Buscar

Trabalho 4ºSem

Prévia do material em texto

Aline Helena Pereira RA:1918144553
Brenda Carolyne de Oliveira RA:1709127841
Bruna Maelle Fermino de Oliveira RA:2870905988
Mariana Leandro Rodrigues RA:2870904162
Desafio Profissional
Curso: Educação Física - Licenciatura
Tutor a Distância: Prof. Roberta Ap. Da Silva
Tutor Presencial: Prof. Edelzira Pukanski
 
Telêmaco Borba
2016
Aline Helena Pereira RA: 1918144553
Brenda Carolyne de Oliveira RA: 1709127841
Bruna Maelle Fermino de Oliveira RA: 2870905988
Mariana Leandro Rodrigues RA:2870904162
Desafio Profissional
Trabalho apresentado a Disciplinas de Metodologia do Ensino da Atividade Rítmica e Dança; Educação Física Escolar e Saúde; Metodologia do Ensino da Ginástica Escolar; Educação Física Adaptada a Primeiros Socorros; Seminário da Prática: Metodologia de Ensino da Educação Física: Atividades Rítmica, Dança e Ginástica Curricular no Curso de Educação Física – Licenciatura, como requisito parcial de notas.
Orientação: Prof. Edelzira 
Telêmaco Borba
2016
Introdução
No decorrer do trabalho, será apresentado as definições e características sobre a Síndrome de Down, uma necessidade especial educacional mais delicada, devido à dificuldade de inclusão do aluno com síndrome de Down, seja ela social ou educacional.
Será apresentado também planos de aula para melhor interagir e desenvolver as dificuldades da criança com síndrome de Down, juntamente com as fichas de acompanhamento ,para que possa ser realizado observações sobre o desempenho educacional do aluno na aula de Educação Física.
1. Definição da Síndrome de Down e Características Principais.
Para que pudéssemos ampliar nossos conhecimentos, realizamos estudos sobre as pessoas que possuem necessidades especiais educacionais, mais especificamente com Síndrome de Down, em seguida poderão observar um pouco de nossa pesquisa: 
Após alguns estudos pudemos observar que, a Síndrome de Down é uma alteração genética causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou maior parte da criança. Esta alteração afeta o desenvolvimento do indivíduo, determinando algumas características físicas e cognitivas como : olhos amendoados, maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças, hipotonia muscular, deficiência intelectual, hiper flexibilidade articular devido a frouxidão, face achatada, pavilhões auriculares com implantação baixa, aumento do epicanto interno, macroglossia, baixa estatura, deficiência mental, postura anteriorizada com ante pulsão de ombro e semi-flexão de tronco, base aumentada pela falta de equilíbrio, prega única nas palmas, olhos com fendas palpebrais oblíquas, língua grande e falta de atenção. 
Também é importante destacar que a síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma condição inerente à pessoa, por tanto não deve ser dito que a síndrome tem cura. Então, como essa condição está associada a questões de saúde, devem ser avaliadas desde o nascimento. 
As pessoas com síndrome de Down estão mais vulneráveis a doenças, como doenças respiratórias e cardiopatias. 
Alguns alunos com a síndrome, tem um desenvolvimento normal ou melhor que seus colegas nas aula de Educação Física, mas outros tem o desenvolvimento mais comprometido e lento, por isso quando a escola não tem a turma especial o professor tem como obrigação adaptar a aula para que seu aluno especial e seus colegas tenham um bom desenvolvimento motor. Quando tem a turma especial na escola, é muito mais fácil para o professor trabalhar, pois assim ele tem o mesmo trabalho com todos com alunos. Essas aulas também são inclusivas pelo fato de todos estarem interagindo com todos, provoca o respeito dos colegas e a socialização do aluno. 
A criança com síndrome de Down tem muitas limitações e debilidades, assim os procedimentos pedagógicos são muito importantes, pois deve ser respeitado o ritmo da criança e estimulado as suas habilidades e desenvolvimentos. 
Frequentar a escola vai permitir a criança especial adquirir progressivamente o conhecimento de como viver em sociedade e como se portar dela, assim como a formação de qualquer indivíduo. 
 	Nos primeiros anos de vida, o estímulo precoce é muito importante para o desenvolvimento para com a criança com síndrome de Down. Já maiores um aliado muito importante pra vida dessas crianças é o esporte, pois ele promove a socialização e o fortalecimento muscular, entre outros. 
De um modo geral a atividade física é um ótimo aliado para a saúde, promove o condicionamento cardiorrespiratório, fortalecimento muscular, além de prevenir a osteoporose e a obesidade, tanto para a pessoa com a síndrome de Down como para pessoas que não tem essa condição. 
É muito importante que o profissional de Educação Física esteja sempre atento as mudanças ortopédicas da criança ou adolescente com síndrome de Down e que saiba motivas o aluno dentro da sua potencialidade. 
 As atividades físicas para os portadores de síndrome de Down são de total importância para o fortalecimento dos músculos, aumentar a capacidade de atenção desses alunos, diminuição da hipotonia muscular, entre outro benefícios. 
Essas atividades físicas devem sempre ser feitas ludicamente, assim chamando mais a atenção da criança ou adolescente para que tenha um bom resultado motor e físico. 
2. Planos de Aula
Foram elaboradas duas propostas de atividades para ser desenvolvidas para os alunos com síndrome de Down, as atividades são relacionadas com atividade rítmica e dança e ginástica escolar: 
PLANO DE AULA 1
Data:				 Horário: 					Ano:
Tema: Atividade Rítmica; Corpo em Movimento
Subtema: Expressão corporal e interação social.
Objetivos: desenvolver a coordenação sensório-motora ;- contribuir para a socialização e a integração dos alunos enquanto brincam ; - perceber as diferenças rítmicas.
	 
