obra, além de aumentar a qualidade.
Tornar operações que seriam impossíveis de controlar intelectualmente ou manualmente possíveis.
Simplificar a operação e manutenção de modo que o operador não precise ter grande conhecimento operacional ao manusear o processo de produção.
É mais seguro, pois as máquinas industriais são projetadas para trabalhar em ambientes extremos, locais explosivos, fundição, processos químicos entre outros, ambientes estes que são totalmente prejudiciais e nocivos a saúde humana.
Trabalham com alta precisão, isto porque todas as variáveis envolvidas nos processos de produção são medidas pelo computador principal, que geralmente possui um programa de inteligência artificial embutido garantindo assim controle total dos procedimentos.
Possibilidade de monitoramento remoto, podendo o controlador opera-lo a distância.
3.3 Como funciona o controle da PCH automatizada?
Toda operação da PCH é automatizada, controlada através de sensores e dispositivos de proteções interligados a um Controlador Lógico Programável (PLC), instalado no painel de controle. O PLC comunica-se com um supervisório, que é a Interface homem-máquina (IHM) permitindo ao operador uma leitura geral do processo, agilizando assim o controle operacional além de liberar os operários controladores para exercerem outras atividades. Todo o processo é manuseado por 02 operários capacitados, para operar 24hs sejam eles dentro da empresa ou a distância podendo assim desligar, ligar e regular seu funcionamento. 
3.3.1 Operação do Controlador Lógico Programável (PLC)
Para que a PCH funcione, é necessário a execução de um algoritmo de 6 etapas, onde o operador controla remotamente todas elas e tem informações privilegiadas sobre os fatos ocorridos durante todo o processo.
1ª Etapa:
Verificar se não existe nenhuma falha, para que o sistema opere e se inicie normalmente. Caso exista falha é necessário resetar o procedimento para que o mesmo possa se auto corrigir. A figura abaixo expõe que não há falhas, podendo assim dar prosseguimento com o processo.
Figura1: Tela das pre -condições de operação da PCH.
2ª Etapa:
Habilitar o resfriamento: Esse comando é para ligar a bomba que resfria o selo mecânico da turbina, evitando assim que haja um alto aquecimento e o mesmo venha a ser danificado.
3ª Etapa: 
Habilitar Unidade Hidráulica de Lubrificação (UHL): Esse comando é para ligar UHL, ela serve para lubrificar as partes internas e mecânicas dos equipamentos que necessitam, através da ativação deste equipamento também são preenchidas folgas entre os componentes que se movimentam e atuam como alternadores de calor.
4ª Etapa:
Ativar o Regulador de Velocidade (RV): A ativação do RV serve para controlar o nível de abertura e fechamento do distribuidor, regulando a vazão de água que chega até o rotor da turbina que gira para gerar a potência necessária ou solicitada. 
5ª Etapa:
Excita: Comando utilizado, para estabelecer uma tensão interna no gerador que serve para dar a partida inicial no equipamento que inicia a geração de energia.
6ª Etapa:
Sincronizar: Como o próprio nome já diz, essa etapa serve para sincronizar a frequência da energia gerada, que por sua vez tem que manter um valor próximo a 60Hz. 
Após esses procedimentos concluídos a PCH irá começar a operar gerando energia de acordo com o nível do rio, caso esse nível esteja alto irá gerar uma maior quantidade de energia, caso contrário irá gerar uma menor quantidade de energia.
Figura 2: Tela do controlador principal.
3.3.2 Opnião do operador da empresa:
Edmar Anacleto (Operador PCH)
Qual o grau de dificuldade do serviço?
O grau de dificuldade é fácil, pois você deve monitorar as turbinas e estar sempre ligado para que tudo esteja nos conformes com os geradores.
Como foi o processo de treinamento para configuração do equipamento?
O treinamento foi feito com os antigos funcionários que já operavam as turbinas na empresa, aos poucos fui aprendendo e podendo operar e controlar a PCH sozinho, o treinamento durou cerca 3 meses.
Quais vantagens eles percebem na utilização desses programaspara controle do maquinário?
Sem uma única central de monitoramento e automação o serviço seria dividido em vários setores, sendo assim muito complexa a sua realização, pois devido a automatização eu controlo quase tudo, sem a necessidade outros operários.
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
A automatização é muito benéfica, pois facilita o serviço dos operadores, já que os mesmos são favorecidos tendo uma menor interação operacional em comparação a antes da automação, além de aumentar a produtividade baixando o tempo gasto para o processo de geração de energia, pode-se perceber também que a automação tem papel essencial na redução do valor investido pela empresa com mão-de-obra de funcionários. Com apenas dois funcionários e possível manter todo o controle operacional 24 horas por dia, sem ser necessário o operário estar na empresa. Todo o processo pode ser efetuado remotamente por seu computador pessoal ou por aparelho móvel com auxílio de câmeras de monitoramento para monitorar todo o processo, diminuindo riscos de acidentes de trabalho e erros.	 �
6 REFERÊNCIAS
CESBE SA – ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS- PCH, MODELO DE SUCESSO NA GERAÇÃO DE ENERGIA, disponível em:
< http://www.cesbe.com.br/pch-modelo-de-sucesso-na-geracao-de-energia/ > 
CITIESYSTEMS, SETE BENEFÍCIOS CONQUISTADOS ATRAVÉS DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, - disponível em: <https://www.citisystems.com.br/sete-beneficios-automacao-industrial/ >
MAMEDE – MATHIAS MAMEDE BORGES – PEQUENAS CENTRAIS HIDRELETRICA E PROGRAMA DE PCHS DO BRASIL, disponível em:<http://www.tcc.sc.usp.br/tce/disponiveis/18/180500/tce-18042016115942/publico/Borges_Mathias_Mamede-tcc.pdf >
VALADÃO- VINÍCIUS LUNARTI VALADÃO, ASPECTOS GERAIS SOBRE A CONSTRUÇÃO, LEGISLAÇÃO E OPERAÇÃO DE PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS, disponível em:< https://pt.scribd.com/document/248170582/Aspectos-Gerais-PCH-TCC >
Comissão Científica

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes