Buscar

Educação Inclusiva Protocolo 302750855

Prévia do material em texto

Educação Inclusiva Protocolo: 302750855
1)
Apresenta um conjunto de duas ou mais deficiências associadas, de ordem física, sensorial, mental, emocional ou de comportamento social. No meio escolar, frequentemente, "discute-se se esses alunos podem beneficiar-se de sistemas inclusivos de ensino em virtude de acentuadas necessidades especiais relativas as particularidades em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem" (BRASIL, SEESP, 2006).
Fonte: BRASIL. Saberes e práticas da inclusão. 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp  Acesso em 04 fev. 2018.
  
O referido excerto discute a inclusão de alunos com:
Alternativas:
c) Deficiência Múltipla. Alternativa assinalada
2)
A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população. A prática pedagógica indicada na educação inclusiva de alunos com uma síndrome consiste em:
Fonte: Disponível em: https://www.movimentodown.org.br/sindrome-de-down/... Acesso em 04 fev. 2018.
( ) ignorar o diagnóstico, pois as síndromes comprometem todos os aspectos do desenvolvimento.
( ) a partir do diagnóstico compreender o comportamento e as características do aluno.
( ) identificar as deficiências decorrentes da síndrome, pois são elas que determinam o tipo de recurso e atividades a serem desenvolvidas.
( ) considerar as características do aluno, suas necessidades, habilidades e potencialidades, indo além do diagnóstico.
Classifique as afirmações em Verdadeiro (V) ou Falso (F) e escolha a alternativa que apresenta alternativa correta na sequência de cima para baixo.
Alternativas:
d) F, V, F, V. Alternativa assinalada
3)
É uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Também podem ter alguma forma de sensibilidade sensorial que pode ocorrer em um ou em mais dos cinco sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar – sendo mais ou menos intensificados. Por exemplo, uma pessoa pode achar determinados sons de fundo, que outras pessoas ignorariam, insuportavelmente barulhentos. Isto pode causar ansiedade ou mesmo dor física.
Fonte: Disponível em: http://autismo.institutopensi.org.br/informe-se/so... Acesso em 04. fev. 2018.
Essas informações condizem com a definição de qual público alvo da educação especial?
Alternativas:
c) Transtorno do espectro do autismo. Alternativa assinalada
4)
Esses alunos também são público-alvo da educação especial e precisam que suas necessidades educacionais sejam contempladas na escola regular, de forma que sejam estimulados a explorar e a desenvolver suas potencialidades.Em relação as características e educação de alunos com altas habilidades/ superdotação, escolha a alternativa correta.
Alternativas:
.
c) Para identificar a superdotação é preciso realizar testes psicométricos, observar o comportamento do aluno, entrevistar professores e família do aluno, além de aplicar questionários e escalas de caracterização.
 Alternativa assinalada

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes