Buscar

apol 5 direitos humanos e comunicacao e redacao

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

THIAGO DOS SANTOS - RU: 2262012
PROTOCOLO: 2018041122620121A0711E
Disciplina(s):
Direitos Humanos e Cidadania
Comunicação e Redação
	Data de início:
	11/04/2018 14:22
	Prazo máximo entrega:
	- 
0:24:50
Questão 1/5 - Comunicação e Redação
No livro da disciplina foram observados muitos exemplos de regência verbal na qual ocorreu a presença da crase. Sendo que se estudou que a crase não se trata de um acento, ela se trata da fusão entre a preposição “a” e o artigo definido “a”, identificada pela presença do acento grave (`).
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013.
Considerando o contexto acima e os estudos feitos na disciplina, analise as assertivas abaixo em relação ao uso da crase e, após, assinale a alternativa que apresenta a análise correta:
I. O orador aspirava à notoriedade.
II. O prisioneiro preferiu a morte à escravidão. 
III. Ontem assisti à partida de vôlei na TV.
	
	B
	Estão corretas as afirmações I, II e III.
Questão 2/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“Várias são as classificações das gerações de direitos fundamentais: direitos humanos de primeira geração; direitos humanos de segunda geração; direitos humanos de terceira geração e direitos humanos de quarta geração”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014).
De acordo com os estudos realizados nesta disciplina, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, depois, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta, sobre a evolução dos direitos fundamentais (gerações de direito): 
(    ) Direitos humanos de primeira geração: são direitos da pessoa humana em relação ao Estado autoritário.
(    ) Direitos humanos de segunda geração: são direitos sociais e correspondem aos direitos econômicos, sociais e culturais que exigem a ação estatal.
(   ) Direitos humanos de terceira geração: são direitos coletivos, denominados direitos de solidariedade e fraternidade.
(   ) Direitos humanos de quarta geração: são os direitos das maiorias, não envolvendo a globalização.
	
	B
	V, V, V, F.
Questão 3/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“As garantias fundamentais são abordadas sob suas espécies: as garantias ambientais e as garantias processuais”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
De acordo com os estudos realizados para esta disciplina, leia o texto abaixo e assinale a alternativa que apresenta o princípio apresentado no texto: 
“Essa garantia, que se encontra implícita no caput do art. 225 da CF/1988, ocorre com base nas necessidades essenciais, referindo-se às populações menos favorecidas e às limitações que a tecnologia e a sociedade impõem a si mesmas com relação ao meio ambiente. Essa garantia tem como objetivo promover a harmonia entre os seres humanos e a natureza, restringindo a capacidade de atender às necessidades atuais e futuras”.
	
	C
	Princípio do desenvolvimento sustentável.
Questão 4/5 - Comunicação e Redação
Estudou-se no livro da disciplina sobre concordância verbal e que na sua regra geral o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa, por exemplo: “Surgiram inesperadamente fatos novos”. Porém existem casos especiais de concordância verbal, sendo apresentados alguns casos particulares de concordância verbal.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, capítulo 7.
Considerando o contexto acima e os estudos feitos na disciplina, analise as assertivas abaixo em relação aos casos particulares de concordância verbal, e após assinale a alternativa que apresenta a análise correta:
I – Pedro ou Paulo será o novo presidente da empresa (se a frase apresentar sentido de exclusão, o verbo obrigatoriamente ficará na 3ª pessoa do singular).
II – Ilhabela ou Búzios me parecem ótimos lugares para uma lua de mel (quando o sujeito é formado por dois núcleos unidos por ou, se o sentido da frase for de inclusão, o verbo ficará na 3ª pessoa do plural).
III – Os Maias, belíssima obra de Eça de Queirós, transformou-se em minissérie de tevê. (O verbo ficará na 3ª pessoa do singular, se o sujeito for representado por um título de obra).
	
	D
	Todas as assertivas estão corretas
Questão 5/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“Os direitos fundamentais estão positivados em nossa Constituição, mas especificamente em seu Título II, Direitos e Garantias Fundamentais”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014).
Considerando os estudos da disciplina, correlacione as colunas abaixo e assinale a alternativa que apresenta apenas a sequência correta quanto a relação dos direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988: 
( I ) Direitos individuais e coletivos.
( S ) Direitos sociais.
( N ) Direitos de nacionalidade.
( P ) Direitos políticos. 
(   ) São basicamente direitos à educação, à saúde, à alimentação, ao trabalho, ao lazer, à segurança, à previdência social, à proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados.
(    ) Correspondem àqueles direitos ligados diretamente ao conceito de pessoa humana e a sua personalidade, tais como os direitos à vida, à igualdade, à segurança, à dignidade, à honra, à liberdade e à propriedade.
(   ) É o vínculo jurídico político que liga um indivíduo a um certo e determinado Estado, fazendo deste indivíduo um componente do povo, da dimensão do Estado, capacitando-o a exigir sua proteção e sujeitando-o ao cumprimento de deveres impostos.
(  ) São direitos públicos subjetivos que permitem ao indivíduo exercer sua cidadania participando de forma ativa nos negócios políticos do Estado.
	
	B
	S, I, N, P.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais