Buscar

EDUCAÇÃO INCLUSIVA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Para o acesso e permanência de alunos com deficiência no ensino regular, um sistema de educação inclusivo deve contar com suportes e serviços para atender, em todos os níveis de ensino, aos diversos tipos de alunos público alvo da educação especial. Sobre as deficiências que fazem parte da educação especial, pode-se afirmar que a __________ refere-se à perda parcial ou total da audição e da visão, acarretando dificuldades em observar, compreender e se comunicar, enquanto a __________ refere-se à associação de duas ou mais deficiências de ordem mental, motora, sensorial, emocional ou de comportamento social.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Alternativas:
b) Deficiência múltipla e a surdocegueira.
Alternativa assinalada
2)
A noção de autismo como um espectro implica entender que suas características podem se manifestar de formas extremamente variadas em cada sujeito. Assim, uma determinada criança pode apresentar sérias dificuldades na área sociocomunicativa, como a ausência de linguagem e resistência à aproximação de outras crianças, ao mesmo tempo em que podem não estar presentes estereotipias motoras, sendo o comportamento mais adaptativo e flexível a mudanças. Porém, outra criança com o mesmo diagnóstico pode apresentar uma linguagem verbal desenvolvida, que facilite a comunicação, concomitante ao uso de expressões faciais adequadas ao contexto, porém acompanhadas por comportamentos extremamente rígidos, com reações negativas às mudanças no ambiente (SCHMIDT, 2017). 
SCHMIDT, Carlo.Transtorno do espectro autista: onde estamos e para onde vamos.  Psicologia em estudo, 22(2), 221-230. Maringá, PR, abr-jun. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v18n1p222-235. Acesso em: 01 fev. 2018.
Considerando as especificidades do transtorno do espectro do autismo, analise as afirmativas sobre a inclusão no ensino regular desses alunos:
I. A criança autista precisa que lhe ensinem habilidades que outras crianças aprendem sozinhas, observando ou imitando, como por exemplo: vestir-se e ou alimentar-se.
II. A criança autista compreende o que os outros esperam dele, mas não consegue responder devido ao déficit linguístico e intelectual.
III. O professor deve desenvolver sua prática em colaboração com a família e com demais profissionais que atendem o aluno fora da escola.
IV. O professor pode perceber que, no meio de uma atividade, o aluno autista apresenta movimentos repetitivos e nesses casos, ele deve intervir pois atrapalha a aula.
É verdadeiro o que se afirma em:
Alternativas:
a) I, II, III e IV. Alternativa assinalada
3)
Leia o trecho a seguir e classifique as afirmações em Verdadeiro (V) ou Falso (F):
Alunos com altas habilidades/superdotação constituem um grupo heterogêneo em termos de interesses, níveis de habilidades, desenvolvimento emocional, social e físico. Sendo assim, para desenvolver uma prática pedagógica que considere as necessidades educacionais desse aluno é preciso:
( ) Ficar atento a possível falta de sincronia entre desenvolvimento intelectual e afetivo ou físico, o que explica, por exemplo, que algumas crianças dominem leitura e escrita, mas não tenham habilidade motora para segurar o lápis.
( ) Entender que a habilidade superior da criança pode ser decorrente de estimulação intensa, passando a ser semelhante a de outros colegas com o tempo, daí a importância de acompanhar e registrar o desenvolvimento  e interesses do aluno.
( ) Saber que dentre as características da criança superdotada estão boa memória, curiosidade aguçada, aprendizagem rápida em determinadas áreas, vocabulário avançado, capacidade de abstração, originalidade para resolver situações-problemas, etc.
( ) Desenvolver estratégias de ensino, planejando um currículo escolar diferenciado e exclusivo, que se adeque às características do aluno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das afirmações.
Alternativas:
e) V – V – V – F. Alternativa assinalada
4)
A aprendizagem é influenciada, tanto por aspectos genéticos que o indivíduo herda dos pais, quanto por aspectos decorrentes da interação que vivencia no dia a dia. O transtorno consiste em um conjunto de sinais que provocam perturbações no aprendizado da criança. Em relação aos Transtornos de Aprendizagem avalie as afirmações:
I. Transtornos de aprendizagem consistem em um conjunto de sinais que provocam perturbações no aprendizado da criança.
II. Transtornos de aprendizagem abrangem inabilidades em leitura, escrita ou matemática em pessoas que apresentam resultados abaixo do esperado para seu nível de desenvolvimento, escolaridade e/ou capacidade intelectual.
III. Os transtornos de aprendizagem não são adquiridos, nem decorrentes de falta de estímulos ou de doença neurológica, eles estão presentes desde o estágio inicial de desenvolvimento da criança.
IV. Com esforço e apoio especializados todos podem superar transtornos de aprendizagem, por isso é importante que a criança passe constantemente por avaliações e tenha aulas de reforço.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
b) I, II e III. Alternativa assinalada
5)
O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminam barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas (BRASIL, 2008). Em relação ao AEE para alunos público alvo da educação especial (PAEE), classifique as afirmações em Verdadeira (V) ou Falsa (F):
BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: . Acesso em: 01 fev. 2018.
( ) O atendimento educacional especializado não substitui o ensino regular, pois o currículo escolar é de responsabilidade do professor da sala regular.
(  ) O atendimento educacional especializado deve ser oferecido na mesma escola, em que o aluno frequenta o ensino regular, no mesmo turno, para não dificultar ou impossibilitar a frequência do aluno a esse atendimento.
(  ) A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, sendo a responsável pelo atendimento educacional especializado.
( ) O atendimento educacional especializado deve ser oferecido de forma suplementar, aos alunos com deficiências e/ou com dificuldades de aprendizagem e complementar, aos alunos com altas habilidades/superdotação. 
Assinale a alternativa com a sequência correta.
Alternativas:
d) V – F – V – F. Alternativa assinalada

Outros materiais