Procedimentos metodológicos: No primeiro momento será realizada a proposta de atividade de aquecimento utilizando a brincadeira “Macaco Simão”, na qual os alunos serão dispostos em duplas. Está proposta terá duração de 10 minutos. Os alunos deverão realizar os comandos do macaco simão (professor ou um dos alunos (as).) utilizando uma bola, como: macaco simão mandou quem esta com a bola jogar para o colega; macaco simão mandou ficar de costas para o colega e passar a bola por baixo das pernas; macaco simão mandou ficar de costas para o colega e passar a bola por cima pro colega etc;. No segundo momento será realizada a proposta de atividade “Dança com bambolês” na qual os alunos serão dispostos em duplas. Essa proposta terá duração de 15 minutos. Os alunos deverão dançar sem soltar as mãos do bambolê experimentando as diversas formas de se movimentar, experimente os planos alto, médio e baixo; em um segundo momento, dancem soltando apenas uma das mãos; e na sequência, dancem livremente, mas ainda com os bambolês. E no terceiro momento será realizada a proposta de atividade “Alongamento final”, na qual os alunos serão dispostos deitados em um colchonete. Essa proposta terá duração de 10 minutos. Os alunos deverão espalhar os colchonetes na quadra em silêncio irão fazer um relaxamento, deitados nos colchonetes irão ouvir o som da voz do professor e a música de fundo, em uma posição bem confortável: puxa a respiração, puxa o ar, respira fundo e relaxa, terão que se concentrar em cada parte do corpo sentido cada parte do corpo que o professor mencionar.
	Recursos: Os recursos materiais a serem utilizados, serão: bambolês, colchonete, rádio, cd . 
Avaliação: será por meio do diagnóstico que os alunos serão avaliados, observando se realizaram e participaram da aula proposta.
PLANO DE AULA 2
Data:					 Horário: 					Ano: 
Tema: Alongamento; arco e bola
Subtema: ginastica com materiais
Objetivos: - desenvolver a coordenação motora global; - desenvolver a cooperação e socialização entre os alunos; 
	
Procedimentos metodológicos: No primeiro momento será realizada a proposta de atividade “alongamento em dupla”, na qual os alunos serão dispostos em duplas . Está propostaterá duração de 10 minutos. Alunos espalhados pela quadra em duplas deverão seguir o comando do professor, realizando alongamento um colega no outro das partes do corpo superiores até as inferiores. No segundo momento será realizada a proposta de atividade “Passando o arco” na qual os alunos serão dispostos em círculo. Essa proposta terá duração de 15 minutos. Os alunos de mãos dadas deverão passar um arco pela roda, sem soltar as mãos. O professor pode colocar mais arcos, desafiando os alunos a não deixarem os arcos se encontrar ou determinar um tempo para que terminem o trajeto. E no terceiro momento será realizada a proposta de atividade Escravos de jó, na qual os alunos serão disposto, sentados em círculos. Essa proposta terá duração de 10 minutos. Os alunos deverão estar sentados em círculo, alternando um com bola e outro não. Deverão cantar a música “Escravos de Jó” (Escravos de jó, jogavam cachangá; tira, põe, deixa ficar; guerreiros com guerreiros fazem zig zig zá; guerreiros com guerreiros fazem zig zig zá), rolando a bola no sentido horário no ritmo da canção. 
	Recursos: Os recursos materiais a serem utilizados, serão: 
arco e bola.
Avaliação: será avaliado se os alunos atingiram os objetivos, por meio de observação da realização e participação da aula.
	Escola:
Aluno (a):
Data de Nascimento:
	Professora:
Série Ano:
	Pontos a serem observados:
Linguagem e atividades com leituras
Concentração
Memoria de curto prazo
Coordenação motora
Interação social.
Memória
Pensamento e raciocínio
	
