Buscar

apol 3 direitos humanos e comunicacao e redacao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“Qualquer classificação deve ter pertinência e relevância; por isso, não existem classificações certas ou erradas: existem as úteis e as inúteis. O que é preciso respeitar e compreender são os critérios utilizados para se classificar e a utilidade de tal classificação”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
Considerando os estudos realizados na disciplina, leia atentamente os itens abaixo e assinale apenas a alternativa que apresenta a resposta com os itens corretos, sobre a classificação e tipologia das constituições:
I. A utilidade de classificar as Constituições reside na possibilidade de identificar, ao menos de forma breve, os contornos do ordenamento jurídico constitucional inserido em determinada coletividade.
II. O critério utilizado varia de acordo com as formas de classificar as Constituições, ou seja, variando o critério, varia-se a espécie de Constituição.
III. A Constituição pode ser sintética ou analítica.
Nota: 20.0
	
	B
	Todos os itens (I, II, III) estão corretos
Você acertou!
Todos os itens estão corretos.
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 49.
Questão 2/5 - Comunicação e Redação
A rejeição ao gerúndio se concentra na construção em que a forma gerundial vem antecedida pela dupla vou estar/vamos estar. O modismo parece ter sido disseminado no português pelos operadores de telemarketing e daí migrado para outras faixas da linguagem oral (curiosamente, há muito poucos exemplos dele nos textos escritos). Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes 1ª. Edição 2013, capítulo 4
Com base nos estudos da disciplina, assinale a alternativa correta em relação ao uso do gerúndio:
Nota: 20.0
	
	D
	Não me telefone amanhã à tarde, pois estarei estudando para uma prova difícil.
Você acertou!
A alternativa correta é ‘Não me telefone amanhã à tarde, pois estarei estudando para uma prova difícil’. Nessa frase o emissor dá a entender que o estudo se prolongará por toda a tarde e seria perturbado pelo eventual telefonema. Veja exemplos de uso incorreto do gerúndio: Não vamos estar fazendo a vistoria dos carros. (vamos fazer); Senhora, vou estar transferindo sua ligação para a diretoria.(vou transferir); Amanhã vocês vão estar se desculpando pelas grosserias ditas hoje (vão se desculpar). Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes 1ª. Edição 2013, p.179.
Questão 3/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“O Poder Constituinte Originário manifesta-se sempre em momentos de ruptura institucional, ou seja, quando a ordem jurídica constitucional colocada não atende aos anseios da sociedade, que então rompe com as instituições estatais”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
De acordo com os estudos realizados para esta disciplina, com relação ao Poder Constituinte Originário é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	C
	Ainda que ilimitado, o Poder Constituinte Originário, sob a perspectiva de reforma, limita o poder constituinte em favor dos avanços sociais e das garantias fundamentais alcançadas.
Você acertou!
Alternativa correta.
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 62 e 63.
Questão 4/5 - Comunicação e Redação
A carta comercial é um tipo de comunicação impressa, acondicionada em envelope e endereçada a uma ou mais pessoas. Ela é um documento utilizado pelo comércio, pela indústria, por bancos, empresas prestadoras de serviços, profissionais liberais e entre pessoas físicas e jurídicas que têm interesses em comum. Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes 1ª. Edição 2013, capítulo 4.
Assinale a alternativa que está correta em relação a como se elaborar uma carta comercial:
Nota: 20.0
	
	D
	Não se usa mais colocar o endereço do destinatário logo após a sua designação.
Você acertou!
Não se usa mais colocar o endereço do destinatário logo após sua designação, por uma questão lógica: ele sabe onde fica a empresa, porque é lá que o destinatário trabalha. As outras alternativas estão ao contrário do que é indicado no livro base. Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes 1ª. Edição 2013, p.196-199, adaptado.
Questão 5/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“Podemos classificar, em um primeiro momento, a Constituição como liberal ou social”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
De acordo com os estudos realizados na disciplina, quanto às características da Constituição liberal e da Constituição social, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que corresponde à sequência correta: 
(    ) A Constituição será liberal quando o Texto Magno fundar-se nas liberdades individuais como limites da atuação estatal.
(    ) Por seu turno, será uma Constituição social aquela que se fundar na necessidade de uma proteção aos direitos sociais, aos direitos dos trabalhadores.
(    ) Os modelos (liberal e social), infelizmente, não podem conviver harmonicamente em um mesmo contexto constitucional.
 
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, F.
Você acertou!
A terceira alternativa é incorreta (falsa), tendo em vista que ambos os modelos podem conviver harmonicamente em um mesmo contexto constitucional. 
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 50.

Outros materiais