Buscar

F. ECONOMIA / FÓRUM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Com relação a aula 2 ( tela 3 ) .
QUESTÕES FUNDAMENTAIS DA CIÊNCIA ECONÔMICA:
- O que, quanto produzir.
- Como produzir.
- Para que produzir.
Achei uma perguda interessante e resolvi me aprofundar um pouco mais:
Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?
" O quê e quanto produzir: dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, dentro do leque de possibilidades de produção, quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas; Como produzir: a sociedade terá de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente. A concorrência entre os diferentes produtores acaba decidindo como serão produzidos os bens e serviços. Os produtores escolherão, entre os métodos mais eficientes, aquele que tiver o menor custo de produção possível; Para  quem produzir: a sociedade terá também de decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção. A distribuição da renda dependerá não só da oferta e da demanda nos mercados de serviços produtivos, ou seja, da determinação dos salários, das rendas da terra, dos juros e dos benefícios do capital, mas também da repartição inicial da propriedade e da maneira como ela se transmite por herança. " [ 4 ]  
Lendo sobre o assunto, conclui que:
Porque em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Com isso, há a necessidade de escolher entrealternativas de produção e distribuição dos resultados. Tal escolha leva às questões referidas de O que e quanto produzir (dada a escassez, nem todos os bens poderão ser fabricados e mesmo a quantidade dosbens a serem fabricados será limitada pela disponibilidade de fatores de produção); Como produzir ( a sociedade deverá escolher, dados os fatores de produção - insumos produtivos e tecnologia -disponíveis, o método que maximiza o produto e minimiza o custo de produção) e finalmente para quem produzir (dependendo da oferta e demanda, salários , renda e qual o mecanismo de repartição desse produto).
 
REFERÊNCIAS
[ 1 ] http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAgZAAA/fundamentos-economia
[ 2 ] http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fundamentos-Da-Economia-Estacio-Cap-1/100106.html
[ 3 ] http://ethosmidiaticos.blogspot.com.br/2012/03/fundamentos-de-economia-fatores-de.html
[ 4 ] Capítulo 1 - FUNDAMENTOS DE ECONOMIA - ECNSoft.Net www.ecnsoft.net/?file_id=187

Outros materiais