	DIFICULDADE APRESENTADA
	ATIVIDADE TRABALHADA
	RESULTADOS OBTIDOS
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
3. Ficha de Acompanhamento
A ficha de acompanhamento ela deve ser usada pelo(a) professor(a) que estará avaliando e aplicando a atividade ao aluno com a síndrome de Down, e deverá fazer anotações avaliativa sobre os desempenhos e dificuldades do aluno.
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO ALUNO(A)
	
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO ALUNO (A)
	Escola: . 
Aluno (a): .
Data de Nascimento: .
	Professora: .
Série Ano: .
		
	
DIFICULDADE
APRENTADA
	
PONTOS A SEREM 
OBSERVADOS
	HOUVE PROGRESSO
	OBSERVAÇÃO DA PROFESSORA
	
	
	SIM
	NÃO
	
	Linguagem e atividades com leituras
	Desenvolvimento da fala e na linguagem, clareza e fluência da fala.
	
	
	
	
Concentração
	Cansa-se rapidamente e sua atenção mantem por tempo prolongado, facilidade em se distrair diante e estímulos que apresentam novidades.
	
	
	
	
Memoria de curto prazo
	Aprendizagem de um novo vocabulário e não familiar, copiar frases longas, sentar-se e ouvir uma história.
	
	
	
	Coordenação motora
	Controle do corpo, movimento, reflexo e agilidade.
	
	
	
	Interação social
	Interação com outras crianças, brincadeira com os amiguinhos.
	
	
	
	
Memória
	 Capacidade de armazenar informações do presente, e evocar fatos do passado.
	
	
	
	
Pensamento e raciocínio
	Dificuldade de transferir habilidades de uma situação para outra.
	
	
	
4. Considerações Finais
Durante as pesquisas realizadas sobre a inclusão de uma criança com síndrome de Down na educação regular e na educação física, possibilitou-nos um aprendizado maior e interessante sobre as características do processo de inclusão educacional. Pudemos observar, por meio de uma pesquisa, como realmente é a política de inclusão educacional de pessoas com algum tipo de deficiência, observando mais fundo com crianças com Síndrome de Down, ainda utilizando a pesquisa observamos como se dá uma aula de Educação Física na educação regular tendo uma criança com algum tipo de deficiência, sendo por meio dessas pesquisas conseguimos realizar dois tipos Planos de aulas, trazendo nossas ideias como professores, para esses planos de aulas. E para que pudéssemos dar continuidade no trabalho realizamos uma ficha de acompanhamento de aluno, para nos acrescentar ainda mais sobre o assunto abordado. Este trabalho nos acrescentou trazendo conhecimento e aprendizado sobre o assunto abordado.
5. Conclusão Final
Conclui-se que as políticas sobre as características de processo de inclusão educacional de uma criança com síndrome de Down, é um tanto rígida, devido suas dificuldades de desenvolvimentos motores, onde os processos pedagógicos devem ser importantes para o estimulo da criança sobre suas habilidades.
Até então de um modo geral a atividade física e o maior estimulo de uma vida saudável e de bom condicionamento, principalmente para um pessoa com síndrome de Down, também gerando um aumento na capacidade de atenção dos portadores da síndrome.
6. Referências Bibliográficas
http://www.movimentodown.org.br/sindrome-de-down/o-que-e/
http://www.movimentodown.org.br/sindrome-de-down/caracteristicas/
http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/26654/21147
https://www.youtube.com/watch?v=qkz9OKlBrvI
https://www.youtube.com/watch?v=umq2rBcP4gs

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes