Buscar

apol 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão de Contratos e Convênios em Serviços de Saúde
Com relação à COGESTÃO analise as afirmações a seguir classificando-as em verdadeiras ou falsas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
(   ) Conceitualmente Cogestão é a devida inclusão de novos atores nas atividades de análise e decisão.
(   ) É operacionalizada por meio de três grupos de atuação, sendo que um deles diz respeito à organização de um espaço comum de gestão, que possibilite privilegiar as necessidades e interesses de pacientes, colaboradores em detrimento dos gestores do sistema.
(   ) É operacionalizada por meio de alguns grupos de atuação, sendo que um grupo se refere ao estabelecimento das ferramentas que possam excluir a participação dos pacientes e familiares no dia a dia das instituições ou unidades que atendam o SUS.
	
	A
	F, V, V
	
	B
	V, V, V
	
	C
	F, V, F
	
	D
	V, F, F
Você acertou!
Resposta correta D – Material de apoio da aula 5.
Questão 2/5 - Gestão de Recursos Humanos
Com relação à finalidade da análise de desempenho assinale a alternativa correta.
	
	A
	Pode servir como ferramenta de apoio na tomada de decisão quanto a remanejamento interno, dispensa e identificação de potencial.
Você acertou!
R. A – Rota aula 05
	
	B
	Deve estabelecer o desempenho e os resultados esperados dos colaboradores para alcançar um maior comprometimento, mas costuma diminuir a produtividade.
	
	C
	Leva a um alinhamento de esforços e expectativas para alcançar resultados, o que dificulta a identificação dos incentivos mais adequados para motivar os colaboradores.
	
	D
	Contribui para identificar necessidades de treinar os colaboradores, o que desfavorece o clima de confiança e motivação.
Questão 3/5 - Gestão de Contratos e Convênios em Serviços de Saúde
Segundo o documento base para gestores e trabalhadores do SUS os resultados esperados com o programa Nacional de humanização são:
I - As unidades de saúde garantirão os direitos dos usuários, orientando-se pelas conquistas já asseguradas em lei e ampliando os mecanismos de sua participação ativa, e de sua rede sociofamiliar.
II - As unidades de saúde garantirão gestão restritiva de seus trabalhadores e usuários, com investimento na educação permanente dos trabalhadores, ampliando as exigências e cobranças em relação à carga horária e execução do trabalho.
III - Serão implementadas atividades de valorização e cuidado aos trabalhadores da saúde, com adequação de ambiência e espaços saudáveis e acolhedores de trabalho, propiciando maior integração de trabalhadores e usuários em diferentes momentos.
	
	A
	Estão corretos os itens I e III.
Você acertou!
Resposta correta A – Material de apoio da aula 5.
	
	B
	Estão corretos os itens II e III.
	
	C
	Estão corretos os itens I, II e III.
	
	D
	Estão corretos os itens I e II.
Questão 4/5 - Gestão de Contratos e Convênios em Serviços de Saúde
A Política Nacional de Humanização, apresentada no ano de 2003, tem alguns princípios norteadores. Com relação a esses princípios associe as colunas a seguir e assinale a alternativa correta.
( 1 ) Transversalidade
( 2 ) Indissociabilidade
( 3 ) Protagonismo
(   ) Esse princípio ressalta o fato de que a tomada de decisão por parte da gestão pode interferir diretamente no tipo de assistência ou atenção prestada aos usuários. Sendo assim, colaboradores, pacientes e familiares devem buscar conhecer o modo de funcionamento do modelo de gestão do SUS e de sua rede. Além de também ter participação efetiva nos processos de decisão, pois o tipo de assistência prestada ao paciente não é restrito à equipe de saúde, mas afeta toda a comunidade a que pertence.
(   ) Por esse princípio essa política se propõe a estar incluída em diversas formas de políticas governamentais relacionadas ao Sistema Único de Saúde. Para tanto, busca maior comunicação entre as partes envolvidas, independente do cargo ou situação em que se encontra. Promovendo a interdisciplinaridade e o contato com as necessidades dos pacientes a fim de proporcionar um melhor estado de saúde.
(   ) As mudanças no modelo de gestão e na assistência são mais fortes e duradouras se elaboradas com autonomia e decisão das pessoas envolvidas no processo. Desse modo o usuário do sistema passa a ter forma participativa nas decisões pois o SUS humanizado têm por meta reconhecer que cada cidadão pode melhorar o sistema de saúde.
	
	A
	3, 2, 1
	
	B
	2, 1, 3
Você acertou!
Resposta correta B – Material de apoio da aula 5.
	
	C
	1, 3, 2
	
	D
	2, 3, 1
Questão 5/5 - Gestão de Recursos Humanos
Sabe-se que é importante avaliar o desempenho dos colaboradores e que esta é uma trajetória que demora tempo para dar frutos. Com relação à avaliação de desempenho dos funcionários assinale a alternativa correta.
	
	A
	A avaliação do desempenho de uma equipe tem íntima relação com a produtividade, e não tem influência na relação com os clientes e os fornecedores.
	
	B
	A avaliação do desempenho deve ser feita uma vez ao mês e não deve ir a conhecimento dos colaboradores para não comprometer o compromisso com os resultados.
	
	C
	Diz-se que avaliar desempenho diminui, por vezes, a dignidade dos colaboradores, pois possibilita que estes obtenham informações claras sobre como estão desempenhando as suas atividades.
	
	D
	A avaliação do desempenho é de suma importância para os resultados da organização e se dá no dia a dia de trabalho, quando o líder orienta e treina os colaboradores de sua equipe.
Você acertou!
R. D – Rota aula 05

Outros materiais